Notícias da Semana {11 a 17 de outubro}
A Banda Que Nunca Existiu convida Pedro Mariano
A Banda Que Nunca Existiu (ABQNE) está reunindo grandes nomes da música para dar voz ao seu álbum de estreia, com repertório inédito dos compositores Humberto Lyra e Luiz Pissutto. O primeiro single, “Só Uma Vez”, chegou nas plataformas digitais em julho trazendo no vocal o guitarrista gaúcho Augusto Licks (ex- Engenheiros do Hawaii), que ainda encorpou o arranjo com suas guitarras em overdub. Agora, A Banda Que Nunca Existiu recebe Pedro Mariano, um dos grandes intérpretes de sua geração, para cantar a romântica “Essa Canção”, que chegou no dia 01 de outubro nos aplicativos de música e em seguida estreou o clipe no youtube. “Participar de um projeto repleto de canções inéditas é tudo o que um intérprete pode querer, pois a vida do intérprete é garimpar composições. Quando esse mesmo projeto reflete todo o amor que seu autor tem pela música e tudo o que ela representa, as coisas ficam ainda mais especiais. Fiquei muito feliz com o convite”, comenta Pedro Mariano.
A vida era outra no início dos anos 90, quando Lyra escreveu “Essa Canção” pouco antes de conhecer outro adolescente, Pissuto, com quem idealizou A Banda Que Nunca Existiu naquele começo de década. O repertório autoral e a ideia do projeto começaram a ganhar nova forma em 2015, quando Lyra reencontrou numa faxina seu caderno repleto de letras manuscritas. “Como regra, deixamos nossos textos e canções na nuvem com livre acesso e transição entre nós, assim cada um pode trabalhar no seu tempo. Era domingo e Pissuto, procurando uma letra para levar pro estúdio, redescobriu ‘Essa Canção’”, conta Lyra. Simples e romântica, a letra foi atualizada e a canção evoluiu. Como relembra Pissuto, “ficou apenas uma lembrança, uma saudade gostosa, e no estúdio o som ficou retrô. Já no meio da madrugada Fernando Nunes gravou o baixo com uma flanela para dar o efeito grave e retrô. A linha de metais trouxe um ar ainda mais elegante, uma ideia do Tiquinho (trombone), que gentilmente se ofereceu para arranjar os metais dessa canção. E é claro que não poderia ter um intérprete melhor para ‘Essa Canção’ do que o Pedro Mariano. Ele é impressionante, gravou a canção em apenas quatro takes”. A gravação ainda tem Tuco Marcondes na guitarra, Adriano Magoo nos teclados, Kuki Storlaski na bateria, James Müller na percussão, Hugo Hori na flauta e Paulinho Viveiro no trompete e horn.
Gravado em grande parte no estúdio NaCena, de João Marcelo Bôscoli, e programado para lançamento no início de 2021, o primeiro álbum da ABQNE reunirá nomes como Augusto Licks, Pedro Mariano, André Abujamra, Luana Camarah, Projeto Chumbo, Paulinho Moska e Zeca Baleiro, padrinho do projeto que tem uma causa social: parte da renda será revertida para uma instituição destinada a pessoas com câncer, em memória às mães dos compositores.
Ouça “Essa Canção” aqui
[letra]
ESSA CANÇÃO (H. Lyra / L. Pissutto)
Daquela carta que te eu mandei
Ainda guardo a resposta
Aquele aceno que eu te dei
Eu vi você virando as costas
Por que? Eu não sei explicar bem o porquê
Mas o jogo virou
E minha amiga você virou
Aquilo que se sente
Que se sente quando toca
Quando toca essa canção
Aquela carta que te mandei
Ainda guardo a resposta
Aquele beijo que eu não te dei
Só vi você fechando a porta
Por que? Eu não sei explicar bem o por quê?
Mas o jogo virou
E minha amiga você virou
Aquilo que se sente
Diferente
Quando toca essa canção
E me toca o coração
[ficha técnica]
Voz: Pedro Mariano
Baixo: Fernando Nunes
Guitarra: Tuco Marcondes
Teclados: Adriano Magoo
Bateria: Kuki Storlaski
Percussao: James Muller
Trompete e Horn: Paulinho Viveiro
Flauta: Hugo Hori
Arranjo de Metais: Tiquinho
Assista Essa Canção, Pedro Mariano
Clipe
Assista Só Uma Vez, com Augusto Licks
Clipe
Making of
João Pedro Cé (Trabalhos Espaciais Manuais, Pretagô) lança clipe de FACEIRA
No último dia 12, foi lançado o single e clipe de “Faceira”, faixa de abertura do primeiro trabalho solo de João Pedro Cé. O EP Berço será lançado no domingo, dia 18. O videoclipe foi dirigido, roteirizado e editado por Cleverton Borges. Direção de fotografia de Alisson Batista. Produção de Manuela Miranda. No elenco as poderosíssimas: Camila Fação e seu filho Joaquim, Fernanda Fiuza e Ariele Rodrigues.
