Fastway – All Fired Up! [1984]

Fastway – All Fired Up! [1984]

Por Daniel Benedetti

Em 1983, ambos, o guitarrista ‘Fast’ Eddie Clarke (Motörhead) e o baixista Pete Way (UFO), estavam desapontados com suas antigas bandas e decidiram trabalhar juntos em uma nova roupagem. Eles recrutaram o baterista Jerry Shirley, anteriormente no grupo Humble Pie, e o vocalista, até então um desconhecido, Dave King. Obviamente, o nome da banda surgiu de uma combinação dos sobrenomes dos dois membros fundadores: Fastway.

Edição argentina de All Fired Up, com o título Enardecidos

No entanto, Pete Way descobriu que não conseguiria fugir de seu contrato de gravação com a gravadora Chrysalis Records (responsável pelos lançamento do UFO) e, logo em seguida, recebeu uma tentadora oferta para trabalhar com Ozzy Osbourne. Desta forma, Pete Way abandonou o projeto sem jamais ter tocado em um único registro, sequer um mísero single. Mesmo assim, ‘Fast’ Eddie Clarke tocou a banda à frente.

Com um contrato com a gravadora Columbia Records, a banda partiu para os estúdios Marcus Music and Maison Rouge Studios, em Londres, na Inglaterra, para gravar seu disco de estreia. Para a gravação, a solução foi colocar um músico de estúdio, Mick Feat, que sequer foi creditado no lançamento da obra. O renomado produtor Eddie Kramer,
famoso por seu trabalho com o KISS, foi o escolhido para guiar os trabalhos.

Fastway foi lançado em abril de 1983 e fez sucesso comercial, garantindo o prosseguimento do projeto capitaneado pelo guitarrista ‘Fast’ Eddie Clarke. O álbum atingiu a boa 31ª posição da principal parada britânica de álbuns, conquistando a 43ª colocação em sua correspondente norte-americana. Ainda ficou com o 70º lugar na principal parada canadense.

Fast “Eddie” Clarke, Jerry Shirley, Charlie McCracken e Dave King

Após sucesso crítico e comercial, a banda fez uma turnê para promover o álbum (com o baixista da banda Fix, Alfie Agius, como músico convidado). O Fastway então recrutou Charlie McCracken, anteriormente do Taste, como baixista definitivo. Em 1984, Fastway gravou novamente com Eddie Kramer seu próximo álbum, no Marcus Recording Studios, já com o Charlie McCracken (em sua única contribuição para a banda). All Fired Up! foi lançado pela Columbia Records em julho daquele ano.

“All Fired Up” abre o disco com um Hard simples, mas empolgante. “Misunderstood” tem uma pegada que lembra os primeiros anos do Motörhead. “Steal the Show” bebe na fonte do Hard setentista e bons vocais de King. “Station” possui um bom riff, sendo cadenciada e tem base no blues rock. “Non-Stop Love” é bem “zeppeliniana”, digamos assim. “Hurtin’ Me” é um Blues Rock bem tocado, com a guitarra de Clarke se destacando.

Compacto japonês de “Tell Me”

“Tell Me” é mais intensa e vai direto ao ponto. “Hung Up on Love” segue o mesmo caminho, mas de modo mais pálido. “The Stranger” é uma balada bem padrão, com cara dos anos 80. “Telephone” me traz à mente os primeiros trabalhos solos de Ted Nugent. “If You Could See” fecha o disco em alta, sendo uma das canções mais pesadas do álbum.

All Fired Up! conta com músicos de calibre como Clarke e Shirley, mas eu o vejo abaixo da estreia da banda, por vezes parecendo apenas esforçado. O disco tem uma influência absurda do som do Led Zeppelin, incluindo os vocais de Dave King, que se inspiram bastante em Robert Plant. O maior destaque vai para o trabalho de guitarras de ‘Fast’ Eddie Clarke, com riffs e solos bem competentes. All Fired Up! recebeu boas críticas, mas não conseguiu alcançar mais sucesso, supostamente, devido à crescente popularidade do glam metal nas paradas de sucesso naquele mesmo ano.

Um videoclipe para a faixa-título foi lançado e logo recebeu distribuição em diversos canais de TV como MTV e VH1. O som do disco é mais baseado no blues em comparação ao álbum anterior e acabou com elementos mais melódicos. Para divulgar o álbum, Fastway abriu para o Rush em sua turnê Grace Under Pressure. Após as dificuldades da turnê, o baterista Shirley e o baixista McCracken deixaram a banda.

Em 1985, Clarke e King re-estruturaram o Fastway com uma nova formação. Recrutando Shane Carroll (segunda guitarra), Paul Reid (baixo) e Alan Connor (bateria) da primeira banda de Dave King, Stillwood, esta formação lançaria Waiting for the Roar, terceiro álbum do grupo, em 1985.

Contra-capa do LP europeu

Track List
1. All Fired Up
2. Misunderstood
3. Steal the Show
4. Station
5. Non-Stop Love
6. Hurtin' Me
7. Tell Me
8. Hung Up on Love
9. The Stranger
10. Telephone
11. If You Could See

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