Cinco Discos Para Conhecer: Trilhas Sonoras de Games
Por André Kaminski
Os videogames fizeram a infância de muitas crianças (a ainda faz a vida de muitos adultos) mais feliz desde a década de 80 pelo menos, quando estes se tornaram populares. Originalmente tendo nada mais do que apenas efeitos sonoros na época do Atari 2600, até o uso dos chiptunes popularizados pelo NES e contando agora com equipes e orquestras inteiras, a música nos videogames se tornou algo fundamental naquilo que hoje consideramos um jogo inesquecível. Com tantos jogos com trilhas sonoras de invejar Hollywood e contendo melodias memoráveis, escolher apenas cinco foi uma tarefa ingrata.
Consigo fazer uma lista de trinta jogos com excelentes soundtracks facilmente apenas de memória. Mas como não há espaço para tal, selecionei cinco trilhas que considero incríveis e que marcaram facilmente a minha memória mesclando alguns jogos e franquias clássicas com outros mais desconhecidos do grande público cuja qualidade, atesto, é muito boa. Sei que eu deveria ter pego pelo menos uma trilha sonora mais atual, porém, não consegui tirar nenhuma dessas cinco da lista. As datas se referem ao ano de lançamento nos Estados Unidos. Fique a vontade e sugira mais nos comentários!
Já consolidada como uma série de sucesso desde os anos 80, a Capcom resolve dar um aspecto ainda mais adulto e futurista à série e lança Mega Man X para o SNES. Já reconhecidos por músicas incríveis na série clássica, aqui então chegamos ao ápice de qualidade sonora com temas facilmente rockeiros aos quais há diversas versões sendo tocadas por guitarristas disponíveis no youtube. Na época ainda utilizando o famoso chip sonoro SCP700 do SNES, temos aqui canções enérgicas que se encaixam perfeitamente na ação frenética do game, sendo meus favoritos a tela “Title”, que já dá a palhinha de como vai ser o game, Storm Eagle Stage, música favorita dos guitarristas do youtube, Boomer Kuwanger Stage com um sintetizador inicial dando aquele aspecto futurista junto a uma canção de teor mais heróico e Spark Mandrill Stage já com uma sonoridade mais intrincada e até mesmo umas viradas de bateria incríveis. O jogo é maravilhoso e as canções compostas pelo time da Capcom o tornaram inesquecível.
Compositores: Setsuo Yamamoto, Makoto Tomozawa, Yuki Iwai, Yuko Takehara e Toshihiko Horiyama
Tracklist
- Capcom Logo
- Title
- Password
- Opening Stage
- Vava 1
- Vava 2
- Zero
- Demo
- Stage Select 1
- Stage Start
- Launch Octopus Stage
- Chill Penguin Stage
- Flame Mammouth Stage
- Boomer Kuwanger Stage
- Sting Chameleon Stage
- Spark Mandrill Stage
- Storm Eagle Stage
- Armored Armadillo Stage
- Boss 1
- Boss 2
- Stage Clear
- Get a Weapon
- Stage Select 2
- Sigma Stage 1
- Sigma Stage 2
- Sigma Stage 3
- Sigma Stage 4
- Sigma 1st
- Sigma Rebirth
- Sigma 2nd
- Dr. Light
- Cast Roll
- Staff Roll
- SE
Um dos poucos bons jogos lançados para o fracassado console Jaguar da Atari possui uma trilha sonora impressionante para a época. Mesmo o videogame sendo feito a base dos velhos cartuchos, o time de compositores deste game conseguiram uma façanha em colocar músicas techno de alta qualidade nos ainda limitados cartuchos. Tempest 2000 é o jogo mais conhecido do Jaguar, mas apenas o público mais hardcore tem algum conhecimento sobre ele. Sendo um jogo de nave, a sonoridade futurista techno surpreendeu e a trilha continua a ser vendida pela internet, com este que vos escreve possuindo uma cópia original em cd na coleção particular. Nunca fui chegado a techno music, mas Tempest 2000 me ganhou com canções fortes tais como “Thermal Resolution“, “Ease Yourself” variando do calmo ao agitado, “Hyper Prism” contendo alguns vocais sintetizados te convidando a uma viagem psicodélica, “Ultra Yak” com uma batida completamente industrial e a curiosa “2000 Dub” ao que fizeram uma sonoridade de marimba caribenha soar eletrônica. É aquele tipo de disco que fãs da fase eletrônica do Kraftwerk iriam adorar.
