Notícias da Semana {15 a 21 de Outubro}
Saxon e Metallica: A antiga e inspiradora relação entre os gigantes do heavy metal
O Metallica é uma das maiores bandas de heavy metal de todos os tempos, e um lendário grupo britânico foi uma de suas grandes influências. O Saxon foi um dos principais nomes da New Wave of British Heavy Metal, que trouxe uma nova linguagem musical para o começo da década de 1980, e segue firme na estrada até os dias atuais lançando álbuns aclamados por público e crítica. Em uma turnê pelos Estados Unidos, há mais de quatro décadas, o Saxon teve como banda de abertura um então pequeno grupo, fazendo o segundo show da carreira, como abertura. Era o Metallica, que sempre saudou o Saxon como uma de suas maiores referências. Em 2009, o Metallica retribuiu ao Saxon ao, em maneira reverencial, convidar o vocalista Biff Byfford ao palco de um de seus shows para tocarem uma música do Saxon, “Motorcycle Man”.
Na apresentação, o vocalista e guitarrista James Hetfield, falou com o público“Vocês conhecem uma banda chamada Saxon? São nossos amigos de longa data. O segundo show da história do Metallica foi abrindo para o Saxon. Como uma forma de agradecer ao Saxon, por nos ajudar no começo… Biff Byford, por favor, suba ao palco”, para então a banda e o vocalista do Saxon executaram a lendária faixa do Saxon. Alguns anos mais tarde, nos shows que celebraram os trinta anos do Metallica, a parceria se repetiu, com a mesma música. Esse gigante evento teve quatro datas, e contou com outras lendas como Ozzy Osbourne, Rob Halford, Jerry Cantrell (Alice in Chains) e Dave Mustaine, entre muitos outros.
Um registro de um desses momentos foi publicado no perfil da Top Link Music, produtora responsável pela próxima turnê do Saxon pela América Latina. Um dos mais importantes nomes da New Wave of British Heavy Metal, movimento que mudou os rumos da música pesada no início dos anos 1980, o Saxon está com retorno marcado à América Latina. Nos meses de novembro e dezembro, a lendária banda vem ao continente para shows no Brasil, Argentina, Chile, Colômbia e México.
O Saxon está em turnê divulgando o mais recente álbum, Carpe Diem, o 23º da carreira com músicas autorais inéditas. A atual formação conta com Biff Byford (vocal), Doug Scarrat (guitarras), Nibs Carter (baixo), Nigel Glockler (bateria) e Brian Tatler, do Diamond Head, que assumiu o lugar de Paul Quinn, que se afastou da vida na estrada no começo desse ano. Participa da turnê, nas datas sul-americanas e em Chihuahua, no México, a banda Madzilla, criada em 2018 na cidade americana de Las Vegas, que mescla melodias ao som do thrash metal clássico. O grupo já dividiu palco com gigantes como Judas Priest, Sabaton e Soulfly.
