DVD: Lynyrd Skynyrd – Live From The Heartland [2008]

DVD: Lynyrd Skynyrd – Live From The Heartland [2008]
Por Micael Machado
Lyve from Steel Town é um CD/DVD ao vivo lançado pelo Lynyrd Skynrd em 1998, sendo o registro do show de 15 de julho de 1997 na cidade de Pittsburgh, nos Estados Unidos, na turnê do disco Twenty, lançado no mesmo ano. Pois em 2008, a gravadora Allegro resolveu compilar meros cinquenta e cinco minutos deste DVD em um outro chamado Live From The Heartland, pura picaretagem que a gravadora Radar Records lança agora no mercado nacional, ao invés de optar pelo lançamento do vídeo original. Sacanagem é pouco para esta atitude!
Esta “versão compilada” tem apenas nove músicas (contra as dezessete do original), sendo que destas pelo menos seis são clássicos da carreira do Lynyrd, e as outras três provém do citado Twenty, perfazendo a trinca de abertura do mesmo (“Travelin’ Man”, faixa que tem seu registro de estúdio no disco de 1997, já estava presente no essencial disco ao vivo One More from the Road, de 1976). O curto tempo de duração deste DVD seria criticável mesmo que a versão original (que tem mais de uma hora e meia) não estivesse disponível. Mas a escolha das músicas (que deixou de fora “Saturday Night Special” e “Gimme Three Steps”, por exemplo), também merece suas críticas, pois nem todas as escolhidas representam o melhor do DVD original, que dirá da carreira do grupo sulista. Além disso, assistir a uma apresentação de menos de uma hora de uma banda desta qualidade é decepcionante demais, pois a sensação de que ficou faltando algo é o que nos resta após passarmos pela experiência.
Versão “original” importada de Live From The Heartland
Mas este não é o pior aspecto deste lançamento. A imagem do mesmo é simplesmente ridícula, ficando distorcida na tela, além de muito escura e sem nitidez durante toda a duração do espetáculo. Há ainda uma gritante falha de edição logo no começo, onde a canção “We Ain’t Much Different” é grafada como “We Ain’t Much Differend” no vídeo, com o “d” no lugar do “t”. O som (apesar de não contar com os atuais recursos tecnológicos de outros DVDs) está muio bem captado, com todos os instrumentos sendo ouvidos com nitidez (com destaque para o piano de Billy Powell e as três guitarras comandadas por Gary Rossington, Hughie Thomasson e Rickey Medlocke, que em nenhum momento soam emboladas, e fazem frases e complementam umas às outras de um modo que muita banda enorme – tipo o Iron Maiden, por exemplo – deveria aprender a executar). Mas as imagens quase não se deixam assistir, devido à sua baixa qualidade. Além disso, a própria performance da banda (complementada pelo vocalista Johnny Van Zant, o baixista Leon Wilkeson, o baterista Owen Hale e as backing vocalists Dale Krantz Rossington e Carol Chase) não empolga muito, sendo bastante burocrática na maior parte do tempo, sem a empolgação característica de seus concertos (e encarar Van Zant com uma ridícula faixa preta na cabeça ao invés de seu tradicional chapéu é complicado, e involuntariamente hilário).
Lyve from Steel Town, a verdadeira origem deste DVD
Se você é muito fã do Lynyrd Skynrd, e conseguir perdoar a péssima qualidade das imagens, dá para encarar a experiência de assistir a este DVD sem maiores traumas, até porque é sempre um prazer ouvir a citada “Travelin’ Man” (onde, assim como ocorre em Twenty, há um dueto virtual entre Johnny e seu irmão Ronnie Van Zant, vocalista original do grupo, falecido no terrível acidente aéreo que a banda sofreu em 1977, e que aparece nas imagens do telão cantando algumas estrofes), a tocante “Simple Man” e as clássicas “Sweet Home Alabama” e “Free Bird” (durante a qual são mostradas no telão imagens do grupo original, com o saudoso guitarrista Steve Gaines, morto no mesmo acidente aéreo citado anteriormente). Mas, se você não tiver muito conhecimento da obra dos sulistas, existem outras opções melhores por aí, como o próprio Lyve from Steel Town, origem desta verdadeira picaretagem. A escolha é sua.
O Lynyrd Skynrd no palco de Pittsburgh
Track List:

1. “We Ain’t Much Different”
2. “What’s Your Name?”
3. “Voodoo Lake”
4. “That Smell”
5. “Bring It On”
6. “Simple Man”
7. “Sweet Home Alabama”
8. “Travelin’ Man”
9. “Free Bird”

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.