R. E. M. – Edições Especiais (Parte II)
As três Edições Especiais de hoje |
New Adventures in Hi-Fi Deluxe Edition |
Dentro do livro, trazendo em suas sessenta e oito páginas imagens do grupo durante as viagens da turnê de Monster, a primeira realizada por eles desde 1989, divulgando o álbum Green, bem como outras imagens diversas, assim como informações das canções e pequenas frases das letras das mesmas. O CD está luxuosamente inserido dentro do livro, tendo um espaço exclusivo para ele, com fundo de plástico duro e bordas que protegem o mesmo.
New Adventures in Hi-Fi Special Edition |
Assim como a versão de Out of Time, esta é uma Edição bem rara. A média de preços gira entre 20 e 30 dólares (completo), baixando um pouco quando o material (principalmente a capa do livro) está danificado.
Um ano após o lançamento de New Adventures in Hi-Fi, Bill Berry anunciou sua saída do grupo, aposentando-se por problemas de saúde. Foram quase dois anos na expectativa se o R. E. M. iria seguir ou não, e a resposta foi dada com Up (1998), no qual eles apresentam-se aos fãs como um trio formado por Stipe, Mills e Buck. Para bateria, dois músicos convidados (Barrett Martin e Joey Waronker) revezam-se nas canções, assim como a bateria eletrônica ou pré-gravada também é comum durante os sessenta e cinco minutos do álbum.
O ritmo lento de seu antecessor é seguido em Up, porém com a presença constante de eletrônicos. Os principais sucessos do álbum são “Daysleeper”, “Walk Unafraid”, “At My Most Beautiful” e “Hope”, essa última sendo uma composição em parceria com o músico canadense Leonard Cohen. Up chegou na terceira posição nos Estados Unidos, e apesar de ter vendido bem ao redor do mundo, conquistou o primeiro lugar apenas em três países (Áustria, Noruega e Alemanha).
Up Limited Edition |
A Edição Especial é muito interessante. Em formato de bloco de anotações, ela vem inserida dentro de uma caixa de papelão, personalizado com o nome do álbum e do grupo, além do nome e da ordem das canções do mesmo. Todo o papel utilizado é de material reciclável.
Ao abrir a caixa, nas bordas está escrita diversas vezes a palavra Thank You, e então, nos deparamos com o bloco, cuja a capa é feita de papelão, trazendo impressos o nome do LP e do grupo. O CD está inserido dentro do bloco de anotações, aonde também, através das suas cinquenta páginas, encontramos imagens dos integrantes da banda, imagens e artes diversas e as letras das canções, as quais foram impressas fora de ordem. Detalhe para a parte ímpar das imagens, a qual, se unidas, formam uma nova imagem, de um braço no meio do deserto.
Up Limited Edition |
O preço dessa Edição gira em torno dos 10 dólares, e é fácil encontrar a mesma através dos sites especializados. Só tome cuidado para ver se está tudo OK com o bloco de anotações (são trinta páginas no total) e com o CD, o qual está inserido no meio do bloco de anotações.
Por fim, Reveal foi lançado em 2001, e é outro com um material bem apetitoso e diferente. Mais alegre que os antecessores, Reveal teve como grande destaque a linda “Imitation of Life”, cujo refrão grudento entoou nas rádios e reforçou a chama do R. E. M., que andava meio apagada entre os não-fãs do grupo. Outras canções que se destacaram nesse álbum foram “All the Way to Reno (You’re Gonna Be a Star)”, “Beat a Drum” e “I’ll Take the Rain”.
O álbum não foi tão bem sucedido nos Estados Unidos, chegando na sexta posição, mas foi primeiro lugar no Reino Unido e em mais cinco países europeus, consolidando o R. E. M. como um dos grupos mais populares na Europa no final da década de 90 e início dos anos 2000.
Reveal Limited Edition |
Sua Edição Especial apresenta um livro de imagens, inserido dentro de uma capa de papelão que imita a capa original do álbum. A capa do livro também é idêntica a capa do original, sendo a primeira que o R. E. M. faz nessa forma (o que foi adotado para todas as demais Edições Especiais lançadas posteriormentes). São quarenta e quatro páginas no livreto, com imagens diversas, as letras das canções (fora de ordem) e informações sobre as mesmas. Algumas páginas são recortadas em formatos especiais (o nome do álbum, nuvens, cavalos, as letras R. E. M.), com a imagem formada pela inserção da página seguinte no espaço recortado.
Reveal Limited Edition. O cavalo na página direita é recortado. |
O CD está inserido em um envelope plástico transparente, com a ordem das canções na parte traseira do envelope. É uma versão relativamente fácil de ser encontrada na internet, girando entre centavos e poucos dólares (isso no formato usado). Reveal ainda teve outras Edições Especiais, sendo a mais famosa aquela batizada de r. e. m. I. X. (2002), a qual apresenta mixagens diferentes para seis canções do álbum.
Na semana que vem, vamos ver como são as Edições Especiais da coletânea The Best of R. E. M. 1983 – 2003, Around the Sun e Accelerate.