Confira as datas da turnê:
14 de novembro – BRASIL,Curitiba @ Ópera de Arame
15 de novembro – BRASIL, São Paulo @ Tokio Marine Hall
17 de novembro – BRASIL, Belo Horizonte @ Mister Rock
18 de novembro – BRASIL, Brasilia @ Toinha Brasil
20 de novembro – ARGENTINA, Buenos Aires @ Teatro Flores
22 de novembro – CHILE, Santiago @ Blondie
24 de novembro – COLÔMBIA, Bogota @ Centro De Eventos Montevideo
26 de novembro – MÉXICO, Guadalajara @ Guanamor Studio
29 de novembro – MÉXICO, Monterrey @ Café Iguana
1 de dezembro – MÉXICO, Chihuahua @ Pistoleros
Serviço
Saxon em Curitiba
Data: 14 de novembro de 2023 (terça-feira – véspera de feriado)
Local: Ópera de Arame
Endereço: Rua João Gava, 920 – Abranches
Horário: 20h (portões), 22h (show)
Ingressos: a partir de R$ 140
Venda online/Informações
Saxon em São Paulo
Data: 15 de novembro de 2023 (quarta-feira – feriado)
Local: Tokio Marine Hall
Endereço: R. Bragança Paulista, 1281 – Vila Cruzeiro
Horário: 20h30
Ingressos: a partir de R$ 140
Venda online
Saxon em Belo Horizonte
Data: 17 de novembro de 2023 (sexta-feira)
Local: Mister Rock
Endereço: Avenida Tereza Cristina, 295 – Prado
Horário: 20h
Ingressos: a partir de R$ 140
Venda online
Saxon em Brasília
Data: 18 de novembro de 2023 (sábado)
Local: Toinha Brasil Show
Endereço: SOF Sul Q.09 Conj. A Lote 05/08, 71215-246 Guará
Horário: 19h (portões), 22h (show)
Ingressos: a partir de R$ 150
Venda online
Realização: Top Link Music
L7 inicia em São Paulo a nova e extensa turnê pela América do Sul
L7, banda pioneira do movimento feminista norte-americano no punk/grunge, volta ao Brasil para uma série de shows neste mês de outubro. O primeiro show foi em São Paulo, ontem, dia 20/10, no Carioca Club, em evento que ainda trouxe apresentações de Cólera e As Mercenárias. Belo Horizonte, 27/10 (MG), Ribeirão Preto, 22/10 (SP), Rio de Janeiro (RJ), Curitiba (PR) e Porto Alegre (RS) são outras cidades que recebem o L7 nesta turnê de Best Of, isso é, repertório só com clássicos da carreira. O L7 está de volta em plena atividade desde 2014, após um hiato de 14 anos. A banda se mostra revigorada e tocando ao redor do globo com explosivos shows sold-out. O quarteto de Los Angeles, à época comparada à versão feminina do Nirvana, foi uma das mais reverenciadas bandas no antológico Hollywood Rock de 1993, num show que até hoje é lembrado pela legião de fãs brasileiros.
Desde que gravaram o primeiro disco em 1987, dois anos após a formação da banda, o L7 contabiliza seis discos de estúdio, três registros ao vivo, um disco de covers, entre um monte de hits que tocaram – e tocam – à exaustão pelas rádios de todo o mundo, lançados por grandes gravadoras como Epitaph, Sub Pop, Slash Records e Warner. O L7 também ganhou relevância nos anos 90 devido às letras das músicas, como defesa das liberdades civis e feminismo. Após o retorno, Donita Sparks (guitarra/vocal), Suzi Gardner (guitarra/vocal), Dee Plakas (bateria) e Jennifer Finch (baixo) já lançaram algumas músicas, como ‘I come back to bitch’ (que ganhou um videoclipe com ares de produção caseira, no melhor espírito grunge noventista), e ‘Dispatch from Mar-a- Lago’.
Bricks are Heavy, o terceiro disco da carreira, e um dos registros mais importantes dos anos 90 para o rock, impulsionou o quarteto ao estrelato mundial, foi considerado pela edição norte-americana da revista Rolling Stone como um dos 100 discos “indispensáveis” dos anos 90. É neste registro que gravaram o hit ‘Pretend We’re dead’, um sucesso comercial que ultrapassou as barreiras do rock e levou a banda a outros públicos, do pop ao metal. A nova turnê do L7 pela América do Sul é uma realização da Vênus Concerts. Em São Paulo, a produção é da Maraty, que este ano ainda traz à capital paulista o Black Flag e Hermanos Gutiérrez.
