Datas Especiais: 70 anos de Paul McCartney
Por Pablo Ribeiro
A importância de Sir Paul McCartney para a música é indiscutível, quase palpável, assim como sua influência em músicos e artistas de diversas vertentes nos últimos 50 anos. Filho de uma enfermeira (católica) e um bombeiro voluntário (agnóstico), James Paul McCartney nasceu no meio da II Guerra, aos 18 dias do mês de junho de 1942, e desde cedo teve muita proximidade com música, literatura, e arte em geral. Seu pai era pianista e trompetista e desse, herdou a paixão pelas artes, que levaria para sua vida inteira.
Paul, George Harrison e John Lennon, linha de frente do Beatles |
Aos 15 anos formou ao lado de John Lennon, o Quarrymen. O embrião do que se tornaria o The Beatles dois anos depois. Quando o cenário musical começou a mudar no meio dos anos 60, Macca tomou as rédeas do quarteto. Mantendo seus companheiros “na linha”. Fazendo dos Fab 4 quase que uma banda de apoio para si. Daí, surgiu Sgt. Pepper’s Lonely Hearts Club Band. Não por acaso, considerado um dos maiores – e mais influentes – discos de todos os tempos. Nesse mesmo ano de 1967 (antes mesmo de Sgt. Pepper’s), Paul lançou seu primeiro disco solo. Um apanhado de músicas incidentais compostas para o filme “The Family Way”. Poucos anos depois, McCartney deixaria o Beatles, que encerraria as atividades logo depois.
Paul, então, lança seu primeiro disco solo propriamente dito, o excelente McCartney (1970) onde toca todos os instrumentos do disco. Meses depois, forma o Wings juntamente com Denny Laine (ex-Moody Blues), gravando sete discos de estúdio. Como artista solo, McCartney lançou dezesseis discos no formato (um deles, ao lado da esposa, Linda). Arriscando-se para além do rock, Paul mantém o projeto experimental The Fireman ao lado de Youth, baixista do Killing Joke, lançando até agora três álbuns.
Liderando o Wings na década de 70 |
Lançou, também, seis álbuns de música clássica. Todos muito bem recebidos. Somando entre álbuns solo, discos experimentais, lançamentos de música classica, discos ao vivo, singles, EPs e outros lançamentos, McCartney já colocou no mercado quase 200 lançamentos. Um dos músicos mais prolíficos e criativos do meio, foi considerado pelo livro dos records (Guiness) o “Mais bem sucedido músico e compositor de todos os tempos”. Não há como duvidar! Basta conferir obras atemporais como “Band On The Run”, “Live And Let Die”, “Jet”, Venus and Mars” e centenas de outras para comprovar o quão justo é o termo frente à magnitude da obra de Macca!
Ainda na dúvida?
De uma ouvida atenta em álbuns como o citado McCartney, Ram (1970), o obrigatório Band On The Run (1973), o não menos essencial Venus And Mars (1975) e Tug Of War (1980), para ter uma ideia básica… Ótima pedida, também, é o LP triplo ao vivo Wings Over America (1976), no mínimo soberbo.
Paul e Obama |
Completando hoje sete décadas de vida (mais de 50 no campo da música), Paul ainda lança discos inspiradíssimos e faz shows mais enérgicos do que a grande maioria dos músicos mais jovens.
Parabéns à Sir James Paul McCartney!