Anthrax – We’ve Come for You All [2003]
![Anthrax – We’ve Come for You All [2003]](https://arquivos.consultoriadorock.com/content/2015/09/Weve-Come-for-you-all-600x600.jpg)
Por André Kaminski
Banda que dispensa maiores apresentações e que já foi dissecada pelo Pablo Ribeiro nesta discografia comentada, o Anthrax nos brinda com um Thrash Metal de alta qualidade há mais de trinta anos. Caracterizada pelas suas constantes mudanças de formação, o Anthrax talvez seja uma das poucas bandas que conseguiram manter uma boa regularidade em sua discografia mesmo com este troca-troca de integrantes.
Porém, mesmo esta regularidade por vezes é abalada por um lançamento que não foi bem sucedido comercialmente, caso de Volume 8 – The Threat is Real (1998), que apesar de ser um bom disco, foi mal divulgado e apanhou bastante dos críticos da época. Apesar do álbum não ser de puro thrash como a banda soava nos anos 1980, ainda assim We’ve Come For You All, seu nono disco de estúdio, soa mais pesado que o anterior e com a ótima recepção recebida, a banda volta a ser destaque nos círculos do Heavy Metal em todo o mundo. Gravaram o álbum John Bush (vocais), Scott Ian (guitarra, vocais de apoio), o estreante Rob Caggiano (guitarra), Frank Bello (baixo) e Charlie Benante (bateria, guitarra e violão).

O disco começa com uma curta instrumental chamada “Contact”, com um início acústico logo seguido do peso característico do Anthrax. Não demora muito e os riffs de Scott Ian e a bateria ultraveloz de Benante dão o tom de “What Doesn’t Die”. O Anthrax aposta em uma espécie de Heavy Metal mais moderno, na linha que o Metallica fez com Death Magnetic (2008). Em “Superhero”, a banda faz uma crítica aos indivíduos que esperam por salvadores ao invés de procurar resolver seus próprios problemas. Uma forte parede de guitarras dá o tom da música junto aos vocais berrados de Bush.
Sem dar descanso na porradaria, “Refuse to Be Denied” apresenta críticas ao modo americano de liberdade com direito a gritos de Anthony Martini como pano de fundo. Surpreendentemente, “Safe Home” me doeu porque a banda soa totalmente descaracterizada aqui, parecendo que fizeram um cover de alguma faixa pouco conhecida do Alter Bridge. Ainda bem que apenas esta música é ruim neste álbum, já que “Any Place But Here” dá aquela injeção de ânimo aos ouvidos. Riffs bem colocados, o baixo de Frank Bello pulsando forte e a voz de John Bush passando uma espécie de desespero muito bem vindo. “Nobody Knows Anything” é outra boa canção onde Charlie Benante se destaca em suas batidas e viradas velozes. Queria muito ver esta música ao vivo apenas para conferir seu desempenho.

“Strap It On” é uma espécie de homenagem à música dos anos entre 1975-1979 e 1985-1989 sendo a primeira com a participação do falecido Dimebag Darrell palhetando por aqui. “Black Dahlia” relembra o velho Anthrax oitentista sendo a mais thrash do álbum. E então, o retorno de Dimebag em mais uma música panterística com “Cadillac Rock Box” soando mais como uma faixa hard rock banhada em riffs do metal clássico.
Você consegue imaginar Roger Daltrey do The Who cantando uma música pesada ao nível de sempre do Anthrax? Nunca imaginei, mas “Taking the Music Back” transforma isto em realidade e de forma muito bem feita. Depois da curta “Crash” em que Frank Bello faz uma pequena participação como cantor, “Think About an End” é mais uma faixa de questionamento religioso que o Anthrax sempre acrescenta em todos os seus discos. Até demorou um pouco para este tipo de temática aparecer. Encerra-se com “W.C.F.Y.A.”, uma música de tempo médio com uma cozinha interessante de baixo e bateria, dando um ritmo até meio robótico a um som reto e preciso. Não sei como descrever, só ouvindo para conferir. Embora rotineiramente fosse questionado a respeito dos vocais de John Bush deixarem a banda menos “thrash” se comparado à fase Belladonna, é inegável que o Anthrax mandou muito bem nesse disco.
Tracklist
1. Contact
2. What Doesn’t Die
3. Superhero
4. Refuse to Be Denied
5. Safe Home
6. Any Place But Here
7. Nobody Knows Anything
8. Strap It On
9. Black Dahlia
10. Cadillac Rock Box
11. Taking the Music Back
12. Crash
13. Think About an End
14. W.C.F.Y.A.