Discografias Comentadas: Camel [Parte IV]
![Discografias Comentadas: Camel [Parte IV]](https://arquivos.consultoriadorock.com/content/2025/04/camel.jpg)
Por Marcello Zapelini
Após três partes, hoje encerro a Discografia do Camel com uma espécie de “bônus tracks”. Assim, como bônus, apresenta-se aqui os lançamentos ao vivo dos arquivos do grupo, bem como as principais coletâneas lançadas para cobrir a história do grupo ao longo desses mais de 50 anos.
Álbuns ao vivo lançados dos arquivos:
Camel On The Road 1972 [1992]
Gravado antes mesmo de a banda ter lançado seu primeiro álbum, este álbum apresenta quatro faixas (“Six Ate”, do primeiro disco, “Lady Fantasy” e “White Rider”, do segundo, e “God of Light Revisited”, do primeiro disco solo de Pete) em cerca de 45 minutos, e apesar de não ter uma qualidade sonora das melhores, é bem válido para compreender melhor a evolução da banda antes de seu primeiro LP. Andrew Latimer selecionou o tape em sua coleção por afirmar que ele bem definia o espírito da banda na época. A série On the Road foi lançada pela Camel Productions, garantindo que a maior parte da receita de vendas fosse para os músicos e compositores.
Lineup: Andrew Latimer (guitarra, flauta e vocal)/Pete Bardens (teclados e vocal)/Andy Ward (bateria)/Doug Ferguson (baixo e vocal)
Camel On The Road 1982 [1994]
Gravado ao vivo na Holanda durante a turnê de lançamento de The Single Factor– que também funcionou como uma comemoração do décimo aniversário do grupo– e lançado pela própria banda como segundo volume da série On the Road. Único álbum do Camel a contar com um segundo guitarrista (The Single Factor traz Anthony Phillips, mas ele tocou mais teclado do que guitarra), esse disco não goza de boa fama junto aos fãs do grupo, com um repertório concentrado nos anos 1979-82. Entretanto, a qualidade sonora é boa, e os músicos estão em forma e a versão de “Never Let Go” que o encerra é excelente. Não é a primeira escolha de ninguém para introduzir o Camel a quem não o conheça, mas ao cobrir um período complicado da banda (Ward estava definitivamente fora), permite ao fã ter um panorama mais completo do grupo.
Lineup: Andrew Latimer (guitarra, teclados e vocal)/David Paton (baixo e vocal)/Chris Rainbow (vocal)/Kit Watkins (teclados)/Stuart Tosh (bateria)/Andy Dalby (guitarra)
Camel On The Road 1981 [1997]
Gravado ao vivo pela BBC durante a turnê do lançamento de Nude, e último volume lançado pela banda na série On the Road. Único registro ao vivo oficial da banda com o ex-Caravan Jan Schelhaas contribuindo nos teclados, e último álbum a contar com a participação de Andy Ward. Posteriormente, as dez músicas que compunham “Nude Medley” foram incluídas no relançamento do CD de Nude; não consegui descobrir o motivo para o álbum apresentar todas as músicas do disco de estúdio, que era apresentado na íntegra na turnê. Atualmente, está disponível novamente à venda, mas uma versão mais completa, com duas músicas a mais que o lançamento original, foi incluída em Air Born.
Lineup: Andy Latimer (guitarra e vocal)/Colin Bass (baixo e vocal)/Andy Ward (bateria)/Kit Watkins (teclados e flauta)/Jan Schelhaas (teclados)
’73 – ’75 Gods Of Light [2000]
Compilação de gravações ao vivo com qualidade sonora meio fraca, mas válida para os fãs da primeira formação do grupo inglês, pois oficializa material que se encontrava quase que só em discos piratas. “God of Light” é extraída do álbum ao vivo Greasy Truckers Live at Dingwall’s Dance Hall, gravado em 1973 e lançado em 1974, contendo músicas de várias bandas. “White Rider”, “Lady Fantasy” e “Arubaluba” foram gravadas para a BBC em 1974, e “Excerpts from the Snow Goose” também deriva de um show para a BBC em 1975. Hoje em dia essas músicas estão todas disponíveis nos vários discos ao vivo incluídos em Air Born.