SERVIÇO PARA OS SHOWS RESTANTES DA TURNÊ
L7 em Belo Horizonte
Data: 27 de outubro de 2023
Horário: 19h
Local: Mister Rock
Endereço: Avenida Teresa Cristina, 295 – Prado, BH/MG
Venda online
Ingresso: de R$ 160,00 (meia e meia solidária) a R$ 320,00 (inteira) -1º Lote
Classificação etária: 16 anos
L7 em Ribeirão Preto
Ribeirão Rock Series, com Black Flag, Eskröta e Black Pantera
Data: 22 de outubro de 2023
Local: Centro de Eventos Quinta Linda
Endereço: SP-330, s/n – KM 303 – Ribeirão Preto, SP
Venda
Ingresso:
Pista
Meia-entrada – R$ 100
Inteira – R$ 200
Pista Premium
Meia-entrada – R$ 150
Inteira – R$ 300
Camarote
R$ 400
Mais shows do L7 no Brasil – The Best of L7
24.10.2023 – Curitiba, Brazil @ Tork n’ Roll
25.10.2023 – Porto Alegre, Brazil @ Opinião
29.10.2023 – Rio de Janeiro, Brazil @ Sacadura 154
Tarja retorna ao Brasil em 2024 com turnê especial
Após o grande sucesso da última passagem da cantora pelo país, artista anuncia novas datas. A cantora Tarja volta ao Brasil em março de 2024, para mais uma etapa da Living The Dream – The Hits Tour, que acabou de passar pelo país com shows lotados. Para as datas do próximo ano, ela contará com um convidado especial que será revelado mais a frente. A produtora Top Link Music, responsável pela turnê, realizou o anúncio oficial de todas as datas em suas redes sociais, confira a publicação.
As datas confirmadas e os links de vendas são:
08/03 – São Paulo (Tokio Marine Hall)
09/03 – Porto Alegre (Opinião)
10/03 – Curitiba (Ópera de Arame)
12/03 – Belo Horizonte (Mister Rock)
A proposta da Living The Dream – The Hits Tour Brasil 2024 é celebrar a carreira de uma das maiores vozes do metal em todos os tempos, que vem encantando o público da música pesada há muitos anos. O grande sucesso da primeira etapa da turnê, realizada recentemente em Porto Alegre, São Paulo e Limeira comprova que a música e voz de Tarja passaram no teste do tempo. O formato das apresentações prevê um set exclusivo do Marko Hietala, ao lado de seu colega de banda Tuomas Wäinölä, seguido pelo show regular da Tarja, com os grandes clássicos da carreira. Para encerrar a noite em grande estilo, ambos se reunirão para relembrar alguns dos grandes sucessos do Nightwish. Portanto, essa é uma oportunidade única de rever dois grandes astros do metal sinfônico juntos ao vivo após quase duas décadas. Recentemente, eles subiram juntos a um palco, porém, para cantar apenas uma música, em um momento pontual. Dessa vez, eles voltam a fazer turnê juntos em um encontro histórico.
Living the Dream
A coletânea Best of Tarja – Living the Dream, conta com músicas selecionadas pela própria artista, entre suas favoritas pessoais e aquelas que os fãs mais gostam. Remasterizado no renomado Sterling Sound, o disco também apresenta “Eye of The Storm”, canção inédita que vem sendo um grande destaque nos shows mais recentes da Tarja, além de material de todos os seus álbuns de rock: My Winter Storm, What Lies Beneath, Colors in the Dark, The Brightest Void, The Shadow Self e In the Raw. A rainha do metal sinfônico é a artista solo finlandesa mais conhecida no mundo da música. Soprano, compositora e intérprete, alcançou fama mundial ao ser cofundadora, além da voz e da imagem do Nightwish por nove anos, com a qual conquistou discos de ouro e platina em vários países. Boa parte dessa jornada foi feita ao lado de Hietala, que agora, após tanto tempo, ela reencontra nos palcos brasileiros.
