Consultoria do Rock – 5 Anos

28 de novembro, 2015 | por maironmachado
Artigos Especiais
12

bolo-cenografico-rock-n-roll-bolo

Por Mairon Machado

E hoje o site Consultoria do Rock está em festa. Afinal, há cinco anos publicávamos nossa primeira matéria. Uma coisinha simples, ingênua talvez, apresentando apenas  a capa do álbum Immortal, do Shaman, e com um breve texto escrito pelo Daniel Sicchierolli, que gerou sete comentários. Na sequência, começaram a aparecer mais textos, mais colaboradores, e quando vimos, estávamos produzindo duas matérias diariamente, as quais eram publicadas às 08hs e às 16hs, isso tudo de uma forma autônoma, sem nenhum financiamento ou patrocínio, apenas pela vontade de compartilhar as novidades e curiosidades sobre música.

Quem diria que dali o blog Consultoria do Rock iria crescer, tornar-se um site com twitter próprio, página no facebook, e-mail oficial (consultoriadorock@gmail.com) e tantos colaboradores, alegrias e tristezas divididas entre os que fazem o blog e também você leitor, o principal responsável por nossa existência.

Temos apresentado uma série de entrevistas com os Consultores, e conforme as duas primeiras, mostramos para você como foi o início do site, através de Fernando Bueno, Daniel Sicchierolli, Eduardo Luppe e Diogo Bizotto, o losango mágico que fez com que a Nossa Paixão Pela Música pudesse ser compartilhada.

Quando completamos um ano, foi feito um Podcast especial que apresentou alguns dados do site e contando um pouco do início do mesmo, e fica impossível não lembrar, lendo aquele texto, da amizade e diversão que tínhamos naquele período de um ano, quando ainda engatinhávamos nas redes mundo à fora, mas já tendo um acesso de aproximadamente 1000 pessoas por dia, e a criatividade rolando solta. Naquela época, o blog já adquiria uma imagem própria, tanto na própria página como no facebook, graças ao trabalho diferenciado do Consultor e Artista Gráfico Pablo Ribeiro, o responsável por criar nosso logo e várias outras imagens atribuídas ao Consultoria do Rock, que para o qual fica o nosso mais profundo agradecimento.

Axl Rose na festa de 5 anos da Consultoria. Sua banda foi a que teve a matéria mais acessada nos primeiros anos da Consultoria

Axl Rose na festa de 5 anos da Consultoria. Sua banda foi a que teve a matéria mais acessada nos primeiros anos da Consultoria

No segundo ano, mais um podcast, agora fazendo ênfase para o grande crescimento do site. Estávamos alcançando a marca de um milhão de acessos, com uma média diária que ultrapassava a casa dos 6000 acessos, sendo que algumas matérias específicas reinavam como líderes absolutas entre as mais visualizadas, tendo o Guns N’ Roses como carro-chefe, com o Podcast dedicado ao grupo tendo mais de 66000 acessos e a Discografia Comentada em torno de 23 mil acessos.

Em 2013, o blog tornou-se site, e com ele, vieram várias mudanças. Consultores antigos saíram, outros chegaram, colunas foram entinguidas e colunas foram criadas. Dentre as novidades, a série Melhores de Todos os Tempos, idealizada por Diogo Bizotto, colocou o site da Consultoria do Rock como um dos mais visualizados entre os anos de 2013 e 2014. Algumas matérias ligadas à esse site chegaram a bater a marca de mais de 500 comentários. Infelizmente, tudo o que foi construído no então site acabou sendo perdido por conta da Uol Host, em uma ação criminosa e covarde, que deletou todas as nossas informações a partir de março de 2013 em maio de 2015, e que até hoje, ainda não conseguimos recuperar esse material.

1533864_645619518871210_5441400986019251183_n

A imagem diz tudo …

Mesmo assim, com força de vontade, a colaboração de todos e a aquisição de um novo provedor, estamos aqui com o site. Resgatamos o material do tempo do blog, e ainda estamos contando que a justiça seja feita para termos os 27 meses de material que simplesmente foram jogados no lixo pela Uol Host, para assim podermos ter a nossa história consertada.

De qualquer forma, sempre houve um controle interno do que era publicado, e então, podemos atualizar um pouco o que o Consultoria tem de números até a data de hoje. Foram publicados – contando com o material perdido – em torno de 1600 artigos. As colunas com maior publicação – em números aproximados, já que em algumas datas não conseguimos fazer esse controle – são:

Steve Harris também esteve na festa, com a tradicional cerveja The Trooper. Apesar de inúmeras matérias, o Iron ainda não teve sua Discografia Comentada

Steve Harris também esteve na festa, com a tradicional cerveja The Trooper. Apesar de inúmeras matérias, o Iron ainda não teve sua Discografia Comentada

Discografias Comentadas – 210 artigos;

Artigos Especiais – 190 artigos;

Cinco Discos Para Conhecer (parceria com o site Van do Halen) – 120 artigos;

Maravilhas do Mundo Prog – 111 artigos;

50 Datas Especiais;

38 Melhores de Todos os Tempos.

B-Od0A6IMAACfzv

Tony Iommi enviando um bolo em formato de sua SG para nós: o Black Sabbath teve mais de 50 postagens aqui no site

As bandas que mais apareceram foram:

  • Black Sabbath – 56 postagens;
  • Iron Maiden – 47 postagens;
  • Yes – 43 postagens;
  • Kiss – 41 postagens;
  • Deep Purple – 29 postagens;
  • Metallica – 27 postagens;
  • Rush – 24 postagens;
  • Dream Theater – 23 postagens.

