Tesla – The Great Radio Controversy [1989]
![Tesla – The Great Radio Controversy [1989]](https://arquivos.consultoriadorock.com/content/2025/03/tesla00.jpg)
Por Daniel Benedetti
The Great Radio Controversy é o segundo álbum de estúdio da banda norte-americana Tesla, lançado originalmente em 1° de fevereiro de 1989, através do selo Geffen Records. Mechanical Resonance, álbum de estreia da banda, foi lançado em dezembro de 1986, vendendo mais de 1 milhão de cópias nos Estados Unidos, muito graças às canções “Modern Day Cowboy” e “Little Suzi”, as quais tiveram boa circulação nas rádios especializadas em Rock e ajudaram na divulgação do trabalho. Há que se lembrar também que no ano de seu lançamento, 1986, o Glam Metal estava no auge nos Estados Unidos, fato que ajudou na popularização de Mechanical Resonance, embora este não se enquadre exatamente no estilo.
O sucesso do disco permitiu ao Tesla entrar em turnê como show de abertura para o Def Leppard, grupo que era um dos grandes nomes do Hard Rock nos anos oitenta. Nos primeiros dias de sua carreira, o Tesla tocou com gente como David Lee Roth, Alice Cooper e Poison, o que resultou na banda sendo categorizada como pertencente à cena de glam metal. Entretanto, os membros do Tesla se ressentiram dessa rotulação naquela época. Atualmente, a banda, de acordo com Troy Luccketta, não se importa em ser rotulado como parte daquela cena.

O título do disco foi retirado da controvérsia sobre a identidade do inventor do rádio. É postulado que o engenheiro sérvio Nikola Tesla (que dá nome à banda) é o verdadeiro inventor do rádio, enquanto o italiano Guglielmo Marconi levou o crédito e é amplamente considerado como tendo inventado o equipamento. O encarte do disco original conta essa história.A produção ficou a cargo do produtor Steve Thompson (Guns N’ Roses e Madonna, entre outros) e de Michael Barbiero, que foi o produtor do primeiro trabalho da banda. O Tesla era composto por Jeff Keith nos vocais, Tommy Skeoch e Frank Hannon nas guitarras, Brian Wheat no baixo e Troy Luccketta na bateria.
“Hang Tough” abre o disco com potência e com peso. “Lady Luck” é mais convencional, bem na linha do Glam Metal oitentista. “Heaven’s Trail (No Way Out)” é mais cadenciada e com toque bluesy. “Be a Man” é um Hard oitentista padrão, com bons vocais de Keith. “Lazy Days, Crazy Nights” tem uma pegada mais Mötley Crüe, o que é um ótimo sinal. “Did It for the Money” é também uma canção mais padrão, seguindo o mesmo ritmo do álbum.“Yesterdaze Gone” é bem mais rápida e mais acelerada, sendo uma das melhores do disco.

“Makin’ Magic” possui um bom refrão e uma curiosa alternância de momentos. “The Way It Is” é uma balada eficiente, com a roupagem daquela época. “Flight to Nowhere” segue o Glam Metal oitentista. “Love Song” é uma canção assinatura da banda, uma balada com classe. “Paradise” é mais uma balada, mas penso que esta é mais pálida. “Party’s Over” encerra o álbum com mais peso e mais agressividade. Embora a banda rejeitasse o rótulo Glam Metal, reflito que é impossível de se fugir dele para se definir a sonoridade do disco. Claro, o Tesla não faz o Glam Metal suave padrão de bandas como o Poison, mas traz uma musicalidade que não é tão diferente assim de bandas como o Cinderella, por exemplo. E nisto há ótimas canções como “Heaven’s Trail (No Way Out)” ou “Lazy Days, Crazy Nights”. Claro, a música de maior sucesso do disco é mesmo “Love Song”, uma balada de bom gosto que oscila entre leveza e mais intensidade. Um problema de The Great Radio Controversy é o excesso de canções e sua longa duração, que trazem uma certa saturação.

Muito graças ao enorme sucesso de “Love Song”, o disco acabou indo muito bem, atingindo a 18ª colocação da principal parada norte-americana, a Billboard 200. Ainda beliscou o 34º lugar da parada britânica. Em 1990, o Tesla lançou Five Man Acoustical Jam, um álbum ao vivo com versões acústicas de sucessos como “Comin’ Atcha Live”, “Gettin’ Better”, “Modern Day Cowboy” e “Love Song”. O álbum também apresentou uma série de covers, mais notavelmente uma versão de “Signs”, um sucesso da Five Man Electrical Band. Em 1991, a banda lançou seu terceiro álbum de estúdio, Psychotic Supper.
A revista Rolling Stone coloca o disco na 11ª posição da sua lista 50 Greatest Hair Metal Albums of All Time, em 2015. O L.A. Weekly coloca o álbum na 18ª posição da lista de Chuck Klosterman, Favorite Hair Metal Albums, de 2011. O crítico Martin Popoff põe o trabalho no 415º lugar do seu The Top 500 Heavy Metal Albums of All Time. Segundo algumas estimativas, The Great Radio Controversy ultrapassa a casa de 2 milhões de cópias vendidas apenas nos Estados Unidos.

Faixas
01. Hang Tough
02. Lady Luck
03. Heaven’s Trail (No Way Out)
04. Be a Man
05. Lazy Days, Crazy Nights
06. Did It for the Money
07. Yesterdaze Gone
08. Makin’ Magic
09. The Way It Is
10. Flight to Nowhere
11. Love Song
12. Paradise
13. Party’s Over