Angra disponibiliza videoclipe instigante para o mais recente single “Gods of the World”
Com uma linguagem forte e clara, o videoclipe do mais recente single do Angra, “Gods of the World”, mostra, além das imagens da banda e do cenário principal, uma mesa repleta de poderosos, dados sobre guerras e conflitos, que acabam por serem causados pelos senhores do mundo, que dominam a economia, a religião e a sociedade como um todo, sobrepujando o bem social em favor de seus próprios e traiçoeiros propósitos. A canção “Gods of the World” mostra diversas facetas conhecidas da identidade musical do Angra, enquanto o videoclipe explora a ganância e o poder dominante de poucos, em detrimento de todo o resto da sociedade. A letra relata a vontade de se libertar de ferramentas que nos controlam, e a dificuldade em mudar esse cenário.
As cenas da mesa mostram o jogo maquiavélico dos poderosos, aqueles que botam as cartas na mesa e nos controlam, e que, como cita a letra no verso “Marionetes sob o controle dos deuses, os deuses do mundo”, há valores altos em um jog no qual os resultados nunca são em nosso próprio benefício. Infelizmente, muitos dos dados apresentados no videoclipe não refletem apenas um passado já devidamente sobrepujado, mas também tragédias que estão acontecendo nesse exato momento mundo afora. O single “Gods of the World” foi lançado na sexta-feira, 13, em todas as plataformas de streaming, e o videoclipe – dirigido pelo renomado Leo Liberti – está disponível no canal do YouTube da gravadora europeia Atomic Fire. As imagens são um complemento aos anseios da mensagem e um combustível para nossa própria interpretação da narrativa.
O próximo disco de estúdio do grupo brasileiro, Cycles of Pain, será lançado no dia 03 de novembro pela Atomic Fire, mundialmente, e pela japonesa JVC, dia 01 de novembro. Assista ao videoclipe de “Gods of the World”. Ouça o single nas plataformas de streaming. A turnê de divulgação do álbum Cycles of Pain conta com diversas datas pelo Brasil, entre outubro e dezembro. O show oficial de lançamento será realizado no dia 03 de novembro, em São Paulo, no Tokio Marine Hall. Em janeiro, retornam ao consagrado 70000 Tons of Metal, que parte dos Estados Unidos e é o maior cruzeiro do mundo dedicado exclusivamente ao Heavy Metal, e que reúne os principais nomes do estilo todos os anos.
O novo álbum está disponível na pré-venda no site da Nerdstore. Vivendo um momento inspirado da carreira, o Angra atualmente é formado pelos guitarristas Rafael Bittencourt e Marcelo Barbosa, o baixista Felipe Andreoli, o vocalista Fabio Lione e o baterista Bruno Valverde. Siga a banda.
Confessori (ex-Angra/Shaman) lança novo single e videoclipe com convidados de renome
A banda Confessori, liderada pelo experiente baterista Ricardo Confessori (ex-Angra/ex-Shaman), está definitivamente fazendo sua marca no cenário musical com lançamentos próprios. “Dark Passenger”, segundo single e videoclipe autoral da banda, segue os passos de “Where The Eagles Fly”, mostrando que o projeto está comprometido em evoluir e continuar a surpreender seus fãs não ficando somente à sombra dos grandes medalhões que o músico já tocou. Ouça “Dark Passenger”. Assista “Dark Passenger”. O videoclipe foi filmado nas antigas garagens da Fepasa, em Jundiaí/SP e estreou no dia 29 de setembro no canal no YouTube do baterista.
No single “Dark Passenger” da banda Confessori, houve algumas colaborações especiais que enriqueceram ainda mais a música. Entre os talentosos artistas que participaram, podemos destacar: Bruno Sutter, conhecido por sua voz única e potente como Detonattor (solo) e também no Massacration, seu trabalho humorístico no Hermes e Renato, além de ser o apresentador do programa “Bem Que Se Kiss” na rádio Kiss FM, de São Paulo. Rasta, tecladista que faz parte do Mastodon e é conhecido por seu projeto “Pergunte Ao Rasta”, adicionnado camadas exuberantes de teclado que enriqueceram a sonoridade da música, e Thiago Larenttes, guitarrista e produtor com duas nomeações ao Grammy.
