David Crosby – If I Could Only Remember My Name [1971]
Por Daniel Benedetti
David Crosby já era um músico experiente e bastante conhecido quando lançou seu álbum de estreia de carreira-solo. Pelos The Byrds, ele lançou álbuns como Mr. Tambourine Man, Fifth Dimension e The Notorious Byrd Brothers. Após isto, junto a Graham Nash e Stephen Stills (e mais tarde ao Neil Young), formou o supergrupo Croby, Stills & Nash, lançando álbuns como Crosby, Stills & Nash (CSN) e Déjà Vu (CSNY).
Em 30 de setembro de 1969, a então namorada de Crosby, Christine Hinton, havia falecido de forma totalmente inesperada em um acidente de automóvel, deixando, evidentemente, David arrasado. A tragédia traria influências para a gravação de If I Could Only Remember My Name, pois, segundo o próprio músico, ele queria fazer apenas o que o conseguisse alegrá-lo.
Para sua estreia solo, vários convidados aparecem no disco, incluindo Graham Nash, Neil Young, Joni Mitchell. A música de Crosby, “Laughing”, foi composta no início de sua jornada com a CSNY, enquanto uma versão demo de “Song with No Words” foi testada durante as sessões de Déjà Vu e apareceria no lançamento retrospectivo CSN em 1991. “Cowboy Movie” conta a história de um grupo de bandidos do Velho Oeste dilacerados por uma femme fatale; na verdade, um relato de forma velada do encontro do quarteto com Rita Coolidge e seu efeito nas aspirações românticas de pelo menos dois deles, conforme identificado imediatamente por Nash.
As sessões de gravação aconteceram no então recém-inaugurado Wally Heider Studios, em San Francisco. Muitos músicos proeminentes daquela época, conforme afirmado, aparecem no disco, incluindo membros do Grateful Dead (mais notavelmente Jerry Garcia, que ajudou a organizar e produzir o álbum), Jefferson Airplane, Quicksilver Messenger Service , e Santana. O conjunto recebeu o apelido informal de The Planet Earth Rock and Roll Orchestra pelo líder da banda Jefferson Airplane, colega de longa data de Crosby e fã de ficção científica: Paul Kantner.
Muitos destes mesmos músicos, incluindo o engenheiro de gravação Stephen Barncard, também trabalharam em Blows Against the Empire de Kantner, Songs for Beginners de Nash e American Beauty do Grateful Dead, todos gravados, ao menos em partes, simultaneamente com o álbum de Crosby no Wally Heider Studios. Mesmo com a formação de convidados repleta de estrelas, as duas músicas finais apresentam apenas Crosby sozinho, e apenas cinco músicas têm letras reais, sendo “Orléans” uma música do século 15 listando várias catedrais francesas.
If I Could Only Remember My Name foi lançado em 20 de fevereiro de 1971 pela Atlantic Records, com a produção sendo creditada ao próprio David Crosby. “Music Is Love” abre o disco com suavidade. “Cowboy Movie” é um dos pontos altos do álbum, contando com a guitarra afiada de Jerry Garcia, o qual também brilha na ‘pedal steel guitar’ de “Laughing”, ao lado de Graham Nash. Canções como “Tamalpais High”, “What Are Their Names” e “Song with No Words” reprisam a estética da Crosby, Stills & Nash, seja pela estética instrumental bem como pelas harmonias vocais.
If I Could Only Remember My Name fez sucesso comercial, atingindo a 12ª posição na principal parada de sucessos norte-americana. Dois singles foram retirados do álbum, incluindo “Music Is Love”, uma colaboração com Nash com Young e que foi lançada em abril de 1971, alcançando a 95ª posição na Billboard Hot 100. If I Could Only Remember My Name foi inicialmente denegrido por muitos críticos musicais. Na Rolling Stone, Lester Bangs o considerou “uma ajuda auditiva perfeita para a digestão quando você recebe convidados para jantar”. O crítico do Village Voice, Robert Christgau, o definiu como um “desempenho vergonhoso”.
O álbum alcançou o status de cult e elogios dos críticos modernos por conta de seu humor austero, da improvisação eclética e da harmonia vocal. Em 2000, foi eleito para a terceira edição do livro All Time Top 1000 Albums, de Colin Larkin, na 156ª colocação. Em outubro de 1990, foi lançada uma versão em CD, remasterizada digitalmente a partir das fitas master originais, utilizando os equipamentos e técnicas da época. Em 18 de novembro de 2013, Crosby apareceu em uma edição do programa Mastertapes, da BBC Radio 4, que foi dedicado à produção do álbum. No dia seguinte, ele participou da edição “B-side” do programa, respondendo a perguntas do público e interpretando músicas do álbum.
Uma versão em CD duplo surgiu em novembro de 2006, com um disco de áudio remasterizado em HDCD, incluindo uma faixa bônus (a até então inédita “Kids and Dogs”, anteriormente destinada a um álbum solo inédito de Crosby programado para a Capitol Records no início 1980) e um segundo disco de DVD de áudio do álbum original remixado para 5.1 digital Surround Sound. Em 15 de outubro de 2021, uma reedição do 50º aniversário do álbum foi lançada com várias tomadas e demos, além de notas de Steve Silberman. If I Could Only Remember My Name supera a casa de 500 mil cópias vendidas.
Faixas:
1. Music Is Love
2. Cowboy Movie
3. Tamalpais High (At About 3)
4. Laughing
5. What Are Their Names
6. Traction in the Rain
7. Song with No Words (Tree with No Leaves)
8. Orléans (Tradicional)
9. I’d Swear There Was Somebody Here
Adoro este disco. David Crosby juntou alguns dos melhores músicos de San Francisco para um álbum descompromissado, que serviu para exorcizar alguns dos seus demônios, mas que podia ter sido um pouco mais caprichado – algumas músicas soam como demos. Mas a gente consegue perdoar o velho Croz… Acho que o trabalho do Jerry Garcia neste disco está entre os melhores de toda a sua carreira em estúdio, incluindo suas bandas solo e o Grateful Dead.
É, eu acho que falta um certo esmero na parte lírica, mas nada que chegue a me incomodar. E, realmente, o Jerry Garcia está feroz nas guitarras…