Clássicos E Achados: Erasure – ABBA-esque [1992]
Por Mairon Machado
Os britânicos Andy Bell (vocais) e Vince Clarke (sintetizadores) são conhecidos pelo seu enorme sucesso através do Erasure, banda que no final dos anos 80, início dos anos 90, tornaram-se gigantes do Synthpop através de mega-sucessos como “A Little Respect”, “Star”, “Blue Savannah”, “Oh L’Amour”, “Stop!”, “Victim of Love”, entre outros. Uma das grandes inspirações para o duo foi o grupo sueco ABBA (Agnetha Faltskog, Björn Ulvaeus, Benny Anderson e Anni-Frid Lyngstad), os quais constantemente apareciam em versões covers nas apresentações da banda, sendo que logo no primeiro single do grupo, “Oh L’Amour” (1986), o Erasure já traz uma versão para “Gimme! Gimme! Gimme! (A Man After Midnight)” no lado B da bolacha de 12″ (e em edições posteriores em CD). O sucesso e retorno que os fãs davam a esses covers levaram Andy e Vince a pensar em algo maior, e assim nasce o álbum aqui resenhado hoje.
Inicialmente planejado para ser lançado como um disco completo de tributo ao ABBA, ABBA-esque acabou saindo como EP em primeiro de junho de 1992, e logo o disquinho acabou se tornando o primeiro e único EP do duo a ser número 1 na terra Natal dos rapazes, onde permaneceu por cinco semanas consecutivas, assim como também foi o mais vendido na Áustria, Dinamarca, Finlândia, Grécia, Irlanda e Suécia.
As vocalizações de Andy apresentam “Lay All Your Love On Me”, faixa que foi regravada até pelo Helloween (!), e que aqui, ganha toda uma camada de sintetizadores tipicamente Erasure. O cidadão que desconhece ABBA certamente irá pensar que é uma canção original do duo. Vince puxa o riffzão de “S. O. S.”, com uma interpretação fiel de Andy para as doloridas falas de Agnetha na versão original. Toda a linha vocal é mantida, assim como as notas centrais deste clássico também se fazem presentes, porém através dos sintetizadores.
Chegamos então em “Take a Chance On Me”, faixa para cima, alegre, clássico absoluto, e que ganhou um hilário video-clipe promocional no qual Andy e Vince estão travestidos de Frida e Agnetha respectivamente (falarei mais adiante sobre os vídeos que saíram daqui). A faixa por si só contém ainda a participação de MC Kinky fazendo um rap em sua parte central, é uma das melhores do EP, junto da seguinte, a inesperada “Voulez Vous”. Os sintetizadores trazendo a fabulosa introdução desta pérola já são um grande atrativo. A partir do momento que Andy começa a entoar uma das letras mais audaciosas de Björn Ulvaes, a casa vem abaixo. Como o ABBA sabia compor faixas absolutamente fantásticas, e que felicidade de ver o Erasure adaptar algo tão grandioso para o seu estilo, sem perder a grandiosidade.
As quatro faixas ganharam clipes promocionais, lançados no VHS ABBA-esque. “Lay All Your Love On Me” faz uma mistura de Bela Adormecida e Chapeuzinho Vermelho na qual a primeira é socorrida graças a uma ligação da segunda para Andy e Vince, que com motos voadoras (isso funcionava nos anos 90 como legal?), chegam até a floresta e, com um beijo de amor, Andy acorda e salva a Bela Adormecida. Em “S. O. S.”, Andy surge executando tarefas diárias de um dono-de-casa (cozinhar, limpar, passar roupa, ir ao mercado, etc), enquanto lamenta a ausência da pessoa amada. O clipe de “Voulez Vous” tem Andy com uma roupa comum a Benny, e Vince com o famoso terno vermelho de Björn, fazendo a apresentação em um palco giratório. Simples demais para uma faixa tão boa. Por outro lado, a citada “Take a Chance On Me” é um dos melhores videos da carreira da dupla. Ver o sempre sério Vince Clarke fazendo as caras e bocas sensuais de Agnetha é de rolar de rir, e o clipe por si só resgata muito bem momentos do vídeo original dos suecos, inclusive o mural de quatro faces. Parabéns ao diretor Philippe Gautier (os demais vídeos ficaram a cargo de Jan Kounen).
Vale a pena citar que ainda em 1992, como uma espécie de “resposta” a ABBA-esque, o quarteto australiano Björn Again lançou Erasure-ish, EP que traz versões de dois sucessos do Erasure (“A Little Respect” e “Stop!”) interpretados no estilo ABBA. No mínimo curioso, e com vídeos muito interessantes.
ABBA-esque não contém nenhuma versão melhor ou igual a original, isso é fato. Posteriormente, saiu uma edição com versões Remix para as quatro faixas, obviamente chamada ABBA-esque The Remixes, e com o Erasure tendo o pseudônimo “Club” inserido ao seu nome, mas essa é somente para os fanáticos desejosos de ter tudo de seu ídolo. Caso apenas queira curtir uma honesta homenagem à uma das maiores bandas Pop da história, e feita dignamente por um dos maiores nomes do Synthpop da história, vá de cabeça nesse EP que não terá erro!
Track List
1. Lay All Your Love On Me
2. S. O. S.
3. Take A Chance On Me
4. Voulez-Vous