E, é claro, não podemos deixar de mencionar Affonso Junior, o experiente e versátil guitarrista que, além de ter dois álbuns lançados com a banda de Progressive Heavy Metal Revenge, também tem um histórico de compartilhar o palco com músicos renomados, como Paul Gilbert (Racer X/ Mr.Big), Scott Henderson (Chick Corea / Tribal Tech) e Roland Grapow (Helloween, MastrePlan). Affonso comentou: “Ao contrário do primeiro single, onde participei dos arranjos e nos riffs, nesse segundo single o Ricardo me mandou a música toda pronta, com todos os arranjos, onde eu só me foquei em gravar as guitarras e fazer meu solo.”
Vale ressaltar que Affonso Junior desenvolveu seu próprio método de guitarra denominado “Hard And Heavy” e é amplamente reconhecido por sua técnica excepcional e refinado senso de musicalidade. Seus feitos na música o levaram a receber a honra de ser condecorado com o título de Comendador da Arte e Cultura pela Ordem do Maestro Carlos Gomes. Recentemente, ele lançou seu tão aguardado álbum solo e instrumental intitulado “Dream Call”, consolidando ainda mais sua presença notável no mundo da música. Sua destreza e habilidade excepcionais na guitarra, somadas a todas as participações especiais renomadas, deixaram uma marca indelével nos dois singles da Confessori. Essas contribuições demonstram um notável bom gosto musical, tornando-a uma experiência auditiva verdadeiramente excepcional. Este trabalho certamente agradará aos fãs de Angra e Shaman, enquanto também contribui para solidificar ainda mais a já estabelecida reputação dos músicos no cenário musical nacional.
Affonso Jr. nas redes:
Blitz lança “O Lado Escuro da Rua”, single que chega às plataformas digitais terça-feira, dia 17
Na terça-feira, dia 17, chegou às plataformas de música o single “O Lado Escuro da Rua”, da Blitz, que precede o lançamento do álbum Supernova, previsto para novembro. O projeto marca a estreia da banda de Evandro Mesquita & Cia na gravadora Biscoito Fino e traz a personalidade inconfundível da Blitz, com novos e antigos parceiros, além de convidados especiais. Parceria de Evandro Mesquita e Ricardo Barreto, “O Lado Escuro da Rua” imprime a assinatura musical característica da Blitz, da letra ao arranjo, passando pelos vocais. Formada no verão carioca de 1982, a banda atravessou décadas renovando o seu público, fato que nos remete aos primeiros versos da nova canção: “Não sou de ficar parado/Pensando no passado”.
“A música fala sobre o prazer de continuar na estrada, com novas paisagens e desafios. De manter a chama acesa e não cair na armadilha de ser cover da gente mesmo. É muito bom ter vários sucessos que a gente gosta de cantar com o público, mas também é bom mostrar coisas novas, canções inusitadas”, pontua Evandro Mesquita, que assina as 14 canções de Supernova, sozinho e com parceiros. Ainda sobre o repertório, Evandro conta que ele foi ganhando forma durante a pandemia: “Eu e Billy (Forghieri) fizemos uma prazerosa produção, com participações maravilhosas, e as canções foram aparecendo e nos surpreendendo. Até acharmos que tínhamos um ótimo material para um disco”, conta Evandro.
O timaço de convidados reúne artistas como Frejat, João Suplicy, Conecrew Diretoria e Papatinho, além do cantor Fagner. Tudo a ver com o liquidificador de influências musicais da banda: “A gente sempre misturou pitadas de Moreira da Silva, Bob Marley, Roberto e Erasmo, Adoniran, Beatles: no final, sai com a cara da Blitz. É sempre muito bom ter a participação espontânea desses amigos queridos nessa aventura sonora que é o Supernova”, conclui. Com 14 faixas, algumas delas já lançadas como singles, Supernova é o primeiro álbum de inéditas da Blitz desde Aventuras II, de 2017, indicado ao Grammy Latino na categoria de Melhor Álbum de Rock ou Música Alternativa em Língua Portuguesa.
O projeto trará a formação atual da Blitz, reunida há cerca de sete anos (com três CDs e dois DVDs lançados), composta por Evandro Mesquita (vocal, guitarra e violão), Billy (teclados), Juba (bateria), Rogério Meanda (guitarra), Alana Alberg (baixo), Andréa Coutinho (backing vocal) e Nicole Cyrne (backing vocal).
Ouça o single
Ficha Técnica “O Lado Escuro da Rua” (Evandro Mesquita e Ricardo Barreto)
Arranjos: Evandro Mesquita e Billy Forghiere
Mixagem: Fernando Fischgold e Alexandre Almeida de Moraes
Masterização: Ricardo Garcia (Magic Master)
Graveyard lança novo álbum de estúdio ‘6’ e lyric video para faixa “Bright Lights”
A banda sueca de hard rock GRAVEYARD lançou seu novo álbum intitulado 6 pela Nuclear Blast Records. Junto com o anúncio, a banda também lançou um lyric video da terceira faixa promocional do álbum intitulada “Bright Lights”. 6 é facilmente identificável como o álbum mais marcante e original da história do GRAVEYARD até agora. Com uma mistura suavemente lisérgica de guitarras desoladas, Hammond ardente e baixo/bateria ágeis e flexíveis, os suecos demonstram uma leveza com um toque que eles apenas insinuaram no passado. A banda comenta: “Finalmente o álbum 6 foi lançado e vocês podem ouvir ele inteiro. Deixem rolar!”
Assista ao lyric video para a faixa “Bright Lights”
O álbum 6 foi lançado pela parceria Shinigami Records/Nuclear Blast e pode ser adquirido aqui
Bright Lights (OFFICIAL LYRIC VIDEO)
Tracklist GRAVEYARD – 6
1. Godnatt
2. Twice
3. I Follow You
4. Breathe In Breathe Out
5. Sad Song
6. Just A Drop
7. Bright Lights
8. No Way Out
9. Rampant Fields
O álbum foi gravado no Silence Studios e Don Pierre Studios e foi produzido por Don Ahlsterberg, com quem a banda também trabalhou nos álbuns Graveyard (2007), Hisingen Blues (2011) e Lights Out (2012).
Sobre o GRAVEYARD:
Tão duradouro e autêntico quanto uma jaqueta de couro à moda antiga, o GRAVEYARD há muito dominou a arte do rock’n’roll. Formada em 2006 em Gotemburgo, Suécia, sua paixão compartilhada pelo hard rock, psicodelia e a base eterna do blues os destacou desde o início. Liderados pelo vocalista/guitarrista Joakim Nilsson, eles lançaram seu seminal álbum de estreia auto-intitulado pela Tee Pee Recordings em 2007, mostrando uma química ardente e composições selvagemente imaginativas. Posteriormente contratados pela poderosa Nuclear Blast Records, a ascensão da banda à proeminência foi rápida e irresistível.
Em 2008, o guitarrista Jonatan Ramm ampliou as fileiras, juntando-se a Nilsson, o baixista Rikard Edlund e o baterista Axel Sjöberg para a gravação do segundo álbum, Hisingen Blues. Um sucesso crítico que mais do que correspondeu às expectativas, estabeleceu o GRAVEYARD como pesos-pesados do rock’n’roll. Uma banda ao vivo estrondosa e comovente, com sutileza e atitude em quantidades iguais, eles passaram a última década mantendo os fãs de música rock despojada e terrosa em um estado de êxtase constante. Desde o estrondo raiz de Lights Out de 2012 até os ritmos mágicos e musculosos de Peace de 2018 (abrangendo o folk doom que foi idealizado em Innocence & Decadence de 2015), o GRAVEYARD criou um dos rock pesados mais vitais e vívidos do século 21.