PARA ASSISTIR E OUVIR
“Ás vezes temos uma tendência a achar que sofrer é mais sério e profundo do que rir, que aprendemos mais com o sofrimento. A ideia de penitência como caminho à redenção é uma narrativa cristã, muito utilizada para oprimir. Sentimentos e emoções são efêmeros, não precisam de rotulação”. Texto da faixa “Faceira”. Toda a parte técnica de gravação, edição e captação foi realizada individualmente pelo artista. João Pedro Cé é um guitarrista, compositor e produtor musical reconhecido na cena cultural independente de Porto Alegre por seus projetos junto à banda Trabalhos Espaciais Manuais e ao grupo de teatro Pretagô. Em Berço, seu primeiro trabalho solo, o artista reúne composições instrumentais em franco flerte com o estilo spoken words, frutos de um exercício de escuta aberta às intimidades e suas conexões com questões sociais reiteradas e urgentes.
Vídeo realizado com recursos do PRÓ-CULTURA RS FAC- Fundo de Apoio à Cultura por meio do Edital N°01/2020 FAC DIGITAL RS.
AVENTHUR: confira vocal cover da banda norueguesa Leprous
A AVENTHUR disponibilizou no seu perfil do Instagram, o vocal cover da faixa “Below” da banda norueguesa de Progressive Metal, Leprous. Em paralelo, a banda lançou no seu canal oficial do YouTube no último sábado, dia 03 de outubro, o lyric vídeo do seu mais novo single, intitulado “Black River”. A faixa também pode ser conferida nas principais plataformas mundiais através da parceria com a CD-Baby. O material audiovisual foi elaborado pelo designer Rômulo Dias (RDD Artwork, MS Metal Agency Brasil).
Links relacionados:
Aline Happ lança tributo em homenagem a Eddie Van Halen
A cantora e compositora Aline Happ, conhecida por seu trabalho a frente do Lyria, lança em seu canal no YouTube tributo ao Eddie Van Halen, com a canção “Little Dreamer”. O guitarrista que nos deixou no início de outubro por decorrência do câncer, será sempre lembrado como um ícone do rock, tornando-se inspiração para muitos músicos. A versão que une influências do folk e da música celta, traz simbolismos sobre seguir seus sonhos. “Queria fazer uma homenagem ao Eddie Van Halen e essa música é cheia de significado. Apesar de não ser tão conhecida quanto outras, gosto muito da mensagem que Eddie nos passa: nunca pare de sonhar, não importa o que os outros pensem ou que tentem te ridicularizar, você pode realizar seus sonhos com muita perseverança e trabalho.”, revela Aline Happ, vocalista.
A temática do sonho é recorrente no vídeo, seja pelas crianças ou pelos objetos os quais elas interagem. Os brinquedos de madeira, as ferramentas, o bolo e a plantação de sementes em vasos. Todas estas imagens recorrem ao subtexto de que é preciso paciência e trabalho para a realização de nossos desejos mais íntimos. “As crianças simbolizam o desenvolvimento de um sonho, do meu sonho, nesse caso, do pequeno sonhador (nome da canção). O bolo, por exemplo, necessita dos ingredientes certos, de seguir um plano, uma receita, precisa esperar o tempo certo para que ele cresça e você possa enfim saboreá-lo. Todos estes elementos simbolizam nossos sonhos e conquistas, pois primeiro você sonha, imagina e começa então a tomar as atitudes para que aquilo dê certo.”, analisa Aline.
A simbologia também continua em relação ao arco-íris, que traz a ideia de alcançar o que, ao olhar alheio, parece impossível. Aline Happ conta que com perseverança e dedicação é possível transformar os sonhos em realidade: “Todos nós já fomos pequenos sonhadores, por isso nunca podemos deixar aquela criança interior desaparecer, nunca podemos deixar de sonhar.”, aconselha. Outra referência importante no clipe é a borboleta e o coelho, enquanto o primeiro representa a mudança em seu estado máximo, o segundo traz a ideia de astúcia e inteligência: “Com tempo e esforço é possível se tornar uma borboleta! Os sonhos são assim, as pessoas podem te desacreditar, te desencorajar, mas você precisa levantar a cabeça e seguir seu coração. O coelho, apesar de pequeno, usa de sua astúcia para triunfar perante às adversidades e desafios.”, finaliza Aline Happ.
