Cinco Discos Para Conhecer: Phil Anselmo

Cinco Discos Para Conhecer: Phil Anselmo

Por Igor Miranda (Publicado originalmente no site Van do Halen)

Phil Anselmo é considerado uma das mais singulares personalidades do heavy metal. O vocalista da formação mais celebrada do Pantera encontra-se ativo no mundo da música como dono e produtor da sua gravadora Housecore Records e também como vocalista e/ou guitarrista de inúmeras bandas. Nada mais justo do que realizar uma breve jornada através de alguns trabalhos fundamentais desse excepcional músico.


01 NOLADown – NOLA [1995]

Em uma pausa do Pantera, que finalmente havia chegado ao estrelato em 1990, Phil Anselmo forma uma aliança musical com membros do Corrosion Of Conformity, Crowbar e Eyehategod em nome do stoner/sludge metal. Essa união, ocorrida em Nova Orleans no ano de 1991, leva o nome de Down. NOLA, debut do quarteto, foi reverenciado como clássico do gênero e evidencia o lado compositor de Anselmo, que estava em desenvolvimento. A maioria das canções foram escritas entre 1990 e 1995 pelo vocalista e o guitarrista Pepper Keenan (Corrosion Of Conformity). Ao invés do metal furioso do Pantera, Phil Anselmo cantou em NOLA respeitando as suas influências do heavy metal setentista e alguns aspectos da música sulista.

Phil Anselmo (vocal, guitarra, mandolin), Pepper Keenan (guitarra), Kirk Windstein (guitarra, baixo), Jimmy Bower (bateria)

1. Temptation’s Wings
2. Lifer
3. Pillars of Eternity
4. Rehab
5. Hail the Leaf
6. Underneath Everything
7. Eyes of the South
8. Jail
9. Losing All
10. Stone the Crow
11. Pray for the Locust (instrumental)
12. Swan Song
13. Bury Me in Smoke


TrendkillPantera – The Great Southern Trendkill [1996]

Philip Hansen Anselmo participou, sem muito reconhecimento, de algumas bandas no início dos anos 80. Ao entrar no Pantera, em 1987, ele marcaria o seu nome na história da música. O grande alcance e os agudos afiados do vocalista foram alguns dos principais motivos da ascensão do Pantera à pináculo do thrash metal. The Great Southern Trendkill marca o amadurecimento definitivo de Anselmo como vocalista e compositor no grupo dos irmãos Abbott. O disco de 1996 perpetua o thrash metal rascante e percussivo dos registros anteriores e conta com alguns experimentos, como em “13 Steps To Nowhere” e as duas partes de “Suicide Note”. A melódica “Floods” possui uma atuação emocional de Phil, mesmo com todo o peso imbuído nos seus vocais.

Phil Anselmo (vocal), Dimebag Darrell (guitarra), Rex Brown (baixo), Vinnie Paul (bateria)

1. The Great Southern Trendkill
2. War Nerve
3. Drag The Waters
4. 10’s
5. 13 Steps To Nowhere
6. Suicide Note Pt.I
7. Suicide Note Pt.II
8. Living Through Me (Hell’s Wrath)
9. Floods
10. The Underground In America
11. (Reprise) Sandblasted Skin


R-4135493-1356483758-5368.jpegNecrophagia – Holocausto De La Morte [1998]

Um dos carecas mais conhecidos do metal foi prestar tributo à música extrema tocando guitarra. O vocalista Killjoy reviveu o Necrophagia em 1997 e resolveu levar Phil Anselmo como guitarrista. Phil Anselmo não: Anton Crowley, pseudônimo que também usou em outros projetos. O disco é divertidíssimo. O entrosamento de Anselmo com Killjoy é evidente, o que foi replicado nas ulteriores participações da lenda em projetos do vocalista do Pantera. Phil Anselmo mostra competência ao oferecer riffs calcados no seu repertório de black metal e metal setentista, como pode-se observar nas melodias e nos riffs cortantes de “Blood Freak”. O importante é ressaltar aqui o valor de Anselmo (ou melhor, Crowley) como instrumentista.