Compositores: Ian Howe, Alastair Lindsey, Kevin Saville e Julian Hogdson
Tracklist
- Thermal Resolution
- Mind’s Eye
- T2K
- Ease Yourself
- Tracking Depth
- Constructive Demolition
- Future Tense
- Digital Terror
- Hyper Prism
- Glide Control
- Ultra Yak
- 2000 Dub
The Legend of Zelda: Ocarina of Time [1998]
Considerado por muitos como o melhor jogo de todos os tempos. Quem nasceu nos anos 80 sabe muito bem a repercussão que os longos três anos de desenvolvimento da equipe liderada pelo mago dos games Shigeru Miyamoto causou no mercado de jogos. Revolução total, conceitos de jogabilidade copiados até os dias de hoje, atenção a detalhes pequenos, história e gameplay envolventes e lindos cenários pipocam a cada segundo rodado. E sua trilha sonora não é nada mais, nada menos do que inesquecível. São tantas faixas que me trazem grandes memórias que posso fazer uma postagem inteira falando desse título. Mas a beleza fantasiosa de “Fairy Flying” e “Great Fairy’s Fountain” me fazem mergulhar em uma atmosfera linda de sons encantadores. Aquele ar country de “Kakariko Village” e do “Lon Lon Ranch” (com vocais da personagem Malon) são relaxantes. “Gerudo Valley” e sua sonoridade cigana resultou em muitos covers magníficos de violeiros no youtube. Quanto aos templos, “Forest Temple” é simplesmente agoniante, tenho calafrios só de me lembrar as horas que passei perdido naquele lugar. Os sons são repetitivos e trazem aquela atmosfera fantasmagórica que é o ambiente. Enfim, uma pérola do genial compositor japonês Koji Kondo que há anos é o principal responsável pelos sons inesquecíveis das franquias da Nintendo.
Compositor: Koji Kondo
Tracklist
- Title Theme
- Deku Tree
- Fairy Flying
- House
- Kokiri Forest
- Shop
- Battle
- Inside the Deku Tree
- Boss Battle
- Hyrule Field Main Theme
- Market
- Hyrule Castle Courtyard
- Ocarina Songs
- Ocarina of Time
- Lon Lon Ranch
- Kakariko Village
- Lost Woods
- Zora’s Domain
- Great Fairy’s Fountain
- Temple of Time
- Chamber of the Sages
- Horse Race
- Kakariko Village Orchestra
- Windmill Hut
- Gerudo Valley
- Ganondorf Battle
- Last Battle
- Staff Credits Theme
- Minuet of Forest
- Bolero of Fire
- Serenade of Water
- Nocturne of Shadow
- Prelude of Light
- Requiem of Spirit
Mas uma obra prima sonora criada pelo famoso compositor Nobuo Uematsu. Lançado para o Playstation em 1999, o jogo teve a inglória tarefa de superar o alarde que Final Fantasy VII causou dois anos antes e com suas novidades e história bem diferentes de qualquer outro Final Fantasy da série, este jogo acabou criando um certo sentimento de “ame ou odeie” entre os fãs da série. Independente disso, a trilha sonora é simplesmente magnífica. “Liberi Fatali“, a música de abertura do jogo, é a minha canção favorita de qualquer game já lançado. “Balamb Garden” apresenta aqueles sons de tranquilidade orquestrada típica dos jogos japoneses. “Waltz for the Moon” é a canção da linda cutscene envolvendo o protagonista Squall (atrapalhado) e a sua amada Rinoa dançando no hall do Ballroom. Outras faixas variam entre a ação, mistério e o ar fantasioso conhecido do game. Independente de sua opinião pelo gameplay deste jogo, vale a pena ouvir a sonoridade rica da ambientação que Uematsu gerou por aqui.