Com auxílio de sintetizadores, teclados, percussão, coro e instrumentos de orquestra, a versão de “Little Dreamer” traz uma atmosfera leve para a canção. Para que a releitura ficasse ainda mais imersiva no mundo dos sonhos, Aline Happ conta que adaptou a música para sua voz, trazendo um estilo mais etéreo, realçando as influências celta, folk, new age e, neste caso, também os vocais líricos. E a artista conta com a ajuda dos fãs para realizar mais um sonho: o disco solo. Assista a versão de “Little Dreamer“
A quarentena obrigou os artistas de todo o mundo a se reinventarem e buscarem novas formas de divulgar o seu trabalho. Para Aline Happ, vocalista da banda de metal sinfônico Lyria, foi o incentivo para iniciar um projeto que adiava há bastante tempo: ter o seu próprio canal no YouTube. A iniciativa que visa aproximar-se dos os fãs, e mostrar um lado desconhecido da cantora de metal, agora também se tornará um álbum solo via financiamento coletivo.
A iniciativa de contar com a ajuda dos fãs já funcionou antes na carreira da artista. A primeira vez foi antes de lançar Catharsis, o disco de estreia do Lyria, em 2014. Com ajuda daqueles que acreditavam no sonho da banda, os músicos alcançaram 8 mil dólares, superando a meta. Quatro anos depois, foi a vez de unir forças para o álbum “Immersion”, que seguiu a mesma fórmula de sucesso e superou a marca anterior, chegando a 13 mil dólares, que também foi utilizado para a gravação do clipe “Hard to Believe”, que hoje supera as 200 mil visualizações no YouTube. A campanha para o lançamento do primeiro trabalho solo de Aline Happ, que contará com versões folk de músicas do rock, já está disponível no site oficial do Lyria. Os esforços acontecerão, simultaneamente, em português e inglês, permitindo que os fãs de todo o mundo possam ajudar na realização deste sonho. Entre as recompensas estão:
– Agradecimento online;
– Álbum digital;
– CD autografado;
– Mini poster autografado;
– Agradecimento nos créditos do CD;
– Bate-papo online com Aline e outros fãs para a premiere do álbum;
– Fotolivro autografado;
– Caixa feita à mão pela Aline Happ;
– Camiseta;
– Caneca;
– Escolha de uma música para tornar-se versão.
São nove formas de apoiar o trabalho de Aline Happ e ainda, receber recompensas exclusivas desta campanha, sendo algumas acumulativas. Os valores na versão brasileira do site são diferenciados, pensados especialmente para o público. As recompensas já incluem o valor do frete e taxas.
Contribua para o financiamento coletivo do álbum de Aline Happ:
Verossímio busca poesia em caos social no clipe com estética de videogame “O Molotov”
Verossímio é a nova faceta artística do cantor, compositor e instrumentista carioca Cadu Marconi. Explorando sonoridades que vão da nova MPB ao alternativo, passando por influências do soul ao afrobeat, ele faz questionamentos irônicos e poéticos da vida contemporânea. O caos social e político que o Brasil enfrenta nos últimos anos e é tema marcante de seu homônimo EP de estreia e ganha novo sentido com o clipe de “O Molotov”. A faixa conta com a participação de Luciane Dom e seu bem-humorado registro foi inspirado na estética de videogames antigos. A criação do clipe é da artista visual Vanessa Rocha.
Assista a “O Molotov”
Ouça Verossímio
“‘O Molotov’ começou a ser escrita em 2013, no meio das manifestações. Deixei ela parada e retomei ela no ano passado, percebendo só agora que ela é uma visão pessoal de como seria hoje caso 2013 tivesse ‘dado certo’, se tivesse criado, ao contrário da onda conservadora, uma onda boa, como diz o refrão”, explica o artista. Marconi se destacou com a banda O Padre dos Balões, com a qual lançou EP 1 (2012), EP 2 (2014) e participou em Tinindo Trincando, um tributo aos Novos Baianos, regravando “Tangolete”. O projeto o levou para se apresentar pelo Brasil e ganhou notoriedade da crítica. Foi durante o período de atividade da banda que ele conheceu o trabalho de Luciane.