Killjoy (vocal), Anton Crowley aka Phil Anselmo (guitarra), Dustin Havnen (baixo), Wayne Fabra (bateria)

1. Bloodfreak
2. Embalmed Yet I Breathe
3. The Cross Burns Black
4. Deep Inside, I Plant the Devils Seed
5. Burning Moon Sickness
6. Cadaverous Screams of My Deceased Lover
7. Children of the Vortex
8. Hymns of Divine Genocide


51kas-MM8XLSouthern Isolation – Southern Isolation [2001]

Mais um projeto do rapaz de Nova Orleans, o Southern Isolation foi idealizado junto com a irmã de Anselmo, a vocalista e guitarrista Rebecca Colclough. Mais um tributo foi prestado, desta vez homenageando as raízes sulistas do vocalista. Apesar de ser um grupo desconhecido e ter lançado apenas uma EP, o registro autointitulado é um dos melhores trabalhos de Philip Anselmo. Composições como “Blue Bird (Make You Shine)” e “The Wall Of You” são dignas de qualquer bom disco de southern rock e expressam tanta sinceridade, que são verdadeiros retratos da vida desse vocalista. Anselmo assume os vocais e as guitarras nesse registro, ao lado da irmã e da vocalista e guitarrista e então esposa Stephanie Opal.

Stephanie Opal Weinstein (vocal, guitarra), Phil Anselmo (guitarra, vocal), “Big” Ross Karpelman (teclados), Kevin Bond (baixo), Sid Montz (bateria)

1. Blue Bird (Make You Shine)
2. I Got Lost in Myself Again
3. Come Back and Let Me In (Going Down the Wrong Road)
4. The Wall of You


arsonArson Anthem – Insecurity Notoriety [2010]

Essa não é a primeira participação do vocalista com o notório cancioneiro de outlaw country Hank Williams III, entretanto, é a melhor. Um dos lados mais interessantes do ex-Pantera, nesse caso o crossover, é exposto no Arson Anthem. O grupo encabeçado pelos vocalistas Mike Williams (Eyehategod), Williams III e Anselmo executam um hardcore/thrash metal coeso, que sacudiu o underground desde a EP homônima de 2008. Anselmo ataca de guitarrista mais uma vez, juntamente à cozinha comandada pelo baixista Collin Edgar Yeo (Ponykiller) e o lado baterista de Williams III. O debut, lançado em 2010, apresenta pouco mais de trinta minutos de insanidades vocais de Mike Williams acompanhados dos riffs à la Cro-Mags e Excel de Phil Anselmo.

Mike Williams (vocal), Phil Anselmo (guitarra), Collin Edgar Yeo (baixo), Hank Williams III (bateria)

1. Naught
2. Foul Pride
3. Isolation Militia
4. More than One War
5. Insecurity Notoriety
6. Pretty Like That
7. Initial Prick
8. Crippled Life
9. Polite Society Blacklist
10. If You Heard This You Would Hit Me
11. Hands Off Approach
12. Has Been / Had Been
13. Primate Envy
14. Death of an Idiot
15. Codependent and Busted
16. Kleptomania
17. Teach the Gun to Love the Bullet

1452587_10151727375166331_1329270233_n

3 comentários sobre “Cinco Discos Para Conhecer: Phil Anselmo

  1. Sempre tento relevar a postura fora dos palcos de alguns artistas. Mas no caso desse sujeito, não consigo. Ele é um escroto racista e não passa disso.

  2. Acho curioso que ele como músico, nascido e criado em New Orleans, berço da música negra estadunidense, convivendo com músicos negros, seja racista. E os irmãos Abbott, nascidos no Texas, um dos Estados mais racistas dos EUA, não tinham essas presepadas.

    1. E quem te garante que os irmãos não tinham essas presepadas? Tenho minhas dúvidas…Quanto ao Phil, o cara é escroto, mas é um monstro no que se refere à música. A maioria dos trabalhos em que ele se envolve é fenomenal. Pessoalmente não tenho o mínimo interesse em ser amigo do Phil e nem o quero para genro, então ouço os seus discos sem peso na consciência.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.