Glenn Hughes – The Official Bootleg Box Set Volume One: 1994-2010 [2018]
Por Mairon Machado
Glenn Hughes se consolidou mundialmente como baixista e vocal de apoio do Deep Purple, além de ser fundamental no Trapeze, ter trabalhado com o Black Sabbath, ser o cara a duelar com Joe Bonamassa no Black Country Communion, e dado diversas canjas em diversos projetos ao longo de mais de 50 anos de carreira (Whitesnake, Phenomena, Fused, California Breed e por aí vai). Porém, nem só de bandas vive The Voice of Rock. Sua carreira solo também possui muito material de altíssima qualidade, seja com o primeiro e clássico Play Me Out (1977), ou a partir de sua limpeza das drogas e do álcool com o ótimo Blues (L. A. Blues Authority Volume II) (1992).
Com tanta coisa para contar, nada melhor do que uma série de Boxes para os fãs se deleitarem com o cara onde ele é o melhor, no palco. Esse é o caso de The Official Bootleg Box Set, que já conta com três volumes no mercado, lançados desde 2018. Hoje apresento o primeiro deles, Volume One: 1994-2010, caixa de 7 CDs abrangendo algumas apresentações de Hughes pelo mundo entre 1994 e 2010. A caixa acompanha os CDs em envelopes individuais (o que desagrada aqueles que preferem as tradicionais jewel case, ou slim case) e um pequeno livreto contado sobre cada uma das apresentações, as quais narro agora.
O CD 1 traz o conhecido Burning Japan Live, registrado no Club Citta de Kawasaki, Japão, entre os dias 24 e 25 de maio de 1994. Ou seja, não é bem um bootleg. Esses shows foram praticamente os que colocarem Hughes novamente nos trilhos, após uma séria luta contra a dependência das drogas. Promovendo o álbum From Now On (1994), Hughes está bem acompanhado por Ian Haugland (bateria), John Léven (baixo), Eric Bojfeldt (guitarra), Thomas Larsson (guitarras) e Mic Michaeli (teclados). O repertório abrange canções da carreira do Purple (“Burn”, “This Time Around”, “Owed To ‘G'”, “You Keep On Moving”, “Lady Double Dealer” e “Stormbringer”), com material do projeto Hughes / Thrall, ao lado de Pat Thrall (“Coast To Coast”, “I Got Your Number” e “Muscle And Blood”), e do citado From Now On (“FromNow On”, “Into The Void”, “Lay My Body Down” e “The Liar”), além da inédita “Still In Love With You”. Não há nada do Trapeze ou do Sabbath aqui, mas para quem quer ouvir um pouco da carreira solo de Hughes no palco, é uma pedida e tanta, já que além das músicas serem ótimas, a qualidade de som é fantástica.
O CD 2 traz um repertório similar ao do CD 1. Afinal, foi registrado na mesma turnê, só que agora no Alexandra Rock Theater, em Copenhagen, Dinamarca, no dia 25 de outubro de 1994. A única diferença entre os CD é que o segundo vem com duas músicas a menos, “From Now On” e “Stormbringer”. A formação é a mesma, e a qualidade da gravação é fantástica, impecável como o CD 1, creio que tirada da mesa de som.
O CD 3 traz a mistura de dois shows. Primeiro, uma apresentação de Hughes ao lado da Rata Blanca na Argentina, em 13 de dezembro de 2003, tocando em Gran Rex Theatre de Buenos Aires e mandando ver em quatro petardos do Deep Purple: “Stormbringer”, “Mistreated”, “Burn” e “You Keep On Moving”. Hughes aqui está empunhando o baixo, e os caras da Rata Blanca seguem fielmente as versões originais e/ou ao vivo do Purple, passando cada nota de guitarra, teclado, baixo e bateria com uma competência monstra. Com uma banda tão sólida, Hughes passeia tranquilo para soltar a voz e encantar os ouvidos dos fãs. Qualidade de gravação regular, mas ainda sim, bem bom de se ouvir. A segunda parte do CD emprega 9 canções em um formato acústico, com Hughes ao violão e acompanhado do tecladista Lachlan Doley e do guitarrista J. J. Marsh, durante um show em Sydney, Austrália, em 17 de junho de 2006. O melhor fica quando um quarteto de cordas surge para acompanhar Hughes em interpretações emocionantes para “Nights In White Satin” e “A Winter Shade of Pale”. Impressionante ouvir essas duas faixas. Os presentes nesse show devem ter ido a loucura.
A loucura também irão os fãs brasileiros com o quarto e quinto CDs. Afinal, é a apresentação na íntegra de Hughes realizada no Circo Voador em 28 de outubro de 2007. Promovendo o álbum Soul Mover, Hughes veio ao Brasil acompanhado de JJ Marsh (guitarras), Anders Olinder (teclados) e Matt Goom (bateria). O repertório foca bastante em Deep Purple, com 6 das 11 faixas sendo da banda (“Stormbringer”, “Might Just Take Your Life”, “Mistreated”, “Gettin’ Tighter”, “You Keep On Moving” e “Burn”). Destaques nesses CDs para os 18 minutos de “Gettin’ Tighter”, com um belo solo de teclado e de bateria e os 20 minutos de “Mistreated”, onde Hughes dá um espetáculo vocal a parte. Os improvisos comem solto nessas e também em versões inspiradas para “Steppin’ On” e “You Keep On Moving”, fazendo o ouvinte voltar aos tempos de Made in Europe ou Live in London.
