Quatro Sintetizadores Para se Conhecer

Quatro Sintetizadores Para se Conhecer

Por André Kaminski

Apesar de meu instrumento favorito para se tocar ser o baixo (um dia eu ainda aprendo, nem que seja com 60 anos de idade), ultimamente tenho simplesmente babado por sons de teclados e sintetizadores (que também ainda quero aprender, logo após o baixo) cujas possibilidades de inventar sonoridades distintas parecem infinitas.

Quero apresentar alguns aqui que tenho ouvido bastante em minhas pesquisas pelo Youtube junto a uns breves comentários sobre cada um deles. Não sou músico e meu conhecimento técnico é limitado, mas creio que não preciso disso apenas para apresentar grandes sons de ótimos instrumentos.


Minimoog [Moog]

Talvez o mais conhecido dos amantes do rock progressivo e do space rock, o Minimoog é sinônimo de viagens espaciais e psicodélicas nos shows. A Moog (você sabe que a pronúncia correta é “môgue” não é?) é conhecida pelos seus sintetizadores de alta qualidade e com sonoridades fortes e de destaque. O Minimoog é um monofônico que se tornou figurinha carimbada entre a turma prog dos anos 70 e até hoje é um dos sintetizadores mais almejados por qualquer tecladista que se preze.


TS-12 [Ensoniq]

Um sintetizador perfeito para fazer trilhas sonoras. Seus patches de som ainda soam bem atuais mesmo para um teclado dos anos 90. Ao mesmo tempo, há sons que ainda remetem as décadas de 80 para quem curte algo naquela vibe mais new wave. Infelizmente, a Ensoniq sofreu com as vendas nesta década visto que seus teclados oitentistas estavam dando muitos defeitos o que encarecia demais a manutenção para o computador e danificava a imagem da marca que perdia terreno para a concorrência. Acabou falindo e comprada pela Creative Technology, dona da marca E-Mu. Systems  Mas para criar sons fortes para trilhas sonoras e com as muitas camadas de sons em seus presets, diria que esse é um dos melhores para a função.


PPG Wave 2.2 [Palm Products GmbH]

Esse sintetizador lindão já foi muito usado por bandas como Tangerine Dream e o Rush nos anos 80. Tem um design bem vintage e sons que remetem tipicamente os anos 80. Tem uma tonalidade digital densa que considero perfeita para música de videogames. Para muitos pode soar datado. Para mim, o que importa é o som poderoso e orgásmico de sua rica sonoridade.


Prophet Rev2 [Sequential]

Mais um analógico polifônico e uma variedade de sons gigante para ser explorado. Possui um dos meus sons de baixo favorito entre tantos outros sintetizadores. Acho seu sons de piano elétrico também perfeitos. Um excelente instrumento também para ser tocado ao vivo e enriquecer os sons seja de uma banda de rock ou de metal.

Um comentário em “Quatro Sintetizadores Para se Conhecer

  1. É uma injustiça os sintetizadores ARP ficarem de fora dessa lista. Tony Banks (Genesis) e Rick Wright (Pink Floyd) usavam muitos desses modelos em seus discos…

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.