Notícias Da Semana {20 a 26 de Outubro}

Notícias Da Semana {20 a 26 de Outubro}

7º CaRIOca ProgFestival terá 3 edições no Rio de Janeiro e estreia em São Paulo

Chegamos a outubro, mês em que o CaRIOca ProgFestival dá início a sua 7ª edição. E desta vez, vem trazendo uma grande novidade! Além da já tradicional programação nos palcos do Rio de Janeiro, o festival chega a São Paulo. Ao todo, serão sete dias de muito rock progressivo entre o Rio, Niterói e a capital paulista. Anote as datas: 26, 30, 31 de outubro e 1, 2, 7 e 8 de novembro. A produção do festival dividiu as apresentações em quatro etapas. A primeira acontece na capital carioca, no dia 26 de outubro, na Areninha Cultural Hermeto Pascoal (Lona Cultural de Bangu). A segunda etapa, será nos dias 30 e 31, no Centro da Música Carioca, na Tijuca. Completando a terceira etapa, nos dias 1 e 2 de novembro o festival aterriza na cidade de Niterói, onde será realizada no Theatro Municipal João Caetano.

Já a quarta e última etapa acontece em São Paulo, nos dias 7 e 8 de novembro, no Teatro UNICID, no bairro da Vila Leopoldina. Entre as atrações que se apresentam nos sete dias de festival estão bandas de vários cantos do país. São elas: Ultranova; Luiz Zamith & Banda; Caravela Escarlate; Montechiari Project; Jubal Troupe; Stratus Luna, Anxtron e as bandas setentistas: Veludo; Som Nosso de Cada Dia e Patrulha do Espaço. Se consolidando como referência nacional na música progressiva, o CaRIOca ProgFestival conquistou um público fiel e alçou novos voos. Foi pensando na disseminação deste tipo de música no país, que em 2024 o festival incluiu em sua rota a cidade de São Paulo, baseado num planejamento dos curadores e produtores, Cláudio Paula e Vladimir Ribeiro.

“São Paulo é nossa primeira inserção na região. Uma cidade que possui um berço de rock progressivo e de rock’n roll muito forte. Estamos muito animados. Já no Rio de Janeiro, a nossa intenção é começar a levar o festival para o interior. Bem possível que na região serrana tenhamos uma edição lá, mas ainda não podemos divulgar. Estamos na fase de conversas e ajustes”, segundo Cláudio Paula.

Para mais informações sobre o Carioca ProgFestival.

O festival
O CaRIOca ProgFestival surgiu em 2017, com sua 1ª edição de quatro dias pautados no Centro da Música Carioca, no bairro da Tijuca, no Rio de Janeiro, com a proposta de promover um festival com bandas de rock progressivo na semana dedicada ao rock, no mês de julho. A partir de 2018, em sua 2ª edição, o festival cresceu fazendo um circuito integrado de rock progressivo, tanto em teatros públicos quanto privados, no Rio de Janeiro e em Niterói, adquirindo uma maior credibilidade no cenário cultural. Desde a primeira edição, em 2017, passaram pelos palcos culturais do CaRIOca ProgFestival bandas de vários estados do país, como Rondônia, Pará, São Paulo, Rio Grande do Sul, e do Rio de Janeiro.

Tendo em sua concepção fundamental, a disseminação deste tipo de música no país, o CaRIOca ProgFestival também busca a renovação de público, diversificando a faixa etária bem como o processo de formação de plateia para este segmento, como conta o produtor Vladimir Ribeiro. “Desde a edição de 2019, a maior de todas, já havia a certeza que era necessário expandir o festival para outras regiões e cidades, mas em seguida veio a pandemia e tivemos que adiar nossos planos por alguns anos. Nunca desanimamos e essa ideia permaneceu viva. Agora em 2024 retomamos com força total e a etapa São Paulo estreia com quatro shows incríveis. A 7ª edição ainda nem começou e já estamos preparando uma ainda maior para 2025. Aguardem”.