“Nas gravações pro segundo EP do Padre, chamamos a Luciane Dom pra fazer participação no final da música ‘A Paz Mundial’. Basicamente, ela veio pra cantar um lalaiá propositalmente desafinado, tosco, no final da música. Foi divertidíssimo. Eu ainda não conhecia ela, mas quando passei a conhecer e escutar suas músicas, fiquei com uma sensação de ter perdido um pouco a possibilidade de ter uma cantora incrível cantando de fato na música. Corrigi isso agora”, conta Verossímio. Após o fim da banda em 2016, o artista começou a trabalhar em canções para um projeto solo. Nos anos que se seguiram, ele foi modificando, regravando e amadurecendo. Deixando de lado o baixo e assumindo o violão, trazendo novas sonoridades e colaborações.
Além de Cadu e Luciane, “O Molotov” conta com Luiz de Urjaiss (bateria e percussões), Braulio Almeida (teclados) e Thiago Garcia (trompete). A produção musical é de Marconi com João Gambier, que assina a mixagem e masterização. “Verossímio” está disponível em todos os serviços de streaming de música.
Ficha Técnica:
Violão, baixo, voz: Cadu Marconi
Voz: Luciane Dom
Bateria e percussões: Luiz de Urjaiss
Trompete: Thiago Garcia
Synths: Bráulio Almeida
Letra:
Um Molotov que voa da mesma mão,
do mesmo dedo
que apontava a lua mais cedo
e dizia: olha lá
ainda bem que ainda tem dedo pra apontar
mesmo que seja pra lua
mesmo que seja pra fora
mesmo que seja na trave a bola
Menina preta da bota ao moletom
Que foi sem medo
Ou foi com medo, com tudo, sem nada na manga
Foi tentar
vida que vira e revira cambalhota
fogo na mão da guria
tratado de poesia
queimando na avenida
quanto amor tá na mesa
na contramão da certeza
neguinho nunca escreveu em vão
foi na contramão da certeza
e o mar se abriu ao meio
um lado sim, o outro não
dentro da contradição
a onda veio
Ponta de lança que dança na multidão
Não é brinquedo
Vão-se os anéis, fica o dedo que aponta pra lua
Bora lá!
Bora pra lua se a lua for o lugar
Se for o que a gente queria
Tudo que se escrevia
É só lançar na garrafa agora…
quanto amor tá na mesa
na contramão da certeza
neguinho nunca escreveu em vão
foi na contramão da certeza
e o mar se abriu ao meio
um lado sim, o outro não
dentro da contradição
a onda veio
Siga Verossímio:
Rubah lança vídeo para versão de “Te Molesta mi amor”, do cantor Cubano Sílvio Rodriguez
Brasil, 09 de outubro – O cantor e compositor brasileiro Rubah acaba de lançar uma versão bem rock and roll para “Te Molesta mi amor”, do cantor cubano Sílvio Rodriguez. Dirigido e produzido por Letícia Cozoli, as gravações do clipe aconteceram na casa do músico, respeitando todos os protocolos de saúde devido à pandemia do novo coronavírus. A influência do cubano contemporâneo reconhecido mundialmente, sempre foi forte na vida musical de Rubah. As canções de Sílvio, se remetem à trova Cubana, estilo dominante no país, acompanhados pelo violão, que para os cubanos é uma espécie de guitarra acústica. Nisso, tudo vai se sonorizando através das notas musicais.
“Te molesta mi amor, representa para mim uma forma de expressar o amor, para além do pessoal ou do cônjuge, mas sim, de algo mais completo, profundo e amplo”, diz Rubah, sobre seu ponto de vista que a música o representa. A canção, está presente em seu mais recente EP Libertad, que ainda conta com as versões das músicas de Lúcio Battisti (Itália), La Renga (Argentina) e Rodrigo González (México). Todos os clipes, incluindo o Te Molesta mi amor, estão disponível no canal oficial de Rubah no Youtube.
Infector Cell: banda libera faixa “Way of Destruction” no YouTube
O Infector Cell deu início a pré-produção de seu novo álbum, ainda sem nome e data de lançamento definidos. Em paralelo a isso, a banda vem disponibilizando em seu canal oficial no YouTube, de forma individualizada, faixas de seu álbum de 2016, Cultura Suicida. A faixa liberada dessa vez é “Way of Destruction”, que pode ser ouvida pelo seguinte link. Para se manter informando a respeito das novidades do Infector Cell, fique ligado nas redes sociais da banda.
Infector Cell: Allan Pereira – Vocal; Fagner Oliveira – Guitarra; Giovanni Tolosa– Baixo; Fernando Santos – Bateria
Mais informações:
HÉIA: Assista agora a entrevista ao Agressor Store
Já está disponível a entrevista que os goianos da HÉIA concederam ao programa AGSR. Live realizado pela loja Agressor Store em seu Instagram. Nesta conversa, conduzida por David Mephis, o vocalista e guitarrista Místico Cultus falou um pouco sobre as temáticas abordadas em suas letras, métodos de composição, turnês, atual momento, novo álbum Magnum Opus e muito mais. Assista a entrevista completa aqui.
