Def Leppard – On Trough the Night [1980]
Por Daniel Benedetti
On Trough the Night é o álbum de estreia da banda inglesa Def Leppard, lançado em 14 de março de 1980 pelos selos Vertigo e Mercury.
Rick Savage, Tony Kenning e Pete Willis, todos estudantes da Tapton School em Sheffield, na Inglaterra, formaram uma banda chamada Atomic Mass no ano de 1977. A banda originalmente consistia em Willis na guitarra, Savage no baixo e Kenning na bateria.
Com apenas 18 anos na época, Joe Elliott tentou entrar para a banda como guitarrista após um encontro casual com Willis, em novembro de 1977. Durante sua audição, foi decidido que ele era mais adequado para a vaga de vocalista. Os ensaios iniciais da banda ocorreram em Portland Works, e seu primeiro show foi no refeitório da Westfield School, em Sheffield. Elliott propôs o nome “Deaf Leopard”, que era um nome de conjunto que ele havia pensado enquanto criava banners de bandas na aula de arte. Por sugestão de Kenning, a grafia foi ligeiramente modificada para fazer o nome parecer menos com o de um grupo musical punk.
Em janeiro de 1978, Steve Clark se uniu à banda. De acordo com Elliott, ele fez o teste para a banda tocando “Free Bird”, do Lynyrd Skynyrd, na íntegra.
Em novembro, pouco antes das sessões de gravação de três músicas, para o lançamento do The Def Leppard E.P., o baterista Kenning deixou a banda abruptamente, sendo substituído, nessas sessões, por Frank Noon. No final do mês, Rick Allen, então com apenas 15 anos, juntou-se à banda como baterista em tempo integral. As vendas do EP dispararam depois que a faixa “Getcha Rocks Off” recebeu extenso tempo de exibição do renomado DJ da BBC Radio 1, John Peel, considerado, na época, mais voltado ao punk rock e à música new wave.
Ao longo de 1979, a banda desenvolveu seguidores leais entre os fãs britânicos de hard rock e heavy metal e foram considerados entre os líderes do movimento da new wave of British heavy metal. Sua crescente popularidade levou o grupo a um contrato de gravação com a grande gravadora Phonogram/Vertigo (Mercury Records nos EUA).
A gestão original do Def Leppard, chamada MSB, uma dupla local composta por Pete Martin e Frank Stuart-Brown, foi demitida depois que Martin e Joe Elliott brigaram por causa de um incidente na estrada. O substituto foi Peter Mensch que os havia agendado para uma turnê pelo Reino Unido em suporte ao AC/DC.
O álbum apresenta versões regravadas de “Rocks Off” e “Overture”, faixas do EP original da banda lançado de forma independente, The Def Leppard E.P. O disco de estreia foi gravado em dezembro de 1980, no Startling Studios, sob a produção de Tom Allom, com Joe Elliott nos vocais, Steve Clark e Pete Willis nas guitarras, Rick Savage no baixo e Rick Allen na bateria.
A sonoridade do trabalho traz um Heavy Metal que reverencia os clássicos setentistas. “Rock Brigade” é brilhante, com vários ecos de Thin Lizzy. “Hello America”, evidentemente construída para atrair o mercado ianque, tem harmonias vocais que remontam ao Queen. Há a exuberante “It Could Be You” ou o riff monumental de “Wasted” que se sobressaem, mas o disco não possui faixas de enchimento.
“Wasted”, “Hello America” e “Rock Brigade” foram lançadas como singles, mas apenas as duas primeiras repercutiram na principal parada britânica desta natureza, com a 61a e 45a posições, respectivamente.
O álbum atingiu o 15o lugar na principal parada britânica de discos, enquanto alcançou a 51a colocação na sua correspondente norte-americana. Muitos fãs mais tradicionais ficaram desanimados com a percepção de que a banda tentaria apelar para o público americano gravando músicas como “Hello America” e fazendo mais turnês nos EUA (apoiando Pat Travers, AC/DC e Ted Nugent).
On Through the Night já superou a casa 1 milhão de cópias vendidas apenas nos Estados Unidos.
Faixas:
- Rock Brigade
- Hello America
- Sorrow Is a Woman
- It Could Be You
- Satellite
- When the Walls Came Tumbling Down
- Wasted
- Rocks Off
- It Don’t Matter
- Answer to the Master
- Overture
A geração que só conhece o Def Leppard através do hard/pop dos discos Pyromania (1983, meu preferido da discografia) e Hysteria (1987) e que ouve esse primeiro disco deles, com certeza leva um enorme susto ao se deparar com o estilo tocado, bem diferente dos álbuns posteriores que tornaram famoso o grupo inglês ao redor do mundo. On Through the Night é puro NWOBHM, mostrando uma banda talentosa e bastante promissora em rumo ao sucesso, e já mostra em sua música alguns poucos traços que tornaria o Leppard mundialmente famoso a partir de Pyromania pra frente.
Verdadeiramente bom do início ao fim, aqui se encontram os chamados primeiros “hits de sucesso” do quinteto, como “Rock Brigade”, “Hello America”, “Wasted”, “Satellite” e “It Don’t Matter” – essa última é a minha preferida deste disco, com sua letra e refrão verdadeiramente grudento (onde percebe um pouco do que eles realmente queriam fazer pouco tempo depois) e sua levada instrumental verdadeiramente contagiante.
Na verdade, esse era só o início de uma aventura desenhada pelo destino, que seria marcada por inúmeros sucessos, tragédias e superações, vividas pelos próprios caras do Def Leppard e que se eternizaram na história do rock.
É bem por aí mesmo, Igor. Valeu pelo comentário!
Exatamente, meu caro patrão do blog “Rock Álbuns Clássicos” (que agora é um sócio aqui da Consultoria!). Por nada!