No total, passaram pelas páginas da Consultoria aproximadamente 1470 artistas distintos e de vários gêneros, mostrando que o rock tem suas diversas ramificações, e todas elas com produtos de qualidade.

Hoje, menos de seis meses de nosso retorno, estamos vagarosamente tentando conquistar novamente o espaço que  havíamos ganho até maio de 2015. Temos em torno de 300 acessos diários, o que é um número considerado por nós ainda baixo pelo que já alcançamos, mas mesmo assim, um bom número, considerando que estamos publicando agora a cada dois dias (devido as inúmeras tarefas que todos os consultores exercem fora do site) e também de termos ficado “parados” por três meses.

Acima de números, o que importa é podermos manter esse espaço para discutir e conhecer sobre música. Você leitor, não se engane em achar que é apenas um leitor. Você nos traz ideias, nos faz viver e olhar o site com novas maneiras, e é por você, e claro, por nossa paixão pela música, que desejamos muitos e muitos cinco anos de vida para a Consultoria.

Um abraço à todos que colaboram e colaboraram conosco, e muito rock ‘n’ roll!!!

 



12 Comentarios

  1. André Kaminski disse:

    Poxa, 1000 pessoas por dia e matérias com até 6000 acessos? É lamentável saber que já chegamos a esse ponto e perdemos tanto com a queda do servidor.

    Independente disso, eu continuarei disponível para contribuir e ajudar no que for. Eu sempre dizia internamente que nosso site tem um potencial enorme e não há nada parecido com o que fazemos em língua portuguesa disponível na internet. Estamos agora resolvendo nossos problemas de divulgação e mesmo demorando e com trabalho de formiga, creio que podemos ser ainda maiores.

    Eu adoro escrever aqui, na primeira vez que bati o olho no site já fiquei interessado. Agradeço a todos os colaboradores que continuam por aqui e também os que já passaram pelo site por contribuírem tanto em compartilhar conhecimentos diferentes sobre tantas bandas de rock. Nem sempre comento todos os artigos, mas a minha leitura e as minhas visualizações todos os artigos que passaram por aqui tiveram de minha parte. Parabéns pelos 5 anos desse site incrível.

  2. Marckus disse:

    parabéns ao site!! estarei acompanhando os próximos cinco.

  3. maironmachado disse:

    Obrigado à todos que acompanham e constroem ano após ano o Consultoria. Muita ceva para todos!

  4. Marco Gaspari disse:

    Que parabéns que nada, o meu quero em bolo!

  5. José Leonardo G. Aronna disse:

    E que venham mais 5 anos e mais 5…

  6. Daniel Benedetti disse:

    Parabéns pelos 5 anos e que venham muitos mais.

  7. Micael disse:

    Já chegamos mais longe, fomos obrigados a retornar a um ponto anterior, e estamos caminhando uma nova trajetória outra vez, sempre com o mesmo objetivo: divulgar nossa paixão pela música, e aprender cada vez mais sobre os estilos musicais que tanto amamos. Parabéns a todos os envolvidos com o site, e que venham muitos e muitos outros cinco anos para o Consultoria do Rock!

  8. Gostei de seu apanhado geral Mairon. Certamente não conseguiria fazer melhor. Eu gosto demais de fazer isso que a gente faz aqui. Não temos retorno nenhum, mas o simples fato de podemos discutir (no sentido de debate), conhecer, apresentar, indicar e ter amigos em torno de um assunto tão fascinante como é a música já vale a pena. Eu sentiria muita falta caso tivesse que parar de contribuir ou se o site tivesse acabado…

    • maironmachado disse:

      Com certeza Fernando. Se não fosse o site, onde iríamos falar sobre as bandas que amamos com tanta dedicação?

  9. Erick Cordeiro disse:

    UOL É UM BAITA LIXO,UM LIXO LIXOSO PARA SER MAIS EXATO…Mas parabenizo-os por manter o melhor site de música ainda em pé,pois a boa música não morre,nem envelhece,somente se renova como alma de alguns ser humanos,claro,a relatividade se torna onipresente em tal caso,mas That’s Life,That’s System.CONSULTORIA DO ROCK RULES!!

  10. Anônimo de volta disse:

    Parabéns a vocês por postarem bastante matérias sobre o saudoso porém injustiçado hard rock dos anos 80, tido por críticos musicais frustrados como “um período cafona”. Graças a vocês até do Scorpions da fase oitentista eu virei o maior fã. Mathias Jabs é um dos meus guitarristas favoritos. Continuem assim, vocês são bem melhores do que o Whiplash.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *