Ace Frehley – Space Invader [2014]

Ace Frehley – Space Invader [2014]

Por Davi Pascale 

Depois de passar 5 anos sem lançar um novo disco, Ace Frehley retornava com Space Invader. Ace nunca foi amigo de inovações, nem mesmo nos tempos do Kiss. O cara era contra o audacioso projeto Music From The Elder, era contra a sofisticação de Destroyer. Esse é um dos motivos que levou muitos fãs do Kiss à idolatrarem Ace. Sempre que se ouvia falar em seu nome, sabia que viria um álbum de rock n roll com guitarras falando alto, com arranjos na cara. Por isso que muitos têm seu álbum solo de 78 como o preferido entre os 4. Aqui, o rapaz seguiu à risca sua ideologia. Entregou um álbum de rock n roll honesto, sem querer reinventar a roda.

Sendo assim, não espere por modernidades. Você não ouvirá scratches, raps, nem barulhinhos que parecem terem saído de um joguinho de videogame. O único barulho que você ouvirá aqui é o de um grupo de rock n roll. O CD começa forte com “Space Invader”, o single “Gimme a Feelin´” e “I Wanna Hold You” com ótimos riffs e linhas vocais absolutamente memoráveis. Frehley nunca foi um Robert Plant, nem um Sammy Hagar, mas nunca se inibiu com isso. Ele vai lá, canta do jeito dele e dane-se, assim como acontece com Keith Richards. E seus fãs amam. Para o bem ou para o mal, suas linhas vocais tornaram-se características. Ouvir canções como “Shock Me” ou “Rip It Out” sem sua voz, não tem o mesmo impacto, não tem o mesmo charme. Ele sabe disso e não inventa moda. Entrega exatamente o que sempre entregou desde a década de 70.

Já faz um tempo que o músico está reconstruindo sua vida. Depois de chegar perto da morte diversas vezes ao longo dos anos por conta de seus vícios, o guitarrista resolveu abandonar o álcool e as drogas há 17 anos. Pelo menos, é o que músico afirma publicamente. Infelizmente, algumas apresentações recentes do músico me fazem questionar isso, espero estar errado. De todo modo, algumas letras desse trabalho abordavam essa mudança. “Change” fala sobre manter seus pés no chão e não se deixar guiar por um mundo de fantasias. “Toys” sobre se divertir, aproveitando a beleza da vida a partir de atitudes simples. “Immortal Pleasures” é quase uma reflexão sobre sua trajetória. Outro momento pessoal é “Past The Milky Way”, composta em homenagem à sua então noiva, Rachael Gordon.

 

acefrehleylive2013
Músico retorna com álbum honesto e deve agradar os fãs

 

Quando lançou esse disco, Ace Frehley vinha trocando farpas na imprensa com seus ex-colegas de banda, Paul Stanley e Gene Simmons por conta do Rock n Roll Hall of Fame. Os músicos decidiram não tocar no evento depois que a produção exigiu que se apresentassem com a formação original. Decisão que deixou Ace e Peter malucos. Depois voltou a fazer o mesmo quando foi anunciada a turnê de despedida. Sempre que isso ocorre, começa a infame disputa sobre quem se saiu melhor: o Kiss ou o Ace. Uma discussão desnecessária, na minha visão. Ninguém vai apagar a trajetória do Kiss, nem a influência de Ace Frehley e vida que segue. Os fãs dos mascarados, aliás, devem ter delirado com “What Every Girl Wants”. Não somente por seu arranjo, mas também por sua letra falando sobre farrear com garotas, no melhor estilo Gene Simmons.

Fora essa canção, acredito que a capa e o título do álbum sejam uma indireta à sua ex-banda. A capa mostra um desenho de Ace saindo de um foguete tocando sua guitarra. Ele foi o criador da figura spaceman. Seria uma provocação? Um modo de dizer que o esse álbum representa o retorno do verdadeiro spaceman? Acredito que sim, afinal seu trabalho seguinte recebeu o sugestivo nome de… “Spaceman”!! E ele e Tommy Thayer, como sabemos, não se bicam.

O final do álbum não poderia ser diferente. Encerra-se com uma faixa instrumental, “Starship”. Ou seja, o mesmo tipo de encerramento do álbum solo de 78, do álbum de estreia do Frehley’s Comet e do Trouble Walkin’. Mais típico, impossível. Space Invader chegou ao mercado há 10 anos e, desde então, Ace vem mantendo uma certa consistência em seus lançamentos. Sempre mantendo o espírito rocker contagiante e despojado. Seus fãs agradecem…

Track list:

1.  Space Invader
2. Gimme a Feelin’
3. I Wanna Hold You
4. Change
5. Toys
6. Immortal Pleasures
7. Inside the Vortex
8. What Every Girl Wants
9. Past the Milky Way
10. Reckless
11. The Joker
12. Starship

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.