DVD: Neil Young & Crazy Horse – Live [2012]

DVD: Neil Young & Crazy Horse – Live [2012]



Por Micael Machado


Se você, assim como eu, é fã de Neil Young e andava à procura de um DVD que fizesse jus à fama do canadense nos palcos quando acompanhado da Crazy Horse (a melhor banda de apoio de Neil durante sua longa trajetória musical), pode enfim comemorar. Ainda que através de um lançamento em forma de bootleg, a gravadora USA Records resolveu o seu problema, lançando no mercado o DVD Neil Young & Crazy Horse – Live.
Retirado de um especial para a TV nipônica, o show foi registrado em 28 de julho de 2001, no Fuji Rock Festival, na cidade de Mikuni, no Japão, e mostra Young e seus velhos chapas em ponto de bala. Se Live Rust já tem mais de trinta anos, Weld ainda não foi lançado em DVD (sendo sua versão em VHS uma raridade hoje em dia) e Year Of The Horse é pouco mais que um (excelente) documentário da turnê do disco Broken Arrow, sem trazer um show na íntegra, este Live é uma das melhores oportunidades de se conferir a força e a fúria de Neil e seu Cavalo Doido em cima de um palco.
Neil Young e o Crazy Horse
Acompanhando Neil nos vocais, guitarra e piano, temos os músicos Frank “Poncho” Sampedro nas guitarras, teclados e backing vocals, Billy Talbot no baixo e backing vocals e Ralph Molina na bateria e backing vocals (a formação clássica do Crazy Horse), além da presença em algumas músicas de Pegi Young e Astrid Young (respectivamente esposa e irmã de Neil) reforçando os backings vocals. Na época sem se apresentar no Japão desde 1989 (e há mais de duas décadas desde a última apresentação no país ao lado do Cavalo Diodo), Neil e seus colegas iniciam o show com a forte “Don’t Cry No Tears“, e fazem um apanhado da carreira do canadense em pouco menos de duas horas e meia de muito prazer aos apreciadores de sua música.
Apesar de registrado menos de um ano após o DVD Road Rock Vol. 1 (onde Young tinha a companhia de outros músicos com quem já havia tocado anteriormente), esta apresentação é completamente diferente. Se naquele show o lado selvagem de Young era amansado por seus companheiros, aqui ele está totalmente livre, e transforma canções como “Piece Of Crap” e “Love And Only Love” em bombas incendiárias com alto poder de destruição. Ainda há espaço para o lado baladeiro do canadense, que interpreta “From Hank To Hendrix” e “The Needle And The Damage Done” no esquema “voz-violão-e-harmônica” que tanto se fez presente em sua carreira. 
Neil Young
“When I Hold You in My Arms” e “Gateway of Love”, duas canções que só seriam registradas em estúdio para o disco seguinte de Neil, o fraco Are You Passionate? (de 2002, gravado ao lado dos lendários Booker T. & the M.G.’s, sendo que “Gateway” acabou sobrando do track list), surgem aqui em versões quase acabadas, mas tornadas bem mais palatáveis graças à sujeira e ao talento do Crazy Horse. “Goin’ Home”, outra que só sairia em …Passionate?, naquele disco também conta com o Cavalo Doido, então não há tanta diferença assim entre as duas versões.
Mas são a fúria e a distorção dos instrumentos de Neil e seus asseclas quem comandam a noite. Neste sentido, a segunda metade do DVD (ou seja, as últimas sete músicas) é para fazer surgir um enorme sorriso no fã que assiste ao show, pois é formada apenas por clássicos da carreira do canadense, com destaque para a quebradeira (sonora e física) ao final de “Like A Hurricane“, o hino “Rockin’ In The Free World” (com direito a trecho do hino nacional americano), e o encerramento com “Tonight’s The Night”, onde Neil toca piano e guitarra quase simultaneamente (como também acontece em “When I Hold You in My Arms”).
Capa e contracapa do DVD
É de se lamentar que este não seja um registro oficial, o que faz com que a imagem não seja lá essas coisas (parece que apenas passaram um antigo VHS para o DVD, sem nenhum tratamento digital), nem o áudio tenha todos os recursos que a tecnologia de hoje nos proporciona. Mesmo assim, é uma excelente pedida aos iniciados na obra de Neil Young, e altamente recomendável para quem se interessa em conhecê-lo!
Keep on Rockin’ In The Free World!
Track List:

01. Don’t Cry No Tears
02. I’ve Been Waiting For You
03. Love And Only Love
04. Piece Of Crap
05. Goin’ Home
06. Hold You In My Arms
07. From Hank To Hendrix
08. Only Love Can Break Your Heart
09. The Needle And The Damage Done
10. Standing In The Light Of Love
11. Gateway Of Love
12. Hey Hey, My My
13. Sedan Delivery
14. Like A Hurricane

PRIMEIRO ENCORE:

15. Rockin’ In The Free World
16. Powderfinger

SEGUNDO ENCORE:

17. Roll Another Number
18. Tonight’s The Night

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.