Ao longo das seis edições realizadas, o festival alcançou um público presente de 3.654 pessoas presentes, em teatros que variam de 150 a 400 lugares. E a expectativa para este ano é enorme. “A expectativa é grande. Estamos chamando a 7ª edição de “virada de mesa”. E a gente não para. Já para 2025, temos duas bandas confirmadas para a 8a edição: a banda Tryo (do Chile) e a banda Anjo Gabriel (de Pernambuco)”. Queremos ver o CaRIOca ProgFestival crescendo e chegando a mais pessoas e lugares”, finaliza Cláudio Paula.

Ingressos à venda aqui.


Angra anuncia clipe de “Faithless Sanctuary” em véspera de nova turnê europeia

O mais novo videoclipe do Angra será “Faithless Sanctuary”, um dos grandes destaques do mais recente e aclamado álbum, Cycles of Pain. O vídeo será disponibilizado no canal oficial da banda no YouTube dia 25 de outubro, sexta-feira, dia em que começa a segunda turnê europeia do grupo na Europa em 2024. Serão dez datas, passando por Portugal, Espanha, Suíça, França e Inglaterra. Confira as datas da turnê europeia, que terá como banda convidada (exceto em Londres) os americanos do Witherfall, uma das grandes revelações do heavy metal progressivo. Também dos EUA, a Madzilla abre a maioria das datas (exceto Toulouse e Londres).

Outubro, 25 / Lisboa, Portugal – Music Station

Outubro, 26 / Porto, Portugal – Bourbon Room

Outubro, 27 / Sevilla, Espanha – Sala Custom

Outubro, 28 / Vitoria-Gasteiz, Espanha – Urban Rock Concept

Outubro, 29 / Barcelona, Espanha – Boveda

Outubro, 31 / Rorschach, Suiça – Industrie 36

Novembro, 01 / Colmar, França – Le Grillen

Novembro, 02 / Toulouse, França – Ready for Prog Festival⁠

Novembro, 03 / Marseille, França – Cherrydon⁠

Novembro, 05 / London, Reino Unido – The Underworld

Cycles of Pain

O décimo álbum de estúdio do Angra, Cycles of Pain, foi aclamado por público e crítica como um dos grandes momentos da carreira de mais de três décadas do grupo. O trabalho traz participações especiais de artistas renomados como Amanda Somerville, Lenine, Vanessa Moreno e Juliana D’Agostini, e foi produzido, mixado e masterizado por Dennis Ward (que trabalhou nos discos clássicos Rebirth e Temple of Shadows).

Entrelaçado com o Cycles of Pain e sua respectiva turnê, está o lançamento do aguardado registro ao vivo acústico do Angra: Acoustic – Live at Opera de Arame, gravado em Curitiba em 2023, que recém chegou às lojas, em formato box com 2 CDs e DVD, e também em vinil e em formato digital. Aclamado desde os anos 1990 como um dos grandes nomes do metal brasileiro com alcance mundial, o Angra, empresariado pela Top Link Music, atualmente conta com os guitarristas Rafael Bittencourt e Marcelo Barbosa, o baixista Felipe Andreoli, o vocalista Fabio Lione e o baterista Bruno Valverde.

Confira o teaser


THE CROSS: Banda anuncia lançamento físico do aclamado EP Requiescit in Pace Frater Noster

A ESPERA ACABOU! Finalmente o aclamado EP da lenda brasileira do Doom Metal THE CROSS, intitulado Requiescit in Pace Frater Noster, ganhará seu merecido lançamento físico. O trabalho terá sua distribuição nacional feita pelo selo iHells Productions (licenciado pela Pitch Black Records) ainda neste ano de 2024 e contará com quatro faixas bônus — “Ely Tales”, “The Fever Sea”, “Within My Flesh” e “I Love Thee” —, além das participações especiais de Thomas Jensen e Brian Hansen (Saturnus), Vinícius Campos (Hate Embrace), a poeta britânica MS Moem, Daniel Fischer (Sarlic Bliss e Midnattsol) e o maestro alemão Jochen Thurn (Sarlic Bliss e Royal Chor Orchestra). Confira o vídeo de anúncio oficial, lançado recentemente.

Em outras notícias, a mais nova entrevista do THE CROSS — concedida ao portal Lucifer Rex — já está disponível. Neste bate-papo, conduzido por Robson Medeiros, o vocalista Eduardo ‘Slayer’, fala um pouco mais sobre a trajetória da banda, atuais trabalhos, turnê internacional, próximos shows, projetos futuros e MUITO MAIS. Confira agora esta entrevista completa AQUI.

O THE CROSS já está organizando sua agenda de shows para 2025 e acaba de confirmar presença em mais um evento gigante. Trata-se do ‘Sadness and Pain Festival’, que acontecerá no dia 22/03, em São Paulo/SP, e contará também com Ode Insone, Poema Arcanus (Chile), além dos dinamarqueses do Saturnus, os noruegueses do Sirenia e a lendária norte-americana Novembers Doom.

SERVIÇO:
Show: THE CROSS com Saturnus, Sirenia, Novembers Doom e mais no ‘Sadness and Pain Festival’
Local: VIP Station (@vipstationoficial)
Endereço: Rua Gibraltar, nº 346, Santo Amaro – São Paulo/SP
Data: 22/03/2025 (sábado)
Horário: 20 horas
Ingressos online e valores AQUI
Organização: @m.a.d.produtora

Por fim, a lendária trinca do Metal baiano dos anos 90 estará reunida para um show histórico neste fim de semana, e o THE CROSS já prepara um set list com o melhor do Doom Metal nacional. A banda se apresentará neste sábado (26/10/2024), ao lado de Eternal Sacrifice e Malefactor, no ‘Trevas Metal Fest’, que acontecerá no The Green House Music, em Salvador/BA, a partir das 20h. Confira abaixo o serviço completo para mais informações:

SERVIÇO:
Show: THE CROSS, Malefactor e Eternal Sacrifice no ‘Trevas Metal Fest’
Local: The Green House Music (@greenhouse.salvador)
Endereço: Rua Conselheiro Pedro Luiz, nº 369, Rio Vermelho – Salvador/BA
Data: 26/10/2024 (sábado)
Horário: 20 horas
Ingressos: R$ 50,00 (terceiro lote)
Adquira online AQUI
Organização: @trevasmetalfest

Sites relacionados:
Facebook
Instagram
Youtube
Bandcamp
Site
SFP – Press & PR


Marenna lança álbum em comemoração aos 10 anos de carreira e faz sua primeira turnê pela Europa em Novembro

A carreira artística do vocalista gaúcho Rod Marenna soma mais de 30 anos, dos quais quase dez têm sido à frente do Marenna. Até aqui, o grupo lançou dois EPs, um disco ao vivo pela Sony Music, e dois álbuns de estúdio, sendo o mais recente Voyager, de 2022, através do selo dinamarquês Lions Pride Music com quem a banda tem contrato desde 2015, mesmo ano que o Marenna foi finalista do Sweden Rock Festival Competition, um dos mais prestigiados do hard e classic rock mundial. Em termos de shows, o Marenna já visitou várias regiões do Brasil, tocou em algumas das mais importantes casas de espetáculos e apresentou-se ao lado de grandes nomes do rock mundial, dos quais, entre os mais recentes, destacam-se os shows com Eric Martin do Mr Big no Teatro Unisinos em Porto Alegre, com Geoff Tate, ex-Queensrÿche, no Tokio Marine Hall em São Paulo e o fenomenal show de abertura para o Scorpions no estádio Gigantinho na capital gaúcha.

E é justamente alguns registros ao vivo desses shows que podem ser conferidos em Ten Years After, disco que o Marenna acaba de lançar como parte das comemorações de 10 anos de carreira. “Ten Years After” reúne 10 músicas ao vivo: “Voyager”, “Never Surrender”, “Pieces Of Tomorrow”, “You Need To Believe”, “Wait”, “Out Of Line”, “Breaking The Chains”, “Getting Higher”, “Too Young To Die”, “Had Enough”, além de duas inéditas, “Runaround” e “How Long”.

Ten Years After é uma forma de celebrar e presentear os fãs com a versão atualizada da banda, com o melhor do nosso repertório ao vivo”, comenta Rod Marenna. “As duas músicas inéditas também demonstram o entrosamento do line-up atual em estúdio. É muito gratificante olhar para trás e ver tudo o que conquistamos, mesmo enfrentando desafios como a pandemia, perdas familiares, mudanças de integrantes, problemas de saúde, desastres ambientais e o adiamento da turnê na Europa. Mesmo assim, conseguimos entregar este álbum da melhor forma possível e continuar nos conectando com o público, o que faz tudo valer a pena.”

As dez faixas ao vivo foram produzidas, mixadas e masterizadas por Jonas Godoy, no Estúdio Linha Sonora, em Caxias do Sul/RS, colaborador conhecido da banda por produzir seus álbuns anteriores. Para a gravação das duas faixas inéditas, “How Long” e “Runaround”, o processo foi realizado de forma remota. Jonas Godoy foi responsável pela gravação dos vocais, enquanto as gravações de baixo e bateria foram feitas por Thiago Caurio no Black Stork Studios, em Porto Alegre. Os demais instrumentos foram gravados pela banda em seu home studio. A produção dessas duas músicas foi conduzida integralmente a distância por Henrique Canalle, que esteve à frente desde a pré-produção até a finalização da pós-produção, mixagem e masterização, realizadas em seu estúdio, em São Paulo. Henrique Canalle é um dos grandes nomes do mercado brasileiro, conhecido por trabalhar com artistas como Eric Martin, Marc Martel e Jeff Scott Soto.

Com capa desenvolvida pelo renomado João Duarte, Ten Years After foi lançado em CD pela Classic Metal e também em todas as plataformas digitais.

Ouça Ten Years After nas plataformas digitais:
Spotify
Deezer
Apple Music
Youtube

Em relação a “Ten Years After Tour”, a primeira turnê europeia que o Marenna faria em Maio e que precisou ser adiada por conta da tragédia que assolou o Rio Grande do Sul, estado natal da banda, ela já têm novas datas para acontecer no mês de Novembro.

As datas são:
MARENNA – Ten Years After – European Tour | November 2024
07/11 – Paris | France @ Les Caves Saint-Sabin
08/11 – Bree | Belgium @ Ragnarok
09/11 – Datteln | Germany @ JAM
10/11 – Amsterdam | The Netherlands @ The Cave
15/11 – Lenzburg | Switzerland @ The Met-Bar
16/11 – London | England @ Cart And Horses
A produtora Som do Darma é responsável pelo booking da turnê.

Além de Rod, o Marenna também conta com Edu Lersch na guitarra, Bife no baixo, Arthur Schavinski na bateria e Luks Diesel nos teclados.

Mais Informações:
Site
Facebook
Instagram
Youtube


Love Ghost e lenda do rock industrial Skold lançam novo single ‘Ski Mask’

O artista de rock alternativo americano Love Ghost (Finnegan Bell) e o ícone industrial sueco Tim Skold (conhecido por KMFDM e Marilyn Manson) lançaram seu terceiro single colaborativo, “Ski Mask”, sob o apelido de Love Ghost x Skold. A faixa já foi lançada pela Metropolis Records e serve como um prelúdio para seu tão aguardado álbum de estreia autointitulado, com lançamento previsto para 22 de novembro. “Ski Mask” captura uma jornada através de turbulências emocionais, confrontando temas como excesso de medicação, lutas pessoais e colapso social. Através de uma metáfora emocionante de um assalto, a música puxa os ouvintes para um mundo de introspecção assustadora e revelações perturbadoras. As letras introspectivas de Finnegan Bell são combinadas com as paisagens sonoras industriais características de Skold, criando uma experiência envolvente e corajosa.

O single se baseia na base obscura e grunge industrial estabelecida pelos lançamentos anteriores “Nightshade and Cocaine” e “Payback”, cada um adicionando profundidade à atmosfera agourenta do próximo álbum. As contribuições de Tim Skold refletem sua extensa experiência industrial, combinando a intensidade sonora que ele aprimorou com KMFDM, Marilyn Manson e Motionless in White. Seu estilo de produção sombrio e envolvente encontra as raízes do rock indie cru de Love Ghost, resultando em uma fusão única que transcende as fronteiras do gênero.

Love Ghost, liderado pelo vocalista Finnegan Bell, de Los Angeles, conquistou um nicho com um som que mistura influências grunge, rock alternativo e pós-punk com elementos modernos de darkwave e emo. Conhecido por suas colaborações inovadoras, a parceria de Bell com Skold marca um novo capítulo emocionante em sua jornada artística, trazendo uma nova vantagem ao lado mais sombrio da música alternativa. “Ski Mask” já está disponível em todas as principais plataformas de streaming. Os fãs podem esperar o lançamento completo do álbum em 22 de novembro, que promete explorar ainda mais as paisagens sonoras atraentes e temperamentais introduzidas por esses singles poderosos.

Ski Mask


Tributo ao Blind Pigs: CPM22, Rats, Supla e Meu Funeral estão entre as bandas que participam da homenagem aos punks paulistas

As comemorações das três décadas dos porcos cegos não acabam. Depois de uma turnê e dois relançamentos em vinil – Blind Pigs e Suor Cerveja e Sangue, foi a vez dos fãs ganharem um último presente: o álbum Tributo 30 anos, que reúne trinta bandas de diferentes estilos em uma homenagem recheada de versões inusitadas. “O Idiota”, um dos clássicos da banda punk rock ficou agora, eternizada na versão do Bloco 77, que já entoava a música em ritmo carnavalesco pelas ruas de São Paulo nas semanas de folia. “Fuzis e Refrões” também já era uma música ‘querida’ pelo CPM22, que agora deixa de vez a sua marca neste tributo. “Quando pintou o convite, eu já fui logo avisando que queria gravar ‘Fuzis e Refrões’, que é uma das minhas preferidas e marcou muito uma época da minha vida nos anos 90/2000”, conta Badauí, vocalista do CPM22. “A participação do CPM22, é uma extensão da nossa amizade, respeito e convivência por quase 30 anos. Fizemos muitos shows com o Blind Pigs ao longo da vida e por muitos anos chegamos até a andar juntos”, revela.

Ouça “Fuzis e Refrões” – CPM22

A politizada “La Pasionaria” deixou o discurso de lado na versão instrumental da banda de surf music Os Brutus. Já “Av. São João” ganhou a voz do Supla, ilustre morador do centro de São Paulo, que dividiu os vocais com Henrike Baliú, vocalista do Blind Pigs, na faixa produzida por Davi Pacote.

Ouça “Av. São João” – Supla feat. Henrike

O experiente Johnny Monster apresenta uma versão emocionante para a balada “Adolescência Acabou”, enquanto Teco Martins, vocalista do Rancore demonstra toda a sua ousadia em “Última Emoção”. As músicas em inglês compostas pelo Blind Pigs também estão representadas na coletânea, como é o caso de “Victory” interpretada por Deb and The Mentals. “Participar do tributo ao Blind Pigs com nossa versão de “Victory” foi uma grande honra para nós, pois nos permitiu homenagear uma das maiores influências do punk nacional, ao mesmo tempo em que trouxemos nossa própria identidade a esse clássico”, diz a vocalista Deb.

Ouça “Victory” – Deb And The Mentals

Idealizado por Felipe Snipes e com a produção executiva de Henrike Baliú, o Tributo 30 anos, já disponível nas principais plataformas digitais, tem sua versão em CD lançada pela TGR Sounds. “Quando o Snipes entrou em contato comigo para montar a coletânea, imaginei que seria algo muito bacana, mas o resultado me surpreendeu, desde a arte do W. Loud na versão física, em que o digipack imita um álbum de figurinhas dos anos 80, até as músicas. As bandas receberam carta branca para fazerem suas versões e algumas ousaram bastante. Era isso que eu esperava!”, comemora Henrike. “Vida longa aos punx!!!”, finaliza Badauí

Ouça no seu tocador preferido


Coroner: Lenda do Thrash Metal em única apresentação no Brasil

Uma das maiores referências do Thrash Metal técnico mundial, o Coroner retorna ao Brasil para um show exclusivo no dia 30 de março de 2025, domingo, no Santo Rock Bar, em Santo André/SP. Este evento, promovido pela Dark Dimensions, promete ser uma noite intensa e inesquecível para os fãs saudosistas do metal extremo. Formada em Zurique, Suíça, em 1983, a banda Coroner rapidamente se destacou pela combinação de agressividade thrash com uma abordagem técnica e progressiva única, consolidando sua reputação como uma das bandas mais inovadoras do gênero. Com álbuns clássicos como R.I.P. (1987), Punishment for Decadence (1988) e Mental Vortex (1991), o Coroner ganhou o status de “Rush do Thrash Metal” graças aos seus riffs complexos, arranjos intricados e solos técnicos.

Após um hiato iniciado em 1996, o Coroner retornou aos palcos em 2010, fazendo apresentações esporádicas ao redor do mundo e mantendo seu status cult. Atualmente, a banda é composta por Tommy Vetterli (também conhecido como Tommy T. Baron, nas guitarras, e que fez parte por alguns anos da banda Kreator), Ron Royce (vocal/baixo) e Diego Rapacchietti (bateria), e essa única – e imperdível – apresentação no país trará um setlist recheado de clássicos como “Masked Jackal”, “Reborn Through Hate”, “Die By My Hand”, “Divine Step”, “Son Of Lilith”, “Serpent Moves”, dentre outros. Com raras passagens pelo Brasil, essa será uma oportunidade imperdível para os fãs reviverem a potência sonora de uma das maiores lendas do Thrash Metal. Prepare-se para uma noite de técnica, velocidade e intensidade no Santo Rock Bar!

Não perca! Garanta já o seu ingresso

SERVIÇO: Coroner em única apresentação no Brasil
Data: 30 de Março de 2025 (Domingo)
Local: Santo Rock Bar
Endereço: Av. Firestone, 1340 – Casa Branca, Santo André – SP, 09115-390
Produção: Dark Dimensions
Assessoria de Imprensa: JZ Press
Abertura da casa: 18h
Início do show Coroner: 20h
Classificação Indicativa: +18

Sujeito a alteração no valor do ingresso conforme virada do lote.

Ingressos promocionais válidos mediante a entrega de 1 kg de alimento não-perecível na entrada do evento.

Pontos de Venda (sem taxa de serviço – pagamento em dinheiro):
Santo Rock Bar

Ou diretamente com a produtora via Pix à vista pelo WhatsApp:
11 994697487

Links Relacionados:

Instagram
Facebook


MorttFest 4ª Edição/Porto Alegre – 02/11/24

O MorttFest retorna em mais uma edição especial, comemorando os 14 anos de Mortticia e se consolidando como um dos eventos de destaque na cena rock e heavy metal de Porto Alegre. Idealizado e produzido pela banda, o festival tem como objetivo reunir e valorizar bandas parceiras que se destacam pela produção de música de alta qualidade no cenário do metal gaúcho e do sul do Brasil. Nesta edição, além da apresentação da banda anfitriã, o público terá o privilégio de assistir a shows de bandas renomadas da cena local, como Neuro Ruptura, representante do metal moderno; Boca Braba, trazendo todo o peso e presença do hardcore/crossover; e a presença especial da banda de prog power metal Vakan, diretamente de Santa Maria.

Data: 02/11 às 21h
Local: Caos – R. João Alfredo, 701 – Cidade Baixa – Porto Alegre/RS
Ingressos via Sympla


“VERSOCRÁTICO” [Deluxe Edition]

Entre contratempos, compromissos formais de um cotidiano competitivo e burocrático e a necessidade quase fisiológica de compor e se expressar através da arte musical, Gustavo Nobio sempre se mantém motivado e encontra tempo para produzir e gravar em algum estúdio. Após lançar em 2023 o EP Versocrático — que reafirma seu talento com veia crítica e narrando experiências de vida —, o cantor, compositor e rapper apresenta a edição deluxe desse mesmo trabalho. Nas cinco faixas que compõem o ótimo extended play, o artista apresenta cada rap-canção como quem relata suas impressões sobre o mundo, quase crônicas sobre vivências emocionais, sociais e culturais na região metropolitana do Rio de Janeiro. Deluxe Edition (2024) também inclui as mesmas canções em formato 8D Audio.

FAIXA A FAIXA

Em “Dialética Loquaz” expõe sua paixão pela cultura hip-hop e critica o esvaziamento poético do gênero, rimando com excelência numa base bem suingada (funky beat) parecendo um partideiro à vontade numa roda de samba. O neoclássico rhythm and blues “Mantendo A Firmeza” mostra um poeta operário sensível às dores do mundo tentando superar obstáculos impostos pelas complicadas relações humanas. E continua a luta por um lugar ao sol organizando o ritmo da sua vida em “No Drible dos Reveses”, um jazzy boom bap introduzido por lindos vocais que remetem ao scat singing. Até aqui são quase 15 minutos do brazilian flow natural em que o intérprete deixa patente suas habilidades líricas e melódicas, este ilustre desconhecido que já é verbete no Dicionário Cravo Albin da Música Popular Brasileira.

Seguindo o streaming dos nobilíssimos versos socráticos na batida do rap, o single experimental “Antagônico” (lançado em 2022) também aparece no mini álbum para comprovar a versatilidade do compositor, onde brinca com oposição de palavras e aponta certas contradições humanas numa melodia neosamba com o peso do boom bap. E o EP finaliza com a empolgante “Via Ponte Rio-Niterói (Intro-Versão)” — creditada na plataforma Bandcamp como “Que Horas São? / V.P.R.N.”. Embora não seja uma música da nova safra do rapeador fluminense, essa versão com uma introdução a cappella difere, por esse detalhe, daquela que faz parte do álbum “Sucessos Nobianos Que O Mundo Nunca Ouviu!” (2019).

FICHA TÉCNICA

Com a concepção artística e musical de Gusnob DeSaints, as faixas foram produzidas por:

• Lucas Victor Pereira do Nascimento [“Dialética Loquaz” e “Mantendo A Firmeza”, estúdio Ponto 30 Records – Niterói, RJ];
• Danilo Minarini e Gusnob DeSaints [“No Drible dos Reveses”, estúdio 360K – São Gonçalo, RJ];
• Gusnob DeSaints [“Antagônico”, estúdio Tomba Records – Niterói, RJ];
• Bruno Brecht e Gusnob DeSaints [“Via Ponte Rio-Niterói”, no Tomba Records].

Gravação, mixagem e masterização por Leandro “LD” Souza (Ponto 30 Records), Paulo Xytake (360K Estúdio) e Bruno Brecht (Tomba Records).

Todas as letras e músicas compostas por G. Nobio.

8D AUDIO

O 8D Audio combina técnicas de equalização, panorâmica e efeitos e reproduz o som além do plano horizontal, induzindo seu cérebro a pensar que você está em um espaço maior. A sensação é de que os vários elementos de uma música (vocais, melodia, harmonia, ritmo, instrumentos, etc.) vêm de direções diferentes. Obs.: É essencial o uso de headphones supra-auriculares para uma melhor imersão sonora.

DELUXE EDITION

Spotify
Deezer
Amazon Music
YouTube
YouTube Music
Tidal
Qobuz

“(…) Versocrático é um EP que pensa a rotina do brasileiro e representa o indivíduo comum, suas aflições, anseios e receios. É um trabalho que, apesar de educado, oferece opiniões fortes sobre a sociedade e seu modo de vida (…)”.

