Maravilhas do Mundo Prog: Beggar’s Opera – Classical Gas [1973]
![Maravilhas do Mundo Prog: Beggar’s Opera – Classical Gas [1973]](https://arquivos.consultoriadorock.com/content/2011/06/cover_285372982009.jpg)
p { margin-bottom: 0.21cm; }
Se a versão de Williams apresentava o tema principal em cima do violão, contando com orquestrações e metais, sendo quase uma balada, o Beggars Opera a transformou em uma linda canção onde sintetizadores, cravo e guitarra são o centro das atenções.
“Classical Gas” começa apenas com o piano fazendo o tema introdutório, em um andamento bem clássico, e assim, as guitarras surgem fazendo o tema central com oitavas, acompanhadas pelo cravo, que repete o tema central tendo o baixo e a bateria como companheiros, chegando no recheio da canção em um belo crescendo, onde o moog e o mellotron começam a trabalhar sobre as camadas de cravo, guitarra, bateria e baixo.
Sintetizadores comandam o segundo tema, após uma marcação de bateria, baixo e cravo, com uma rápida levada da bateria e do baixo, partindo para o terceiro tema, novamente após a marcação, com o cravo enlouquecido ao fundo de uma levada de baixo muito característica das canções do Renaissance. Gardiner manda ver no wah-wah, e Parker executa um belíssimo solo no moog, levando ao emocionante tema do cravo, que volta para o tema central, com o leve acompanhamento do baixo e da bateria.
Voltamos ao tema do moog e do mellotron, com a bateria fazendo rolos perfeitamente encaixados, para mais uma vez o tema dos sintetizadores estourarem nas caixas de som, junto do tema marcado de baixo, cravo e bateria. A repetição do tema central pelo cravo, encerra a canção com um pequeno solo do instrumento, em uma magnífica sequência de temas marcados entre guitarra, baixo, bateria e cravo.
Nunca ouvi a banda, mas pelo jeito é uma lacuna que eu preciso preencher. Parabéns, Mairon!
Groucho, eses caras fizeram miserias. Act One é EXTREMAMENTE fundamental numa prateleira prog!! Corre atras e vlw o comentario.
Excelente artigo sobre esta banda pouco comentada Mairon. Só não entendi porque se refere que as bandas citadas no começo se transformaram em um pastiche sonoro como o Beggars. Não entendi a relação .