Capas Legais: Zé Ramalho – Força Verde [1982]
Por Mairon Machado
O episódio de hoje de Capas Legais apresenta a linda capa three-gatefold de Força Verde, quarto disco da carreira do paraibano Zé Ramalho, e que conta com uma linda arte a cargo de Sergio Lopes. O álbum tem o nome inspirado na história do Incrível Hulk, e a faixa-título, igualmente inspirada no personagem, acabou trazendo muita dor de cabeça para o bardo nordestino. Veja o nosso vídeo e entenda, e aproveite para curtir, compartilhar, increver-se em nosso canal e claro, deixar seus comentários!
Um dos melhores álbuns do verdadeiro rei da música brasileira (desculpe-me, Roberto Carlos), desde a capa até o seu conteúdo musical. Talvez esta seja a sua maior obra-prima. Costumo dizer que o sempre genial Zé Ramalho disputa a coroa de “Rei da MPB” com o saudoso Nelson Gonçalves (1919-1998), e que ainda ele é um dos três maiores cantores brasileiros ainda vivos, ao lado de Ney Matogrosso e do já citado Roberto Carlos – que a meu ver, nunca foi “rei” de nada…
Eu não vejo ele como um cantor capaz de ficar ao lado de Ney Matogrosso. Simbolicamente, o Zé Ramalho para mim é mais as criações mesmo, e hoje em dia, por mais que ele exalte que nunca mudou o jeito de cantar, acho que está bem precária a sua voz. Caetano Veloso sim penso ter lugar ao lado de Ney. O cara tá cantando muito bem mesmo aos 81 anos de idade. Obrigado pelo comentário.
O Caetano talvez apareça em quarto lugar nesse top, mas é só minha opinião de gosto pessoal mesmo. Valeu pela compreensão, patrão!
Tamo junto