Leia mais

SOBRE O ARTISTA

Gustavo Nobio é artista e divulgador científico, graduado em Gestão Ambiental e fundador do site SenhorEco.org. Natural do Estado do Rio de Janeiro e estabelecido na cidade de Niterói desde os 10 anos de idade. Nascido em Bom Jesus do Itabapoana no dia 1º de outubro de 1975. Cantor, compositor e rapper que define suas canções como música popular brasileira transitando pelo hip hop com a vibração do afrobeat, batidas eletrônicas e a influência do jazz, da bossa nova, do samba e do rock. Inquieto e questionador desde a mais tenra idade, Nobilíssimo Gus é um artista ávido por tentar compreender a realidade que o cerca e com uma enorme necessidade de expressão no peito e na garganta, atuante no palco e no estúdio.

Começou a dar vazão às suas aspirações para a arte da música no início da década de 1990 ao compor suas primeiras letras de conteúdo ainda inócuo ou fazendo uso de um discurso meramente político-social, que com o passar do tempo adquiriram ousadia poética. Através do interesse pela escrita, estimulado pelo hábito da leitura de histórias em quadrinhos, ficção científica e romance policial, ele mergulhou de cabeça no mundo da fantasia e a partir daí deu um importante salto rumo ao universo da criação. Tornou-se o compositor e intérprete vocal que é hoje: um incisivo difusor do ritmo e poesia. Ecologista por convicção e cancionista por mera diversão, Gusnob — como também é conhecido — segue tocando em frente a cantar para viver e sonhar.

👉🏽 Visite: GustavoNobio.com
• Facebook: Gustavo Nobio
• GustavoNobio.bsky.social
• X.com/GustavoNobio
• Instagram.com/GustavoNobio
• YouTube.com/@GustavoNobio


Confira o lyric video de ‘Camisa Amarela’, single irônico do músico gaúcho Jaydson

“Se os camisas amarelas não fossem os donos das grandes gravadoras, eu acho que seria um hit em potencial”, Julia Barth (músicista e produtora cultural).

Está disponível no YouTube e no Instagram o lyric video da música ‘Camisa Amarela’, novo single de Jaydson. Lançada em 4 de outubro, a faixa do artista porto-alegrense é uma crítica cujo título faz referência a peça de vestuário sequestrada por setores políticos e tornada símbolo de ideias nada progressistas. Já o instrumental demonstra influências, principalmente, dos anos 1990, lembrando as cenas grunge e alternativa. “A gente teve um cuidado especial na produção para que a letra pudesse ser ouvida com clareza, ressaltando o tom satírico. A música é cantada na perspectiva de uma pessoa que, de fato, acredita nos absurdos que está dizendo. Foi um exercício de tentar me colocar no lugar do dito cidadão de bem”, afirma Jaydson.

Assista o vídeo com a letra aqui

Ouça ‘Camisa Amarela’ no seu player preferido clicando neste link

Siga no Instagram: @jay_jaydson

‘Camisa Amarela’ é o segundo single de Jaydson, que disponibilizou em janeiro deste ano o punk rock ‘I Don’t Wanna Die Young’ (acessível em todas as plataformas e com clipe no Youtube). Ambas as faixas fazem parte do álbum de estreia do artista, nominado “Live Fast, Die Old” e com previsão de ganhar o mundo em 2025.

Para quem quiser acompanhar a letra de ‘Camisa Amarela’, eis:

Desculpe se eu ofendi alguém

Não foi minha intenção

Tenho até amigos que são

Desculpe se eu ofendi alguém

Eu respeito a constituição e a

Liberdade de expressão

Hey

Quem me conhece sabe bem

Desculpe se eu ofendi alguém

É apenas a minha opinião

Tudo é ofensa, tudo é lacração

Antigamente não tinha isso daí

Chega de frescura, é muito mimimi

Na minha época não era assim

Hey

Quem me conhece sabe bem

Desculpe se eu ofendi alguém

Eu sou um cidadão de bem

Hoje em dia

Tá tudo muito chato

Eu não posso mais querer matar ninguém

Desculpe se eu ofendi alguém

Não foi minha intenção

Tenho até amigos que são

Hey

Quem me conhece sabe bem

Eu não faço mal a ninguém

Eu sou um cidadão de bem

Desculpe se eu ofendi alguém (8x)

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.