Falando em “Steppin’ On”, a canção do álbum Music for the Divine, está com “You Got Soul”, também do mesmo álbum, “Land Of The Livin'”, “Don’t Let Me Bleed” e “Soul Mover” (todas de Soul Mover), fechando então o set list dessa brilhante apresentação no célebre local de shows carioca. A qualidade de gravação é baixa, como se extraída de um áudio da plateia, mas fica a emoção, principalmente para quem estava lá no dia (acredito eu, já que infelizmente não estive no Circo Voador, mas seria sensacional ter o álbum original dos shows do Opinião em Porto Alegre, mesmo com baixa qualidade) de relembrar esses momentos memoráveis de forma oficial.
Os dois últimos CDs são de um show na Bélgica, mais precisamente no Spirit Of 66, em Verviers, no dia 16 de outubro de 2010. A banda é formada por Hughes no baixo e vocais, Anders Olinder (teclados), Søren Andersen (guitarras) e Pontus Engbord (bateria). De cara, chama a atenção o fantástico solo de teclado em “Keepin’ Time”, faixa do inesquecível You Are The Music … We’re Just The Band, lançado pelo Trapeze em 1972. Além disso, o repertório é o mais diversificado, focando em apenas duas faixas do Purple, a até então rara “Sail Away” e a mega clássica “Burn”, passando por “Medusa”, “Keepin’ Time” e “Touch My Life” (Trapeze), “Muscle And Blood” (Hughes/Thrall) e bastante material da carreira solo. Hughes faz um belo apanhado de sua discografia, com as faixas títulos “Addiction” (do disco de 1996) e “Soul Mover” (já citada acima), sendo que do último estão também “Orion” e “Don’t Let Me Bleed” (não à toa considero esse o melhor disco solo dele), e mais” Can’t Stop The Flood” (Building the Machine, 1999), “You Kill Me” (The Way It Is), “Steppin’ On” (Music for the Divine, 2006) e “Crave” (First Underground Nuclear Kitchen, 2008).
Um belíssimo box com grande material para ser curtido em casa durante essa pandemia. Mês que vem apresento o segundo volume.
Track list
CD1 Burning Japan Live, Club Citta, Kawasaki, Japan May 24 & 25, 1994
1 Burn
2 The Liar
3 Muscle And Blood
4 Lay My Body Down
5 From Now On
6 Into The Void
7 Still In Love With You
8 Coast To Coast
9 This Time Around
10 Owed To ‘G’
11 Gettin’ Tighter
12 You Keep On Moving
13 Lady Double Dealer
14 I Got Your Number
15 Stormbringer
CD 2 Alexandra Rock Teater, Copenhagen, Denmark October 25 1994
1 Burn
2 The Liar
3 Muscle And Blood
4 Lay My Body Down
5 Into The Void
6 Still In Love With You / Your Love Is Like A Fire
7 Coast To Coast
8 This Time Around
9 Owed To ‘G’
10 Gettin’ Tighter
11 You Keep On Moving
12 Lady Double Dealer
13 I Got Your Number
CD 3 Argentina 2003 / Australia 2006
1. Stormbringer
2. Mistreated
3. You Keep On Moving
4. Burn
5. Coast To Coast
6. I Found A Woman
7. This Time Around
8. Nights In White Satin
9. Soul Mover
10. A Whiter Shade Of Pale
11. Mistreated
12. You Keep On Moving
CD 4 Circo Voador, Rio De Janeiro, Brazil 28-10-2007 (Pt.1)
1. Stormbringer
2. Might Just Take Your Life
3. Land Of The Livin’
4. Mistreated
5. You Got Soul
6. Don’t Let Me Bleed
CD 5 Circo Voador, Rio De Janeiro, Brazil 28-10-2007 (Pt.2)
1. Gettin’ Tighter
2. Steppin’ On
3. You Keep On Moving
4. Soul Mover
5. Burn
CD 6 Spirit Of 66, Verviers, Belgium October 16, 2010 (Pt.1)
1. Muscle And Blood
2. Touch My Life
3. Orion
4. Sail Away
5. Medusa
6. You Kill Me
7. Can’t Stop The Flood
8. Crave
9. Don’t Let Me Bleed
CD 7 Spirit Of 66, Verviers, Belgium October 16, 2010 (Pt.2)
1. Keepin’ Time
2. Steppin’ On
3. Soul Mover
4. Addiction
5. Burn`
Gosto muito do som do Glenn. Toca e canta pra caramba. Lembro que me marcaram bastante suas performances ao vivo nos discos Live in London e Made in Europe do Deep Purple. Muito bom.
Valeu Marcelo. E da carreira solo dele, o que você curte? Além do Soul Mover, eu indico o Play Me Out, o From Now On e o ótimo ao vivo Soulfully Live in the City of Angels