Compositor: Nobuo Uematsu
Tracklist (como são muitas faixas divididas em quatro cds, vou deixar direto o link aqui para conferência)
Resident Evil Code: Veronica [2000]
Lançado originalmente para mais um console fracassado que dessa vez foi o Dreamcast da Sega e depois convertido para Playstation 2 e Gamecube, este é o jogo que possui a melhor trilha sonora da franquia. Sendo o enredo basicamente dois gêmeos vilões malucos que estão em uma ilha infestada de zumbis querendo acabar com os irmãos protagonistas Claire e Chris Redfield, a trilha sonora varia desde momentos de intensa ação, a temas de alívio e conforto e as esperadas canções de terror nas mais variadas cutscenes presentes no jogo. Ótimos temas de ação como “The Opening: Claire Version” e “Theme of Alexia Type 1” esta última contendo uma cantora soprano dando uma aura de nobres decaídos que são os gêmeos no jogo. Temas de alívio e paz dentro do ambiente grotesco são o sinal de tranquilidade em “A Moment of Relief” onde estão os locais de save game e sem inimigos para incomodar. Já as canções de terror que dão uma certa ideia de insanidade por parte dos gêmeos são a supostamente bonitinha “Alfred’s Music” e a agoniante “The Suspended Doll“. Um dos jogos preferidos dos fãs da série.
Compositores: Takeshi Miura, Hijiri Anze e Sanae Kazahara
Tracklist
- The Movie
- Prologue
- The Opening: Claire Version
- Thrown Into Despair
- First Contact
- Death Siege
- The Palace of Insane
- A Moment of Relief
- Piano Roll
- Greetings
- Induction
- Curiosity
- Farther
- Lachrymal
- The Suspended Doll
- Not Alexia
- A State of Emergency
- The Theme of Tyrant 3: ver. B
- Crash!
- Blanc
- The Theme of Nosferatu
- The Ending of the Beginning
- The Opening: Chris Version
- Berceuse
- Still Alive
- To Antarctica
- Subzero
- Deja Vu
- Not Steve
- Love?
- Murderous Eyes
- The Theme of Alexia Type 1
- Silence of the Air
- The Code is Veronica
- Transformation
- Resurrection
- Final Weapon
- The Theme of Alexia Type 2
- For S.T.A.R.S.
- Confrontation
- Awesome Powers
- Invincible!?
- Velocity
- End Credits
- Set Free
Matéria bacana pra caramba André. Não sei se a intenção era privilegiar apenas os jogos dos anos ’90 e ’00, mas tem alguns jogos atualmente com trilhas sonoras de cair o queixo. Cito “Alien – Isolation” que cria pelo menos 85% de todo o terror do jogo com a trilha sonora ambient, simplesmente incrível. Outra que gosto bastante, mas não é original do jogo, é a de “Spec Ops – The Line”, recheada de rock clássico. Ah, e tem a trilha sonora de “Máfia”, que é muito bem feita.
Pra fechar, dos jogos da época dos arcades e dos cartuchos, nenhum jamais irá superar Mortal Kombat em qualquer sentido possível (a música de abertura é épica demais). Att.
Valeu Alisson. Não, eu não quis privilegiar só essas décadas, esse tipo de matéria sim cai na questão “memória afetiva” mesmo. Eu simplesmente não consegui tirar nenhuma dessas trilhas da lista, se fossem 10 discos com certeza entraria pelo menos uns dois jogos mais novos. O que eu realmente evitei foi o batido “Rock ‘n’ Roll Racing” que sempre aparece nesse tipo de lista.