Em outras notícias, a HÉIA anunciou recentemente que mais um formato de lançamento do vindouro trabalho se unirá as já anunciadas versões digital, CD e LP. Isso mesmo, agora o próximo trabalho da horda também será distribuído em fitas cassete pelo selo Diabolic Records, em uma tiragem limitada de 50 cópias, confira.
Ouça “The Dark Infinity” – primeiro single extraído de Magnum Opus – nas principais plataformas de streaming:
Spotify
Deezer
iTunes
Claro música
Sites relacionados:
Facebook
Youtube
Sangue Frio Produções
BARRIL DE PÓLVORA: Alexis Bomfim concede entrevista à Portaria do Rock
Há poucos dias, Alexis Bomfim da banda Barril De Pólvora conversou com Rogério Salvador do programa Portaria do Rock. A entrevista trouxe mais informações sobre o grupo, como por exemplo a produção do seu segundo álbum. Contudo, o bate-papo também abordou temas mais abertos à cena de modo geral. Ao passo em que a entrevista avança, o baterista revela coisas muito legais sobre a origem da banda e como tudo deu certo até aqui. Nesse meio tempo, o músico mineiro fala sobre relações com os companheiros e como compõem suas músicas em português. Ao mesmo tempo, comenta como o sucesso do primeiro álbum Barril de Pólvora (2018) o levou a ser um dos melhores do ano, segundo a Revista Roadie Crew.
Sobre o segundo álbum, Alexis responde que a banda trabalha em um som mais pesado e que faltam apenas as suas partes nas gravações. Porém, tão logo esteja em Belo Horizonte – no momento da entrevista o baterista estava em Salvador/BA, a trabalho -, suas atividades no estúdio recomeçarão. Vale lembrar que a capa do primeiro single ‘Guerreiros Noturnos’ já saiu em publicação. Eventos também foi um tema comentado nesta entrevista e cabe aqui uma reflexão sobre coletividade, citada pelo entrevistador. Barril De Pólvora já participou de eventos grandes em Minas Gerais, mas falta uma excursão maior pelo Brasil, como muitos almejam vê-la em palcos como o do ‘Abril Pro Rock’, por exemplo. Quem sabe quando tudo voltar ao normal, o fã do quarteto completado por Flávio Drager (vocal), Emerson Martins (guitarra) e Saulo Santos (baixo) terá esta e outras alegrias. A entrevista completa do programa Portaria do Rock ao baterista Alexis Bomfim, você confere aqui.
Nota no site oficial da banda
Hard rock pesado, Allen Key lança o tão esperado single Straw House
“Straw House” é a primeira música lançada pela banda Allen Key, mas a estreia via Canil Records carrega ao menos oito anos de projeções, criações e ajustes para enfim soltar esta canção hard rock eletrizante, pesada, com nuances de trilha sonora. Ouça aqui. É um hard que se sobressai com vocais femininos agudos e melódicos, entre momentos suaves e agressivos, sempre acompanhados por um instrumental cirúrgico e dinâmico. Pantera, Evanescence, Linkin Park e Gorija são algumas das influências.
“Straw House”, produzida, mixada e masterizada na LoudFactory (São Paulo), conta a história de um amigo da vocalista que, anos atrás, sofreu abusos num relacionamento, um enredo com começo, meio e fim, embalado com distintos sentimentos, tensões, apreensões e uma mensagem. Como uma trilha sonora de um filme. A versatilidade da Allen Key expressa tudo isso em sons e sensações e é sobre sensibilidade e transgredir emoções que a banda veio para ficar. Além de Karina Menascé (Mercy Shot), que é vocalista e baixista, tem Victor Anselmo (guitarrista), Pedro Fornari (guitarra) e Felipe Bonomo (bateria).
A música de estreia da Allen Key também chega em um impactante lyric video. “Queremos que o clipe mostre a força do rinoceronte, como se ele fosse o parceiro ferido, começando com os seus olhos em chamas, ele correndo em direção, até a casa onde tudo está pegando fogo, e ele dentro de um hexágono de fogo, com tudo em chamas ao seu redor”, revela a banda. A Allen Key já tem outras músicas em fase final de produção e, também via Canil Records, serão lançadas em muito breve. A previsão do próximo single é janeiro de 2021.
Allen Key na internet