Steelwing: Por Que Ouvir?
Por Fernando Bueno
Várias ótimas bandas estão surgindo na Suécia nos últimos anos, e adivinhem de onde vem essa que apresentarei hoje. Se os seus conterrâneos do Enforcer seguem a linha definida pelas bandas de heavy metal oitentista sem se preocupar em ser tachado de datado, o Steelwing levanta a bandeira do heavy metal tradicional e mira o futuro. Claro que as influências vêm da mesma época, mas aqui há uma tentativa de ser moderno e essa modernidade é em um ótimo sentido.
Apesar de ter uma história curta já tiveram uma mudança em seu line up. O baixista Skürk deu lugar a Nic Savage em 2011. Alex Vega (guitarra), Oscar Åstedt (bateria) e Robby Rockbag eram companheiros de uma banda chamada Hellevator e junto a Skürk e o vocalista Riley formaram o Steelwing em 2009 e já em 2010 gravaram o álbum Lord of the Wasteland, que recebeu críticas muito positivas em todas as publicações. As comparações com o som de Iron Maiden e Judas Priest são inevitáveis, mas a banda que é citada em várias resenhas para situar o som do grupo é o Metal Church.
O Steelwing utiliza um cenário pós apocalíptico para construir a temática de suas letras como podemos ver pelas capas dos discos. Inclusive em sua página do facebook e em alguns posters de shows eles utilizam o slogan “Post-Apocalyptic Heavy Metal Assault”. O carrão a la Mad Max aparece no primeiro e um soldado, que pode muito bem ter sido inspirado por algum jogo de computador como o Starcraft, no segundo. Seu vocalista canta com uma energia impar com inspiração clara de Rob Halford e Michael Kiske. Baixo e baterias potentes, galopantes e criativos. Entretanto o destaque maior é a dupla de guitarra que faz nos lembrar logo de cara de Tipton/Downing e Murray/Smith. A sigla NWOTHM (New Wave of Traditional Heavy Metal) está sendo usada para bandas como o Steelwing para tentar englobar dezenas e dezenas de grupos que estão seguindo os caminhos trilhados pelas bandas lá do início dos anos 80.
Por onde começar?
Comecei escrevendo esse texto com o Zone of Alienation em mente para ser indicado logo de cara. Cheguei a colocar ele na minha lista de melhores de 2012. Foi o álbum que conheci a banda e comecei a gostar, mas no meio do caminho preferi indicar o debut Lord of the Wasteland. Afinal porque não começar do começo, não é mesmo? Apesar que a discografia da banda é bem curtinha, somente três discos, então certamente quem ouvir um vai ouvir os outros dois.
Steelwing
Gênero: Heavy Metal, Speed Metal
Origem: Estolcomo – Suécia
Atividade: 2009 – 2016
Discografia:
Roadkill (or Be killed) – EP (2010)
Lord of the Wasteland (2010)
Zone of Alienation (2012)
Reset, Reboot, Redeem (2015)
Para quem gosta de: Enforcer, Cauldron, White Wizzard, Holy Grail