GRAVEYARD é: Joakim Nilsson – vocais, guitarra; Jonatan Ramm – vocais, guitarra ; Truls Mörck – vocais, baixo; Oskar Bergenheim – bateria
VULCANO: Destaque ao lado dos irmãos Cavalera no jornal britânico The Guardian
Que o VULCANO é merecidamente reconhecido como uma lenda do Metal Extremo underground mundial, disso ninguém tem dúvidas. E para comprovar ainda mais este fato, a banda foi destaque de capa da recente matéria do gigante jornal britânico The Guardian, que trouxe como destaque as principais bandas brasileiras dos anos 80. Em um relato revelador, o guitarrista e fundador Zhema Rodero comentou um pouco sobre sua visão acerca daquele momento: “Nossas músicas eram consideradas ruins e mal tocadas, mas tinha uma cena de headbangers que nos adoravam. Começamos a tocar por São Paulo e eram shows totalmente insanos: só o público e a banda, sem barreiras, segurança, roadies, nada! Na época nosso baterista usava duas tíbias humanas para tocar, o microfone do cantor estava preso a um fêmur humano e espalhamos ossos humanos no palco. Isso nos causou alguns problemas enormes.” — comenta o músico.
O jornal traz também em sua matéria a participação dos irmãos Cavalera (Max e Igor), das bandas mineiras Holocausto, Sarcófago, Chakal, Impurity e outras. LEIA NA ÍNTEGRA EM INGLÊS AQUI. Em outras notícias, o VULCANO confirmou presença na próxima edição do ‘Franca Metal Fest’, marcado para hoje, 21/10/2023, em Patrocínio Paulista/SP. O tradicional evento paulista contará também com Masturbator, Pesticide e Cadaverizer.
SERVIÇO:
Show: VULCANO no ‘Franca Metal Fest’
Local: Chácara Luna Park
Endereço: Rua das Palmeiras, nº 3415 – Recanto Arizona, Patrocínio Paulista/SP
Data: 21/10/2023
Horário: 14 horas
INGRESSOS E VALORES AQUI
Organização
Encontre, salve e ouça o atual relançamento de Om Pushne Namah em sua plataforma de streaming mais utilizada CLICANDO AQUI
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Sad Theory: Álbum Léxico Reflexivo Umbral completa dois anos
O Sad Theory lançou em 2021 o sétimo álbum da carreira, Léxico Reflexivo Umbral, cuja temática é inspirada na renomada série Black Mirror, veiculada pela Netflix. Disponível em formato físico (em embalagem digipack luxuosa e poster) e também nas plataformas de streaming, o trabalho marcou época por sua abordagem musical única e temática lírica profunda. O álbum conta com onze músicas autorais, apostando em um som brutal mas que não abre mão da melodia e com letras diferenciadas. A história do Sad Theory é permeada por letras de teor cultural, como o disco A Madrigal of Sorrow, que flertava com “As Flores do Mal”, do poeta francês Charles Baudelaire. O grupo é formado por Claudio “Guga” Rovel (vocal), Aly Fioren (guitarra), Daniel Franco (baixo) e Jeff Verdani (bateria).
Ouça nas plataformas digitais
Léxico Reflexivo Umbral
O baixista Daniel Franco traça um paralelo com suas obras anteriores: “O álbum anterior, Entropia Humana Final, acenava que o fim da humanidade era uma realidade. A humanidade, naquele contexto, é a capacidade do homem de, instintivamente, enxergar a si próprio em outro homem. De compartilhar seus sofrimentos e suas alegrias. De saber que há um elo que os une. O século XX mostrou que tal conceito de humanidade não é capaz de resistir à canetada de um burocrata poderoso. Uma lei pode decretar que seu vizinho é seu inimigo, e que merece morrer. O seu instinto de sobrevivência, então, assume o controle e faz você se transformar no ser inumano que o burocrata desejara”, disserta o músico.