Por sinal, Mortal Kombat foi uma das que considerei em colocar justamente pela abertura e por aquele climão asiático nas músicas do cenário. Ainda considerei por Fire Emblem: Radiant Dawn, Sonic 2, Street Fighter, Ogre Battle 64, Metal Gear Solid, Streets of Rage e mais algumas.
Eu jurava que a trilha de Rock And Roll Racing, cheio de clássicos do rock/metal, estaria aqui. Conheço até gente que começou a curtir rock por conta desse jogo…
Essa eu fiz questão de não citar não por não ser boa, é excelente: mas é que ela aparece sempre nesse tipo de lista. Aí eu preferi dar espaço ao Tempest 2000 que é bem diferente e pouquíssimos conhecem.
Sem querer fazer analogias com os games, matéria matadora. Parabéns, André!
Valeu Marcolino!
Ótima matéria! Apesar de ter crescido com videogames, nunca fui muito de prestar atenção em trilhas sonoras. Mas ainda ouço bastante a de Katawa Shoujo (a trilha desse jogo é 50% do motivo dele ser tão bom), Ragnarök Online e Half-Life 2, e as da série Metal Slug (quem não curte “Judgement”??).
E foi com as trilhas não-originais que eu descobri muita música boa quando pivete, caso de Tony Hawk’s Pro Skater, Street Sk8er 2 e das rádios dos Grand Theft Auto.
Olha, eu não escuto praticamente nada das bandas do Tony Hawk’s Pro Skater, mas não tenho como negar que “Superman” do Goldfinger por exemplo fez muito a cabeça dos jogadores naquela época.
E eu curto essas trilhas épicas originais. Praticamente verdadeiras sinfonias!
A série Need For Speed também rendeu umas descobertas bem bacanas. Lembro que ouvi Disturbed no Underground 2 e Mastodon no Most Wanted (que ainda jogo nos dias atuais).
Disturbed é no Most Wanted também.
A do Underground 2 é de matar. Killing Joke, Rise Against, Killradio, Ministry, Mudvayne… a melhor trilha sonora e o melhor NFS!
Ah, e como esquecer o remix de “Riders on the Storm”?
A melhor trilha de jogo que eu ouvi tinha apenas seis músicas, mas enlouquecia a gurizada nos flippers: “Highway Star”, “Paranoid”, “Born to be Wild”, “Radar Love”, “Peter Gunn” e “Bad to be Bone”
O bom e velho Rock ‘N’ Roll Racing. Uma novidade na época e parte da memória de muita gente!
Outra trilha que era muito boa era a do Sonic. Donkey Kong e Mario Bros. tb tinham trilhas interessantes.
Muito bom, tem de haver uma segunda parte dessa lista…
Acho que o Sonic tem trilha sonora fantástica.
Os três primeiros Sonics, o Sonic CD e até o Adventure do Dreamcast são excelentes em termos sonoros!
Matéria sensacional. Parabéns pelo assunto escolhido. Trilhas sonoras matadoras podem transformar um game fraco em algo jogável, nem que seja só para ficar escutando as músicas.
Concordo plenamente!
Muito boa a matéria. Da lista, pra mim a melhor é a de Magaman X. Mas em se tratando de trilhas sonoras de jogos, Top Gear sempre será insuperável. O tema principal com certeza é de fazer inveja no Malmsteen.
BAAAAAAAAAAAAAAH. Top Gear 2 tem uma trilha FODOMENAL mesmo. Baita lembrança Marcel!
A série do FIFA para PC de 2000, e o FIFA 98 tinham trilhas ótimas!
A trilha do Fifa 98 é espetacular!
Muito legal a postagem. Já joguei muito videogame na vida, e dos 5 que estão aí, só joguei o Megaman X e o Ocarina of Time. As trilhas sonoras são incríveis mesmo.
Sobre o ocarina, só não considero o melhor jogo de todos os tempos porque Chrono Trigger simplesmente revolucionou os RPGs na época, e inclusive eu considero, de longe, o possuidor da melhor trilha sonora dentre os games que já joguei. Construído pelo famoso “dream team”, a trilha sonora não fica atrás. Basta ouvir a abertura, Memories of Green e Battle with Magus para perceber.
