Maravilhas do Mundo Prog: La Máquina de Hacer Pájaros – Ah, Te Vi Entre Las Luces [1977]
![Maravilhas do Mundo Prog: La Máquina de Hacer Pájaros – Ah, Te Vi Entre Las Luces [1977]](https://arquivos.consultoriadorock.com/content/2012/05/Maquinafront1.jpg)
![]() |
O grande Charly Garcia no início da década de 70 |
![]() |
La Máquina de Hacer Pájaros: José Luis Fernández, Oscar Moro e Gustavo Bazterrica (acima); Charly Garcia e Carlos Cutaia (abaixo) |
Temos assim uma longa sessão instrumental, na qual primeiro o piano sola lentamente sobre camadas de teclados e o acompanhamento da guitarra com o pedal de volume. Guitarra e clavinete fazem o tema central, entre as diversas viradas de Moro, deixando os longos acordes de sintetizador acompanharem a escala de baixo, para começar um belo jazz-fusion, com solos de clavinete, órgão e guitarra, destacando as marcações sensacionais da bateria e do baixo.
Os temas marcados entre clavinete e guitarra nos levam para uma sessão mais viajante de guitarra, pratos, baixo e teclados, a qual dá sequência à parte mais bonita da canção, com a guitarra e o clavinete agonizando em notas tristes. Dessa pequena sessão, surgem um bonito tema do piano, para vocalizações entoarem o nome da canção entre muitos teclados e intervenções do moog ao fundo, além de Moro detonando em viradas monstruosas.
Outro destaque, além das canções do LP, fica para sua capa, que ficou a cargo do autor da tira de jornal, Crist. Este elaborou uma pequena história onde o protagonista, García, apresentava a banda para um amigo, definindo-a como um “pássaro progressivo”. Dentro da capa havia outra, toda preta, contando com a foto dos cinco integrantes em um colorido todo especial. Todas as músicas foram compostas por Charly, mesmo contra a vontade dele, que pretendia ser somente mais um integrante do grupo.
Uma maravilhosa maravilha do mundo prog! sensacional músico, disco e banda!
Abraço!!
Ronaldo