O conceito lírico, que se une ao campo musical de Léxico Reflexivo Umbral, se aprofunda: “A interatividade humana atingiu níveis outrora inimagináveis, mas para isso precisou utilizar os avanços tecnológicos como interface, de forma integral, inexorável e irreversível. Tudo o que restou da nossa humanidade é convertido em bits e transmitido por ondas que, eventualmente, chegarão a diversos destinos. Tais avanços, dos quais somos plenamente dependentes, caminhariam em qual direção, num mundo onde a humanidade morreu? É disso que tratamos no nosso sétimo álbum de estúdio. A série britânica Black Mirror, em muitos de seus episódios, mostra a inumanidade, por meio da tecnologia, atingindo diversos paroxismos, de diferentes formas. Tais temas são uma matéria-prima valiosíssima para a negatividade da música extrema, e para o Sad Theory em particular. Assim, utilizamo-nos deles como ponto de partida para as letras”, explica Daniel.
Música e letras expressam ideias, porém, estas não se resumem ao terreno musical. “Como traduziríamos todo esse pós-apocalipse para o domínio visual? Através de mudanças profundas, radicais. Entretanto, a simbologia mais profunda foi atingida através da arte de Carlos Kolb. A barata tem um significado quase arquetípico. Representa a resiliência, a capacidade de perdurar mesmo sob condições extremas. Ao mesmo tempo, suscita repulsa e nojo, traz a ideia de abandono e sujeira, mau asseio. Assim, nada melhor para simbolizar aquele que, buscando a vida eterna, o poder absoluto e a capacidade de parar o tempo, atingiu seu objetivo e transformou-se num monstro abominável no processo. O aspecto minimalista da arte, com seu fundo branco eterno e implacável, representa, simultaneamente, a perfeição e o vazio, a homogeneidade e a falta das nuances que nos fazem humanos. Mas o elefante no meio da sala, ou seja, aquilo que sobrou de nós, salta aos olhos como nada mais no Universo. O Übermensch de Nietzsche sofreu a metamorfose de Kafka. Bem vindos ao futuro!”, sentencia.
Histórico
O Sad Theory foi estreou no final dos anos 1990 e desde então, foram lançados sete álbuns de estúdio e realizados diversos shows pelo Brasil. O disco de estreia do foi The Lady and the Torch (2002), seguido por A Madrigal of Sorrow (2004). O death metal único do grupo chamou atenção imediata, algo amplificado por apresentações históricas ao lado de W.A.S.P., Vader, Krisiun, Sepultura, Nevermore e Blaze, entre outros.
Seguiram na estrada e lançaram outra expressiva obra, Biomechanical (2006), até que abruptamente – ao menos para os fãs – encerraram as atividades. Como nenhuma dor é eterna, o álbum Descrítica Patológica, gravado em 2008, finalmente viu a luz do dia em 2012, marcando o retorno da banda. Na sequência, vieram Vermina Audioclastia Póstuma (2015) e Entropia Humana Final (2017), que deu um passo adiante no som agressivo e único, alicerçado por letras de rara destreza, relatando tragédias humanas, como “Inanição”, que trata do Holodomor, o genocídio ucraniano. O último capítulo dessa jornada, até agora, é Léxico Reflexivo Umbral.
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Com riffs marcantes e letra sobre relacionamento, She is Dead lança novo single “All the monsters”
Gravada e produzida por Luiz Orta a nova faixa do She is Dead, “All the monsters” traz referências do rock alternativo dos anos 90, em bandas como Pixies e Dinosaur Jr. Com refrão marcante e ritmo empolgante a música descreve o início de mais um relacionamento, no melhor estilo montanha russa, divertida e cheia de altos e baixos. O lançamento marca o retorno de Alessandro Santiago as baquetas completando o time com Mau Carlakoski nos vocais e guitarra e Kim Tonietto no baixo”
A banda formada anuncia o lançamento do álbum All the Monsters para o segundo semestre de 2023. O material gravado e produzido por Luiz Orta trará 12 músicas inéditas com referências que vão de Pixies a Melvins, com seu dirty rock na sua melhor forma e com muitas histórias ainda para contar. “All the monsters“.