Lineup: Andrew Latimer: (guitarra, flauta e vocal)/Pete Bardens (teclados e vocal)/Andy Ward (bateria)/Doug Ferguson (baixo)
Coletâneas importantes:
Chameleon [1981]
Primeira coletânea da banda, abrangendo uma seleção de músicas dos álbuns até Nude. Embora seja muito criticada pela seleção de músicas, hoje em dia é uma raridade e vale uma boa nota no mercado de segunda mão. A capa original do LP trazia um camaleão em relevo e o encarte era muito bem cuidado e informativo. Pode ser obtida em CD japonês, mas custa uma fortuna e há coletâneas melhores para quem está à procura de uma antologia.
Echoes [1993]
Lançada dentro da série Chronicles, da década de 90, foi por muito tempo a melhor e mais completa antologia da banda na primeira etapa de sua carreira (1973-1985), encerrada com Pressure Points Live in Concert. CD duplo com luva, peca pela arte de capa retirada de Rain Dances, o que ficou um tanto pobre (mas o livreto é bom). Essa coletânea é uma boa “porta de entrada” para o universo do Camel, mas seria superada alguns anos depois
Lunar Sea [2001]
Cobrindo o mesmo período que Echoes, que já estava fora de catálogo, Lunar Sea repete apenas algumas das músicas da outra coletânea mencionada nesta seção, fazendo com que a preferência por uma ou outra seja meio difícil de estabelecer! A capa traz o quarteto original à frente do Hammersmith Odeon e um selo que a proclama como a antologia definitiva do grupo. Como quase sempre acontece nesses casos, não era…
Rainbow’s End – An Anthology 1973-1985 [2010]
Se você está atrás de uma coletânea do Camel e o orçamento permitir, esta box set com 4 CDs é a melhor e mais abrangente de todas as antologias disponíveis da banda. Com 58 faixas e mais de cinco horas de música, ela é mais longa do que Echoes e Lunar Sea juntas, e ainda capricha bastante na seleção de versões ao vivo (hoje disponíveis em Air Born). Entretanto, para quem tem todos os discos originais, as raridades são poucas. E infelizmente o formato da caixa é daqueles que empilha os CDs, fazendo com que se tenha que ter bastante cuidado para não os danificar ao tirar os discos para ouvir.
Air Born – The MCA & Decca Years 1973-1984 [2023]
A melhor antologia que se poderia lançar do Camel– que conseguiu reunir quase tudo que a banda tinha lançado e mais algumas raridades. Com 27 CDs e 5 Blu-Rays (três de áudio e 2 de vídeo), Air Born é para o completista que deseja ter tudo que o grupo lançou na sua primeira década de existência. Para quem tinha a coleção completa, o grande atrativo é a qualidade sonora superior, pois há poucas novidades de estúdio, ficando o melhor no quesito “raridades” para os shows completos do período 1974-77 (dos quais somente trechos estavam disponíveis), e cinco álbuns originais em versões remixadas exclusivas, além de esses mesmos discos em versão 5.1 em três Blu-Rays. Os Blu-Rays de vídeo são muito interessantes, um deles compilando apresentações na TV inglesa entre 1973 e 1981 e o outro trazendo Pressure Points completo. O livreto em capa dura também é muito bonito, com um bom texto descrevendo a história da banda, muitas fotos e a arte de capa dos LPs originais. Um grande senão: as músicas não têm autores identificados! Air Born, do período citado, só não traz o volume de 1982 da série On the Road– afinal, o primeiro volume, dedicado ao show de 1972, está fora do período coberto.