Abraço!
Eu acho a trilha do Chrono Trigger muito boa, mas o jogo é chato pacas, assim como o Zelda. Concordo que revolucionou os RPGs na época, mas preferia muito mais um Goof Troop do que esses dois jogos aí. Por outro lado, quando o Play trouxe ao mundo X-Com, meu Deus, daí sim a coisa começou a ficar séria. Um dos melhores jogos da história (ao lado de Medal of Honor, Top Gear, Manager Football e Resident Evil)
As faixas do zelda são ,simplesmente, de tirar o folego, eu ainda posso ouvi-las só de pensar, e sim, Zelda é o melhor jogo de todos os tempos. Quanto ao Resident Evil não posso falar muito, um dos jogos mais difíceis da franquia,e eu não tive a paciência de tentar chegar ao final, mas as faixas musicais são bem condizentes com o tema do jogo. O mega man x também é umas das melhores.Excelentes escolhas!.
Valeu Marckus, uma pena que o espaço é curto e eu bem que queria escrever sobre mais!
Com certeza a melhor trilha sonora de jogos já feita é a do melhor jogo de todos os tempos,o RPGaço chamado “Chrono Triger”!Joguei(jogo)tanto esse jogo que só de lembrar…me dá arrepios de tão ótimo que é!Claro,a trilha sonora se destaca desde o memorável comecinho…Indico para todos que amam RPG e jogos em geral,pois é o único jogo que derruba o tão bom quanto(mas não melhor)’Legend Of Zelda’.
E claro,parabéns pela matéria André!!Gostei bastante da iniciativa,pois se não fosse os jogos nossa vida seria um baita GAME OVER!
Com certeza Chrono Trigger poderia estar facilmente na lista. Foi inclusive composta pelo próprio Uematsu (que fez FFVIII listado aqui) junto e mais uns colegas. Esta foi uma que me deu dó de cortar. Obrigado pelos elogios Erick, abraços!
Certamente as trilhas de games dos áureos anos 80/90 foram as melhores,mas quero,pois vale,ressaltar que os anos 2000 tiveram pelo menos três trilhas sonoras ANTOLÓGICAS!!As três são Life Is Stange – até uma pedra se despedaça chorando com esse jogo -,To The Moon – sem comentários -,e,Journey – jogo que te leva para o além e lá te faz ter sensações que….só jogando.Na moral,na moral mesmo,os três citados são absurdamente lindos e,claro,te faz visitar dimensões que nem um Topographic ou The Piper te leva!
*Strange
Só para dar aquela complementadinha básica,os três jogos supracitados tem trilhas sonoras originalíssimas.Destaco “For River” de To The Moon,uma música que…sério…faz você dá mais valor ao que te deu valor.
Esses jogos são pra Play Erick? Ou PC?
Bem,Life Is Strange está disponível para PC,play 2 e 3,xbox one e 360.Já Journey,pelo que eu saiba,só tem para play 3 e 4.No caso de ‘To The Moon’ tem somente para PC.Te indico começar jogando Journey,Mairon,pois pode crer,demora muitoooo para quem joga LIS ou TTM se recompor,emocionalmente falando,quando termina as respectivas obras.
Obrigado meu caro
Minhas trilhas preferidas são crono trigger, soul reaver, TA kingdoms e outilive
Só uma correção : O mode 7 nunca foi chip de som, e sim que comferia o famosos efeito de rotação nos jogos do Snes. Não tem nada a ver com som.
Tem razão, o chip sonoro do SNES se chama SPC700.
Obrigado pela correção, Eduardo. Vou arrumar lá.
Achei a matéria incrivel de verdade, meus parabéns
Preparei uma lista com os 10 melhores das antigas, me digam e ai oque acharam?
https://www.youtube.com/watch?v=j19BLGFR284