Jeff Scott Soto – The Duets Collection Volume One [2021]

Jeff Scott Soto – The Duets Collection Volume One [2021]

 

Por Davi Pascale

Jeff Scott Soto é um nome que dispensa apresentações. Para aqueles que seguem a cena hard/heavy há algum tempo, o cantor é um ícone, mas para quem está chegando… Bem, Jeff Scott Soto ganhou destaque quando fez parte da formação original da Rising Force, banda do guitarrista Yngwie J. Malmsteen. Após uma curta, porém memorável, passagem pela banda do músico sueco, o vocalista seguiu trabalhando e se envolveu com diversos nomes da cena. As suas passagens mais emblemáticas foram ao lado de Axel Rudi Pell, Soul Sirkus e, é claro, do Talisman.

Os primeiros álbuns do Malmsteen são considerados clássicos do gênero e ponto alto de sua trajetória. E Jeff está presente nos 2 primeiros discos. Ou seja, é a voz dele que está imortalizada em canções como “I Am a Viking”, “I´ll See The Light Tonight” e a a balada “Don´t Let It End”. Essa última foi a escolhida para aparecer nesse álbum em dueto com Dino Jelusick (Animal Drive, Whitesnake) e é uma das minhas favoritas aqui. Culpa da ótima interpretação de Dino e do brilhante trabalho de guitarra de Howie Simon.

Scott Soto sempre foi um artista inquieto. A sua discografia é vasta e, honestamente, já me perdi em quantos artistas esteve envolvido. O cantor já se fez presente até mesmo em uma banda fictícia. Me refiro aqui ao Steel Dragon, banda criada para o (divertido) filme Rockstar. “Livin´ The Life”, responsável por abrir o play, vem daí. Essa música conta com uma tonalidade alta e tanto Jeff, quanto o convidado Erick Martensson (Eclipse) tiraram de letra. A abertura do disco, de fato, não poderia ser mais empolgante.

 

Parte interna da edição em long play

 

Justamente por ser dono de uma extensa discografia, acredito que tenha sido um desafio e tanto selecionar apenas 11 faixas para serem regravadas. A ideia surgiu de uma conversa do cantor com o selo italiano Frontiers, durante a pandemia. Aquela velha história… O rapaz estava com tempo sobrando e decidiu que não queria ficar parado. Ficou decidido que não apenas iria regravar várias de sua canções, como iria fazer junto à outros grandes vocalistas. Ou seja, seria um álbum de duetos.

Os convidados são artistas que fazem parte do cast da gravadora, mas para a sorte do rapaz, o cast conta com inúmeros talentos. Inclusive, de nomes consagrados. Um desses nomes é justamente Eric Martin, muito conhecido por ser a voz do Mr. Big. Eric entregou uma boa participação em “Mysterious”, empolgante canção do Talisman. Outro grande nome a dar as caras por aqui foi o cantor do Symphony X, Russell Allen. Certamente, um dos melhores trabalhos vocais do álbum. A faixa escolhida para ele foi “Callin´ All Girls”, canção de trabalho do Eyes.

Há, claro, alguns nomes que fazem parte da história de Jeff Scott Soto. Caso dos músicos brasileiros Edu Cominato (bateria) e Leo Mancini (guitarra) que participam do instrumental do disco. E também do cantor BJ, que canta na balada “Holding On”. Os guitarristas Howie Simon e Jorge Salán (Mago de Oz) – que aliás roubaram a cena em “Don´t Let It End” e “Mysterious”, respectivamente – também já são nomes manjados dos fãs do cantor. Assim como o icônico baterista Deen Castronovo (Journey), que empresta a voz em uma bonita interpretação de “Coming Home”.

Nesse primeiro volume, o cantor focou nas músicas mais cadenciadas, dando ênfase nas composições que contam com uma pegada mais hard melódico e nas baladas. Ou seja, embora resgate músicas de diversas eras, o trabalho segue sendo recomendado para os fãs de sua carreira solo. Os arranjos estão bem fieis aos originais e, sim, Jeff segue com a voz em dia. A única coisa que reparei é que sua voz está com um timbre um pouco mais grave. Honestamente, não sei se foi proposital ou decorrência da idade. De todo modo, sua interpretação é de altíssimo nível.

 

Capa autografada por Jeff Scott Soto.

 

Além de BJ, temos mais dois vocalistas brasileiros por aqui. Renan Zota, vindo diretamente do Electric Mob, quebrou tudo em “Colour My XTC”, assim como o grande vocalista Alírio Netto (Shaman), que ficou com a responsabilidade de gravar nada mais, nada menos do que “I´ll Be Waiting”. O maior hit do Talisman e uma das músicas mais marcantes na trajetória de Jeff Scott Soto.

Tivemos ainda mais 2 participações de peso. O cantor não deixou o ego falar mais alto e trouxe Mats Levén, outro ex-cantor do Yngwie Malmsteen, para uma impressionante releitura de “Again 2 Be Found” (Humanimal), e também Johnny Gioeli, cantor do Axel Rudi Pell, para interpretarem juntos “Warrior”, clássico do guitarrista alemão que foi gravado quando Jeff era seu vocalista.

Minha única “decepção” foi a regravação de “Believe In Me”. Sim, em aspas. Primeiro, porque a música é realmente muito bacana. E depois porque Nathan James (Inglorious) é, de fato, um grande cantor. Só que achei sua interpretação aqui sem inspiração. Me deu a impressão de estar apenas cumprindo tabela, saca?

Jeff Scott Soto – The Duets Collection Volume One foi lançado em CD, aqui no Brasil, via Shinigami, mas como sou bastante fã do cantor e de vários músicos aqui envolvidos, fiz questão de adquirir o vinil colorido, que era versão exclusiva do site. Seja em vinil, em CD, ou em streaming, o importante é que você não deixe de conferir o álbum que está muito bem resolvido e extremamente divertido. E que venha o volume 2.

 

Vinil azul.

 

Faixas:

  1. Livin´ The Life c/ Erik Martensson (Eclipse)
  2. Don´t Let It End c/ Dino Jelusick (Animal Drive)
  3. Mysterious c/ (Eric Martin – Mr. Big)
  4. Believe In Me c/ Nathan James (Inglorious)
  5. Comin´ Home c/ Deen Castronovo (Bad English)
  6. I´ll Be Waiting c/ Alirio Netto (Shaman)
  7. Callin´ All Girls c/ Russell Allen (Symphony X)
  8. Colour My XTC c/ Renan Zonta (Electric Mob)
  9. Warrior c/ Jonny Gioeli (Axel Rudi Pell)
  10. Holding On c/ BJ (Tempestt)
  11. Again 2 B Found c/ Mats Levén (Yngwie Malmsteen)

Um comentário em “Jeff Scott Soto – The Duets Collection Volume One [2021]

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.