Lynyrd Skynyrd – Christmas Time Again [2000]
Por Mairon Machado
Então é Natal … E amanhã temos a festa mais aguardada no mundo após a virada do ano, o Natal. Muitos artistas e bandas se pegaram, ao longo de suas carreiras, utilizando a data para lançar discos com canções ou temáticas natalitas. Alguns discos vieram de grupos um tanto quanto inusitados, como é o caso do Lynyrd Skynyrd.
A banda havia acabado após a tragédia com o avião do grupo em 1977, mas voltou à ativa no início dos anos 90, e ao longo daquela década, foi tornando-se um grande expoente do Southern Rock, lançando discos emblemáticos como o bom Twenty e o excepcional e pesado Edge of Forever. Depois de surpreender com um álbum pesado, o grupo acabou trazendo logo na sequência o que podemos chamar de “estranho no ninho”, o álbum Christmas Time Again.
O disco traz canções com citações natalinas, e foi lançado em setembro de 2000 apresentando um novo baterista, Michael Cartellone, além de uma série de músicos convidados que apresentarei junto das canções abaixo. Vale lembrar que a formação do Lynyrd na época era de Johnny Van Zant (vocais), Gary Rossington (guitarra), Rickey Medlocke (guitarras, vocais), Hughie Thomasson (guitarras, vocais), Billy Powell (teclados, piano), e 0 já citado Michael Cartellone. Apesar de creditado no encarte como baixista, Leon Wilkeson não tocou realmente no disco. O baixista, apesar de creditado no álbum, acabou não registrando nenhuma linha de baixo (que ficou a cargo de Mike Brignardello), pois estava com problemas de saúde, mas o grupo fez questão de citá-lo. Wilkeson veio a falecer em 27 de julho de 2001, vítima de hepatite crônica e doenças pulmonares, sendo este então o último “registro oficial” a contar com o músico.
Ao longo de pouco mais de 35 minutos, temos onze canções que apresentam os temas natalinos com o clima Southern de forma que soa muito bem aos ouvidos. Duas delas não são atribuídas para o Lynyrd, mas para o .38 Special, grupo formado por Danny Chauncey, Don Barnes e Donnie Van Zant, o irmão do meio de Ronnie Van Zant (vocalista original da banda, falecido no acidente citado acima) e Johnnie Van Zant, que interpretam o country rock de “Hallelujah, It’s Christmas”, e o cantor de country rock Charlie Daniels interpretando o rockabilly de “Santa Claus is Coming To Town”.
O maior destaque ficou para a bela balada registrada na faixa-título, uma das quatro canções que o Lynyrd compôs para este álbum, na qual Johnnie faz um belo dueto com Dale Rossington, esposa do guitarrista Gary Rossington, e que conta com a participação magistral do hammond de Bill Cuomo, que também participa da a emocionante recriação ao piano e sintetizadores para a peça clássica “Greensleeves“. Das canções mais leves, ainda temos outra balada, a segunda faixa creditada aos membros do grupo, “Mama’s Song”, com Van Zant mostrando todos seus dotes vocais junto de Dale Rossington e Carol Chase, e “Classical Christmas”, terceira composição da banda para Christmas Time Again, levada apenas pelo bonito arranjo de violão, percussão, baixo e um coral infantil.
No mais, a diversão é garantida, com solos de guitarra e piano fazendo um rock ‘n’ roll básico e recriando clássicos do cancioneiro natalino norte-americano como “Santa’s Messin’ With the Kid”, com a participação mais que especial da harmônica de Mark Pfaff, o rockzão de “Rudolph, The Red Noosed Reindeer”, onde Billy Powell está brilhando ao piano, a adaptação para “Run Rudolph Run”, de Johnny Marks, imortalizada por Chuck Berry, e que aqui foi chamada de “Run Run Rudolph”, outro rockaço com participação de coral infantil e de Van Zant dividindo os vocais com Medlocke e Thomasson, e a espetacular “Santa Claus Wants Some Lovin’”, boogiezão que nos remete aos grandes clássicos da banda nos anos 70.
O encerramento, com “Skynyrd Family”, a quarta faixa composta pelo grupo, e que é talvez o momento mais divertido de todo o álbum, em um clima que lembra uma festa dentro de silo, garrafa de uísque derrubadas e tudo o mais que conhecemos dos filmes de fazendeiros norte-americanos, para apresentar uma canção dançante e animada pelo ritmo de piano, guitarras e bateria. Há também a participação de um violino, o qual não foi creditado. Um disco que vale não só como um álbum para completar a coleção, mas também para ser ouvido no final do ano, ao lado da família durante os festejos tradicionais de dezembro. Como diz a frase final do álbum, “Merry Christmas to everybody”!! Feliz Natal e excelente 2023 para todos!
Track list
- Santa’s Messin’ with the Kid
- Rudolph the Red-Nosed Reindeer
- Christmas Time Again
- Greensleeves
- Santa Claus Is Coming to Town
- Run Run Rudolph
- Mama’s Song
- Santa Claus Wants Some Lovin’
- Classical Christmas
- Hallelujah, It’s Christmas
- Skynyrd Family
Boa tarde! quando vai sair a lista de melhores álbuns de 2022?
Boa tarde. Começam as individuais dia 26 meu caro. Saudações